8 dicas para evitar o estresse durante os preparativos do casamento

8 dicas para evitar o estresse durante os preparativos do casamento

O casamento é um dos momentos mais marcantes da vida de alguém. Por ser uma data tão especial, sua preparação é repleta de detalhes, garantindo que sua festa seja inesquecível. Porém, os preparativos do casamento também podem gerar estresse se não forem bem planejados, organizados e realizados por profissionais de confiança.

Mas, como preparar a festa dos sonhos sem se estressar? Hoje, daremos algumas dicas imperdíveis para que você consiga se organizar durante os preparativos e manter a calma, fazendo desta uma ocasião especial do início ao fim. Acompanhe e comece agora mesmo a planejar seu grande dia — sem estresse!

1. Planeje-se o quanto antes

Assim que o casal decide se casar, o planejamento do grande dia já pode começar. Quanto mais cedo você começar a pesquisar e organizar os detalhes, maior será a chance de comparar preços, escolher os serviços que você deseja (muitos fornecedores têm a agenda lotada, por isso a antecedência é fundamental) e ficar tranquila em relação ao andamento da preparação.

O ideal é começar a planejar a cerimônia e festa pelo menos um ano antes. Comece fazendo a lista de convidados, procure um buffet e o lugar onde será a celebração religiosa, se houver. Outros serviços como a banda, a decoração e o dia da noiva já podem ser agendados também com 1 ano de antecedência.

Depois que você se organizou com os preparativos maiores, é hora de cuidar dos detalhes. Convites, lembranças dos convidados, referências de decoração para enviar aos decoradores, escolha do vestido e do traje das madrinhas (se for escolher cor ou modelo também é interessante avisar com 6 meses de antecedência), entre outros.

2. Não faça uma festa fora da sua realidade financeira

Outro ponto que pode fazer com que você se estresse nos preparativos do casamento é não calcular o custo da festa e analisar se ela está ao seu alcance financeiro. Ser realista nesse momento pode ser um pouco frustrante, mas certamente a deixará mais tranquila e sem dívidas.

Cote preços dos buffets, da decoração, da banda e do DJ e compare com o orçamento que você reservou para a festa. Um dos maiores motivos de apreensão são os gastos excessivos e que, muitas vezes, saem do controle com a grande oferta de novidades que há no mercado. Portanto, seja realista e evite surpresas desagradáveis.

3. Faça lista de tarefas

Como são muitos detalhes, fica difícil lembrar-se de todas as reuniões e tarefas dos meses que antecedem a celebração. Para se organizar e ter tudo à mão, faça listas de tarefas do dia e vá riscando conforme elas forem realizadas.

4. Contrate bons fornecedores para os preparativos do casamento e para o grande dia

Outra dica importante para evitar o nervosismo excessivo é contratar profissionais em que você confie para realizar os serviços do seu casamento. Deixando tudo nas mãos de pessoas de confiança, você tem a certeza de que a chance de algo dar errado é mínima e pode ficar mais tranquila.

Procure referências na internet e com amigos e familiares que se casaram: peça dicas, visite fóruns e faça uma lista com os profissionais mais elogiados.

Se estiver dentro do seu orçamento, contrate uma assessoria especializada. Ela vai ajudar você a escolher os melhores serviços no tempo certo e lhe ajudará a preparar cada coisa no momento ideal, além de ter a experiência para resolver possíveis problemas.

5. Não tenha medo da lista de convidados

A lista de convidados é uma das missões mais difíceis para os noivos. Uma festa de casamento é um momento a ser compartilhado com o máximo de pessoas queridas possível, mas muitas vezes não dá para fazer uma comemoração do tamanho que se gostaria.

É importante limitar o número de convidados e não ter medo de cortar aquele familiar ou amigo distante. Convidar por obrigação só vai trazer mais gastos e vai deixar sua festa impessoal. Não se aflija pensando nas pessoas que possivelmente vão ficar chateadas: o dia é de comemoração e, com certeza, quem não foi convidado vai entender.

6. Tenha cuidado com a opinião alheia

A opinião de pessoas próximas e de quem já se casou pode ajudar muito em alguns aspectos. Porém, tome cuidado para que os conselhos não sejam exagerados e acabem transformando sua festa em algo que não tem a ver com a personalidade do casal.

Não se esqueça de que a festa de casamento não tem regras — ela deve acontecer de acordo com as preferências dos personagens principais da cerimônia: os noivos. Portanto, tenha cuidado com pessoas e profissionais que coloquem “regras” demais: deixe claro suas preferências e se não gostar de algo, não hesite em falar e pedir para trocar.

7. Distribua tarefas entre as pessoas de sua confiança

Não adianta querer abraçar o mundo e fazer tudo sozinha. Isso só trará tensão para você e para as pessoas ao seu redor. Divida as tarefas com seu noivo, de acordo com o que cada um tem mais afinidade.

Pessoas da família, como mães, pais e irmãos, assim como amigos próximos, também podem participar da organização do casamento de forma mais ativa. Se você confia na pessoa e ela está disponível, por que não pedir para que ela vá buscar os convites ou os bem casados no dia do casamento? Isso vai te dar tranquilidade e tempo para se preparar melhor para o grande dia.

8. Tente manter o pensamento focado no seu sonho

É fato que algumas coisas que fogem do nosso controle nos tirem um pouco do sério. Quando isso acontecer e a ansiedade chegar, conte até 10, vá dar uma volta, tomar um café e tire um dia para se dedicar a você, sem se preocupar com os detalhes do casamento.

Não há motivo para que uma cerimônia tão bonita seja motivo de brigas e desentendimentos entre a família e entre os próprios noivos. Por isso, quando o estresse quiser chegar, esqueça os problemas e pense no objetivo final de toda essa organização.

A preparação do casamento deve ser vivida como um momento especial para o casal, que está planejando a comemoração do dia em que dirão o esperado “sim”. O grande segredo é a organização e o planejamento prévio. Assim, você passa por todas as etapas sem se estressar tanto e ainda tem tempo para lidar com imprevistos sem se enrolar.

Quer ficar por dentro de mais dicas de casamento? Curta nossa página no Facebook e confira tudo sobre a preparação do grande dia!

como organizar o casamento dos sonhos

Share This

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *