Como escolher os doces do casamento?

Como escolher os doces do casamento?

Toda noiva sonha com um casamento perfeito, em que absolutamente todos os detalhes traduzam a história e a felicidade do casal, em um momento único, emocionante e inspirador.

E é justamente por isso que organizar o casamento com antecedência, planejando todas as decisões, é muito importante. Assim, fica mais fácil garantir que o grande seja a realização de um sonho e o começo de uma nova etapa de vida, ainda mais doce e feliz!

E se tem um assunto que merece atenção especial das noivinhas, são os doces de casamento, um dos pontos altos de toda festa! Aqui no Brasil, a mesa de doces é, sem dúvidas, uma unanimidade: família e amigos se reúnem ali, para degustar delícias e celebrar com os noivos essa conquista.

É importante dedicar atenção a esse tema, escolhendo com carinho quais são os doces que serão servidos, como será feita a montagem e decoração da mesa e, claro, calculando as quantidades para não faltar docinho para ninguém!

Pensando nisso, preparamos um post completo para ajudar você acertar em cheio nos doces de casamento! Vamos lá?

A importância da boa escolha dos doces de casamento

Os doces do casamento são uma representação de todo o clima da festa. Não podemos negar que os convidados esperam ansiosos pelo momento de aproveitar cada uma das delícias cuidadosamente escolhidas e preparadas para eles. Se você já foi a uma festa de casamento com doces deliciosos, sabe muito bem do que estamos falando!

Você sabia que em alguns países nem existe mesa de doces? Em cada lugar a cultura e os costumes variam, e o açúcar não é uma prioridade em certas regiões — mas aqui no Brasil é praticamente impossível fugir dessa tradição. Afinal de contas, é ou não é uma das horas mais gostosas da festa? Sabendo disso, escolher a dedo quais os doces serão servidos é essencial. 

Nessa parte do artigo vamos entender porque a mesa de doces é tão importante no seu casamento, ajudando você a se preparar ainda mais para escolher cada um dos bombons e outras delícias que vai oferecer no grande dia!

O valor das tradições

Algumas tradições existem para serem mantidas, certo? É o caso das mesas de doces nos casamentos: uma cultura que existe há muito tempo no nosso país e que agrada a maioria das pessoas.

Oferecer doces aos seus convidados é um mimo, uma forma de agradar as pessoas queridas que estão dividindo com você esse momento especial. Fique à vontade para mudar um pouquinho a tradição, fugir do modelo super tradicional de uma mesa com todos os bombons (vamos falar disso adiante), mas não abra mão dos docinhos, que são nada mais nada menos que puro carinho com açúcar! Não tenha dúvidas: seus convidados estão esperando por isso!

Decoração

A mesa de doces é um dos pontos mais importantes da decoração. Nesse espaço, o decorador pode fazer um ótimo trabalho, combinando arranjos e outros elementos escolhidos pelos noivos para compor a identidade visual da festa.

Quando for escolher o profissional responsável pela decoração, converse com ele sobre a importância deste espaço e garanta que ele entenda das expectativas de vocês em relação ao resultado.

Essa é uma ótima oportunidade para encantar os convidados, com combinações de cores e texturas, enchendo os olhos com aqueles doces que além de lindos, são muito saborosos.  A mesa de doces deve estar em harmonia com o restante da decoração e é um dos pontos de destaque na festa, por isso, capriche!

Ponto de encontro

Quem nunca esteve em uma festa de casamento em que a mesa de doces foi um dos locais mais divertidos e animados? O que acontece é que, a certa altura da festa, os convidados sentem vontade de comer um doce, e acabam ficando por ali, diante de tantas opções, escolhendo e aproveitando cada doce ou bombom!

E aí, o movimento é natural: os grupos vão se juntando, a conversa vai ficando animada e quando nos damos conta, está todo mundo por perto, em um clima de alegria e comemoração. E isso é tudo o que os noivos podem querer, certo? Convidados felizes e animados, comidas deliciosas e que enchem os olhos!

Por isso, vale a pena pensar com carinho nessa etapa, escolhendo doces irresistíveis e oferecendo muitas opções!

Cenário das fotos

Algumas das fotos mais bonitas de um casamento acontecem junto da mesa de doces, e não é por acaso. Esse espaço tem o poder de atrair ótimas energias! Os noivos felizes e sorridentes, os convidados animados e satisfeitos e a decoração impecável, traduzindo toda a alegria do casamento.

Pensando nisso, vale reforçar como é bacana montar uma mesa que além de oferecer opções deliciosas de doces, seja um cenário deslumbrante para cliques inesquecíveis, tanto dos noivos quanto dos convidados, em momentos espontâneos e divertidos.

E não se esqueça de pedir ao seu fotógrafo para clicar também a mesa montada, antes do início da festa. Com certeza, é uma lembrança que vai significar muito para vocês!

Sugestões de doces irresistíveis

A escolha dos doces para o seu casamento deve levar em conta uma série de fatores. É claro que os noivos têm que escolher aquelas opções que mais amam, afinal de contas, no grande dia, tudo tem que ser pensado para deixar vocês felizes, realizados e satisfeitos.

Mas não dá para esquecer, também, que vocês vão convidar muitas pessoas queridas e especiais para compartilhar com vocês a emoção do dia e, por isso, é preciso encontrar uma forma de equilibrar as preferências e agradar aos mais diversos paladares.

Lembre-se de sempre que a mesa de doces é uma das atrações favoritas dos convidados. Depois de dançar a noite inteira, fazer vários brindes com os amigos, aqueles saborosos bombons e outras delícias têm mesmo um lugar especial no paladar e na memória afetiva de todo mundo.

Por isso, é fundamental selecionar um conjunto variado de doces, dos mais tradicionais aos mais ousados, com os ingredientes que todos amam ou aquelas propostas mais inusitadas — e até mesmo uma receita de família ou mesmo um ou outro doce fitness, para aqueles que nunca desistem da dieta.

Vamos agora listar aqueles doces irresistíveis, que não podem ficar de fora de sua festa de casamento. Continue a leitura e se prepare para ficar com água na boca!

Brigadeiro e outros chocolates

Não dá para negar que chocolate é uma paixão nacional! Se tem um ingrediente que é praticamente uma unanimidade entre todos os convidados, é esse. E nada mais brasileiro do que o bom e velho brigadeiro!

É claro que você não precisa se restringir à receita mais tradicional, que leva chocolate em pó, manteiga e leite condensado. Dá para inventar dezenas de variações desse doce que tem lugar reservado no coração de praticamente todo mundo. Existem receitas maravilhosas de brigadeiro de limão, brigadeiro de churros, brigadeiro meio amargo e por aí vai. É só usar a imaginação e se esmerar para surpreender os convidados!

Não deixe também de colocar outras opções com chocolate: pode ser mousse, copinho de chocolate com ganache, trufas e tudo o mais que você achar que vai agradar aos paladares mais exigentes! Os convidados adoram e agradecem.

Camafeu de Nozes

O famoso camafeu de nozes é um dos doces mais tradicionais nas festas de casamento, e isso não acontece por acaso. É uma opção elegante, deliciosa e que tem tudo a ver com o clima de festividade e comemoração de um casamento.

Além disso, é um doce super bonito, que combina com os mais diversos estilo de decoração e que, justamente por isso, não faz feio em nenhuma festa.

Você pode apostar também em algumas variações do tema nuts (castanhas), com bombons de amêndoas, macadâmia, avelã e outros diversos sabores que combinam com chocolate e outros recheios mais ousados. De novo, o caminho é usar a imaginação, pensando em um conjunto gostoso e visualmente interessante.

Receita de família

Vamos combinar: não tem nada mais charmoso que um casamento que tem a cara e a essência dos noivos. E isso deve ser considerado, também, no momento da montagem da mesa de doces.

Os seus convidados vão reconhecer a história e a vida de vocês nos pequenos detalhes e isso pode ser super emocionante. Por isso, se a sua família tem alguma receita maravilhosa de doce, se o bombom de amendoim, o quindim ou qualquer outra receita da sua avó é de dar água na boca ou se você se emociona só de lembrar dos dias da sua infância aproveitando o seu doce preferido, que tal compartilhar essas sensações com os convidados?

Pode ter certeza de que trazer um doce que fale da história do casal e  que tenha tudo a ver com vocês é emocionante e encantador — e, sem dúvidas, vai ficar na lembrança de todo mundo.

Doces fit e sem lactose

Não se esqueça de tentar incluir, ainda, algumas opções para os que têm restrições alimentares ou mesmo aqueles convidados que estão sempre de dieta. Eles vão se sentir ainda mais especiais quando perceberem que você também pensou neles buscando alguma opção mais fit. 

Esse não precisa necessariamente ser o foco principal da mesa de doces, mas é interessante ter, pelo menos, uma ou duas opções para que todos possam comer sem culpa. Assim, vão a zero as chances de errar!

Cremosos

As mousses de fruta (limão e maracujá) e outros doces cremosos servidos em copinhos sempre são uma ótima pedida! Eles são fáceis de comer, muito saborosos e deixam a mesa mais variada e equilibrada. Escolha os seus sabores preferidos e aproveite!

Dicas para a montagem da mesa de doces

Bom, claro que não adianta ter o maior capricho e cuidado na escolha dos doces do seu casamento e esquecer da montagem da mesa, não é mesmo? Afinal de contas, esse é o resultado que vocês e os convidados vão ver e, por isso, é super importante estar atento aos detalhes nesse momento.

Aqui, como em todos os outros aspectos do casamento, é fundamental encontrar fornecedores de qualidade, em quem você confie. O trabalho dos parceiros faz toda a diferença no resultado final e ter a tranquilidade de que você escolheu os profissionais adequados para o seu evento é essencial.

Assim, faça uma boa pesquisar antes de escolher a doceria e a empresa de decoração, e converse bastante sobre todo o processo de produção e montagem.

E não se esqueça: alguns detalhes e estratégias vão fazer toda a diferença na sua festa. Por isso, atenção aos tópicos a seguir!

A importância dos detalhes

O grande diferencial de uma mesa de doces é a atenção aos detalhes. É importante pensar em tudo para que o resultado seja encantador e agrade aos noivos e aos convidados.

E, claro, como tudo mais no seu casamento, os doces devem ser do jeitinho que você sempre idealizou.  Não tenha medo de pedir aos fornecedores para que tudo seja como você sempre sonhou, mas não se esqueça também dos aspectos práticos. 

Por exemplo, escolha forminhas que não dificultem a vida dos convidados: às vezes, um monte de papel sobreposto, acaba fazendo com que seja difícil pegar ou segurar um doce.

Pensando ainda no conforto dos convidados, pode ser interessante utilizar pequenas plaquinhas com o nome de cada doce. Assim, aqueles que são alérgicos ou têm algum tipo de restrição alimentar conseguem se informar e escolher as opções adequadas à dieta. Conte com a ajuda do cerimonial para organizar esses detalhes. 

Por fim, que tal prever um ou dois garçons para circularem perto dos doces, servindo uma água bem fresquinha ou alguma bebida que combine, como um bom espumante?  Esse pequeno cuidado vai deixar os seus convidados muito felizes, pode ter certeza!

A chance de ousar

Ao longo de todo o post, falamos sobre doces de casamento nos referindo à uma mesa de doces, por se tratar do formato mais tradicional no nosso país. Mas lembre-se: o casamento é de vocês e nada impede que pensem em um outro formato que seja inusitado e inovador. O que não pode é faltar doçura nesse dia tão especial, concorda?

Algumas opções super interessantes são o serviço volante, quando garçons passam servindo os doces aos convidados; a montagem de uma bicicleta super moderninha e estilosa, decorada com várias bandejas de doce; pequenas estações temáticas espalhadas pelo salão (doces caseiros, doces de chocolate, bem-casados etc.).

Enfim, as possibilidades são muitas. O mais importante é que você se sinta feliz com a sua escolha e que, a partir da decisão, preste atenção para que a montagem seja perfeita e que não falte doce na hora da festa!

Os parceiros

O ideal é que a própria doceria responsável pelos doces de casamento faça a montagem da sua mesa (ou de qualquer outra proposta que você imaginar). Esses profissionais estão acostumados a manusear os doces, sabem quanto tempo leva para o processo de montagem e também quanto tempo os doces podem ficar expostos sem perder o sabor ou suas características visuais.

Por isso, na hora de conversar com possíveis fornecedores, questione sobre a montagem. Não tenha vergonha de fazer perguntas: quanto mais informações você tiver, mais fácil é tomar a decisão.

Não se esqueça também de envolver o seu decorador nesse processo. Ele pode trocar ideias com a doceria, dando sugestões de montagem e contando quais são as cores e principais elementos da decoração. Além disso, se houver arranjos na mesa, eles também ficam por conta deste profissional!

Como calcular a quantidade de doces

Coisas que não podem faltar em uma boa festa de casamento: animação, emoção e docinhos para todos os convidados! Calcular a quantidade ideal de doces é um desafio, mas existem algumas regrinhas e orientações para ajudar você nesse processo.

Aqui, o melhor caminho é o equilíbrio: não dá para comprar uma quantidade muito apertada, pois assim corre-se o risco de faltar no momento da festa, mas também não há necessidade de se comprar em exagero. Afinal, na hora de organizar uma festa, toda economia é bem-vinda, certo?

Por isso, vamos avaliar agora alguns pontos importantes que vão influenciar na decisão da quantidade de doces, ajudando você a fazer um pedido que seja perfeito para o seu número de convidados e o tipo de festa!

Vai ter mais alguma sobremesa?

Antes de tudo, é preciso definir quais os tipos de doce vão ser disponibilizados no casamento. Se além dos docinhos vocês oferecerem sobremesas volantes, como sorvete, petit gateau, tortas doces e outras delícias, a quantidade final de bombons vai ser um pouco menor, afinal os convidados já vão ter consumido uma boa quantidade de açúcar.

Mas atenção: o mesmo não vale para o famoso bolo de casamento e nem para os bem-casados. Nesse caso, a conta deve se manter a mesma, como se não houvesse outros doces. A dinâmica do bolo e bem-casados é bem diferente: os convidados comem em momentos distintos da festa e normalmente isso não influencia no consumo dos bombons da mesa de doces.

Sendo assim, podemos calcular uma quantidade de 5 a 7 doces por pessoa. Caso eles sejam servidos depois da sobremesa, esse número pode cair para 3 a 4.

De toda forma, vale lembrar também que muitos convidados gostam de levar alguns bombons para casa. Então, se você puder fazer esse mimo e aumentar 1 doce por pessoa, todos vão ficar muito felizes. Mas lembre-se: essa não deve ser uma prioridade no seu orçamento. Fechando em 5 a 7 por pessoa, já está mais do que satisfatório!

Estação do ano

Pode parecer surpreendente, mas o consumo de doces varia também de acordo com o clima. Em dias muito quentes, as pessoas tendem a se hidratar mais e acabam consumindo menos açúcar, ao passo que no inverno os doces são super desejados e consumidos.

Assim, esse aspecto também deve ser levado em consideração no momento de definir a quantidade. Está pensando em um casamento ao ar livre, em uma região montanhosa, que venta bastante? Saiba que o frio vai ser um empurrão a mais para os seus convidados experimentarem os doces!

E no verão, você pode pensar em tirar uma ou duas unidades da sua conta de doces por pessoa que, ainda assim, não vai faltar! No entanto, é prudente pedir a orientação da sua assessora ou cerimonialista para tomar esse tipo de decisão.

Tamanho da mesa

Outro ponto importante na hora de definir a quantidade final de doces do casamento é o tamanho da sua mesa. Se ela for muito grande, é preciso tomar o cuidado de ocupá-la por completo.

Os arranjos e outros elementos de decoração ajudam bastante, mas não dá para deixar os doces muito espaçados na mesa, causando um aspecto indesejado: pode parecer que a quantidade é pouca e que os doces já estão acabando.

O contrário também merece atenção: em uma mesa muito pequena, é mais interessante prever a reposição dos doces do que deixar tudo muito cheio e amontoado, pois desse jeito os convidados não conseguem nem ver direito quais são as opções e sabores.

Lembre-se de que, assim como o restante da decoração, a mesa de doces precisa ficar equilibrada e harmônica!

Já deu para perceber como os doces de casamento são um tema que merece atenção especial das noivinhas, certo? Pode ter certeza de que os seus convidados vão ficar muito felizes ao saborear cada uma das escolhas que foram feitas com todo carinho para eles!

A mesa de doces é um espaço de interação e comemoração, além de ser sempre utilizada como cenário para muitas das fotos. Por isso, tudo tem que ser impecável, como você sempre sonhou.

Com todas essas dicas e orientações, vai ficar muito mais simples organizar os doces do seu casamento. Trabalhe com profissionais que tenham uma boa experiência e deixe claro tudo que você deseja — essa é a melhor forma de conseguir o resultado esperado!

Agora que você já sabe como montar a mesa de doces de casamento perfeita, fique calma e aproveite! E que tal compartilhar esse conteúdo nas suas redes sociais, para que outras noivinhas possam também estar ainda mais preparadas para o grande dia?

Share This

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *