Como é feito um vestido de noiva?

O vestido de noiva é o item mais importante e delicado de se escolher para o dia do casamento, e para sair tão perfeito e deslumbrante os vestidos são passados por diversas etapas até chegar ao que se vê na vitrine.

Com a correria das noivas para cada detalhe do seu grande dia, a forma como ele é feito passa batido e até sem o devido reconhecimento do trabalho, o qual é rebatido nos preços, e muitas vezes, em valores altos do vestuário. Para aquelas que escolhem fazer o vestido, talvez já conheçam e saibam desses procedimentos, mas para quem não tem esse intuito de fazer e sim em apenas alugar ou comprar, possivelmente não conheçam essas etapas.

Além dos vestidos de noiva de renomeados estilistas que a Feira da Noiva disponibiliza, ainda é possível encontrar estilistas próprios, fazendo com que os modelos se tornem específicos e exclusivos para cada tipo de noiva.

vestido de noiva

Cada etapa do vestido de noiva

São dias de ideias, desenhos, rabiscos, adaptações, recortes, provas entre muitas outras etapas. Para cada uma deles requer tempo e cuidados para que tudo saia perfeito:

  1. Criação do vestido de noiva

Para se chegar ao que o artista deseja ou que a noiva quer, o estilista desenha e apaga diversas vezes o mesmo esboço, refazendo manga, decotes, volume na saia entre outros. Após tantos rabiscos e adaptações, é escolhido o tipo de forro, tecido, a renda ideal, aviamentos, pedrarias, bordado etc. Tudo em cima daquilo que ele já desenhou. Pois para cada modelo são necessários materiais específicos.

  1. O corte do vestido

Após desenho feito, o trabalho individual do artista é passado para uma equipe. O projeto criado é enviado a todo do departamento de criação que avalia não só a qualidade do modelo, como também verifica se há coerência entre aquele e todos os outros da coleção.
Após tudo aprovado, o vestido é passado para a fase de corte, o qual é uma das mais importantes, pois se não for realizado da forma correta, o vestido não saíra como almejado.

  1. Costura dos vestidos de noiva

Nessa etapa as artesãs entram em cena, como as cortadeiras e costureira. Sempre sob supervisão do estilista responsável do desenho para que nada saia do seu esboço.
Depois de muita tesoura, agulha, linha e alfinete é desenvolvido uma peça piloto do vestido, com todos os detalhes adicionado. O piloto servirá como base para todas as outras peças.

  1. Bordados e pedrarias

Essa é uma das etapas mais prazerosas, mas que requer os mesmos cuidados das outras. Nesse momento as bordadeiras irão construir e dar o brilho no vestido de noiva, adicionando os delicados bordados e pedrarias, sendo um trabalho minucioso e trabalhoso.

  1. Avaliação do vestido de noiva

Na avaliação o trabalho é passado para a equipe, o qual será provado por uma modelo e não no manequim, para que assim tenha realmente a noção de como ficará no corpo.
Alguns ajustes são feitos, trocando mais sugestões e adaptações, e depois de defini-los é passado para os devidos responsáveis de cada detalhe.

  1. Ajustes nos vestidos de noiva

São realizadas todas as alterações pontuadas anteriormente, são pequenos detalhes, mas que são essenciais para o acabamento e caimento do vestido.

  1. Finalização do vestido

Como os tecidos utilizados nos vestidos de noivas são muito delicados, o acabamento de costura não é feito antes de todos os ajustes necessários, pois costurar e descosturar pode alterar na qualidade do mesmo. E somente após todos os reajustes é passada uma costura mais firme.

  1. Aprovação dos modelos de vestido

Essa é a fase final, onde a noiva irá prová-lo e tudo precisa estar encaixado perfeitamente, da maneira esperada pelo estilista ou pela noiva. Surgindo assim o vestido tão esperado para o grande dia.

Cada um da equipe tem total importância na construção de um vestido e todos devem trabalhar juntos para se obter o melhor resultado. O percurso é longo, mas o resultado é a garantia de que a noiva estará linda e satisfeita com seu modelo escolhido.

Share This

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *