Os 8 passos para a escolha da decoração do seu casamento

Os 8 passos para a escolha da decoração do seu casamento

1. Introdução

O tão sonhado dia do casamento está por vir. O pedido foi feito, a data já foi escolhida e agora é hora de começar os preparativos! São vários os detalhes necessários para fazer desse dia o dia mais especial de sua vida, então é necessário ter tranquilidade e principalmente paciência para fazer boas escolhas.

Escolher decoração de casamento, escolher iluminação e as cores que vão fazer parte desse dia depende do estilo de casamento, e esse estilo deve representar muito bem o casal.

É importante que os noivos tomem as decisões juntos, mas, em se tratando desse grande dia, sabemos que a palavra final sempre é a da noiva, não é mesmo? Por isso, fizemos um guia de tudo o que você precisa saber para ter o casamento dos seus sonhos. Comece os preparativos e boa sorte!

2. Escolha bem o lugar do casamento

O local do casamento deve ser pensado com carinho pelos noivos, e eles devem escolher um lugar que seja a cara dos dois. Muitas pessoas optam por um casamento mais tradicional, com a cerimônia feita em uma igreja e a festa em um salão de festas escolhido a dedo. Para isso é preciso primeiramente escolher uma igreja e reservá-la com antecedência, pois as mais belas igrejas têm uma enorme lista de espera. Algumas são tão disputadas que o casal deve adaptar a data do casamento de acordo com a disponibilidade de reserva. Portanto, assim que a data for decidida, não perca tempo e corra para reservar!

Mas como escolher  a igreja para se casar? Há aqueles que escolhem determinado local devido ao significado que ele representa para o casal. Pode ser a igreja que os dois fizeram a primeira comunhão ou até mesmo aquela onde foi celebrado o casamento dos pais de algum deles. Porém, isso não é regra. Se não houver algum local com um significado para o casal, escolha uma igreja bonita, onde vocês se sintam bem. Outro ponto importante é o padre que vai celebrar a cerimônia.

A pessoa escolhida para celebrar um casamento deve combinar com os noivos, portanto caso vocês não conheçam o padre, vale a pena bater um papo com ele antes para que ele conheça melhor o casal e prepare uma cerimônia que seja a cara de vocês. Uma  boa alternativa para reduzir os custos do casamento feito na igreja é dividir o aluguel com outros noivos. É isso mesmo, algumas igrejas costumam organizar mais de um casamento por dia, mas a desvantagem é que a decoração deve ser a mesma para todos. Se vocês noivos precisam economizar com a cerimônia, entrem em um acordo com os outros casais e escolham juntos uma decoração bem bonita. Ao tomar esse tipo de decisão é necessário lembrar que os casamentos terão hora marcada para começar e terminar, portanto você, noiva, não vai poder se atrasar!

Se o casal não é totalmente tradicional, mas não quer deixar de lado a cerimônia religiosa, outra opção é fazer a cerimônia e a festa no mesmo local. O primeiro passo é escolher um salão de festas amplo, e que além de ter espaço para as mesas dos convidados, pista de dança e as mesas do buffet, tenha espaço para que a cerimônia seja feita. Esse estilo de casamento é uma opção que poupa os noivos de gastos com igreja, mas para fazer a cerimônia é necessário que haja uma decoração a mais no salão, como altar para os noivos, cadeiras enfileiradas para os convidados e arranjos de flores. Isso tudo pode ser organizado por um cerimonial.

Cerimoniais contam com assessores que auxiliam no planejamento e execução da cerimônia e da festa. Apesar do interesse de muitos casais em organizar pessoalmente o próprio casamento, os assessores de cerimoniais ajudam muito, pois são verdadeiras fadas madrinhas resolvendo os problemas que aparecem de última hora! Os cerimoniais organizam o evento e não deixam que falte nada importante, como acesso facilitado para os idosos, autorização do corpo de bombeiros para que a cerimônia possa ocorrer no local determinado e contratação de ambulância caso ocorra algum acidente. Além disso, os assessores de cerimoniais fazem a recepção dos convidados, checam se os banheiros estão limpos e se está tudo certo no buffet. A junção de cerimônia e festa no mesmo lugar é bem moderna e, muitas vezes, é a primeira opção de casais cristãos que não costumam frequentar igrejas ou aqueles que não são cristãos.

casamento dos sonhos

Para não faltar opções, caso vocês queiram fugir dos tradicionais salão de festas e igreja, uma ótima ideia que está em alta é o casamento ao ar livre. São vários os cenários de escolha, mas os sítios, fazendas e praias são os mais escolhidos. Nesse caso, os noivos devem levar em consideração uma coisa muito importante: o clima. Imagine que durante um casamento ao ar livre com uma decoração maravilhosa começa a chover? A dica é escolher uma data com mínima previsão de chuva, mas por precaução é interessante usar toldos na decoração, assim dá para fugir da chuva, caso ela apareça

Uma das vantagens do estilo de casamento ao ar livre é que a data pode ser mais flexível, pois esses locais não são tão disputados como as igrejas. Outra vantagem é que, já que o local ao ar livre e não é ornamentado como as igrejas, o casal pode ser bem criativo e fazer a decoração do jeito que quiser. Com relação ao orçamento, ao escolher uma praia ou um sítio que já é da família, por exemplo, o casal não vai precisar arcar com custos de aluguel do local, o que alivia bastante as despesas.

Seja na igreja, no salão de festas ou ao ar livre, ao escolher o local do casamento você deve levar em consideração o número de pessoas. Se a lista de convidados for pequena, evite escolher locais grandes demais, pois quando há muito espaço sobrando dá a impressão de que quase ninguém foi ao casamento. Por outro lado, escolher um local muito pequeno para o número de convidados pode deixar as pessoas apertadas demais e desconfortáveis.

3. Defina um tema ou estilo para o seu casamento

A decoração de casamento reflete muito a personalidade do casal, portanto essa é a hora de os noivos pensarem juntos. Mas como escolher decoração de casamento? Vocês devem pensar primeiramente qual estilo é mais a cara de vocês. Vocês são um casal mais clássico? Talvez vintage? Ou gostam de uma decoração mais moderna? E que tal um casamento temático? São inúmeras as dicas de decorações, então não deixe de conhecer todas.

Uma decoração de casamento temática é muito interessante. O casal deve escolher um tema que combine com eles, que tenha algum significado em suas vidas. Por exemplo, se os noivos são apaixonados por música, podem fazer uma decoração desse estilo. Em cada arranjo de mesa pode ter um papelzinho com um trecho de uma música que vocês gostam, podem espalhar notas musicais na decoração do salão, os noivos podem fazer uma apresentação dançante durante a festa – o que está super na moda! -, e podem contratar uma banda para tocar a música do casal na hora da entrada da noiva.

Se o estilo de vocês não é um casamento temático, existem várias decorações interessantes. Se vocês gostam de uma decoração mais luxuosa e tradicional, optem pelo estilo clássico. Muito utilizado nas cerimônias que acontecem na igreja, nele predominam as cores branca e salmão, os arranjos de flores são volumosos e a iluminação é bem aparente, detalhes que fazem com que esse estilo seja bem elegante. Se o casal não é tão tradicional, pode optar pelo estilo vintage. Esse estilo é lindo e combina muito com os casamentos feitos ao ar livre. Sua característica principal são objetos antigos, como louças antigas, máquinas de escrever, telefones antigos, relógios de bolso, guarda-chuvas, entre outros.

A renda é muito usada para decorar e as cores principais são tons de nude e tons pastéis. Em contraste aos dois estilos citados, para casais que gostam de ousar, temos o estilo moderno, que combina muito com os salões de festa. Composto por cores fortes, iluminação marcante, objetos de vidro e formas geométricas variadas, esse tipo de decoração é muito elegante e varia de tempos em tempos, de acordo com as tendências.

Conhecendo os variados estilos de decorações vocês vão saber exatamente qual se encaixa melhor no perfil do casal. Abusem da criatividade!

4. Selecione as cores do seu casamento

Depois de escolhida a decoração é a hora de saber como escolher cores para casamento. A escolha muitas vezes é difícil, então a dica é o casal fazer uma lista com suas cores preferidas, assim fica mais fácil. Depois de fazer a lista, a dica é utilizar a roda de cores, uma figura que mostra exatamente as cores que combinam entre si. Assim fica mais fácil combinar as cores que o casal separou anteriormente. Uma vez que a cor principal é escolhida, ela vai aparecer nos mínimos detalhes como nas flores da decoração, nas flores do buquê da noiva, nos convites, na gravata do noivo e em vários outros detalhes. Tudo isso vai fazer com que o grande dia fique ainda mais a cara de vocês!

A cor principal a ser escolhida pode ser uma cor mais vibrante, enquanto é aconselhável que as cores secundárias sejam mais claras. As opções mais escolhidas para a cor principal são dourado, vermelho, rosa, azul e prateado, mas isso não limita o casal. Escolham a cor que quiserem! Lembrando que as cores devem sempre andar juntas com o tema ou estilo escolhido na decoração, então evitem escolher cores vibrantes em se tratando de um estilo vintage de decoração, por exemplo.

Outro fator importante a ser considerado é o local do casamento. Se o local for escuro, aposte em cores claras, pois esses tons dão a impressão de que o local é mais amplo e iluminado, enquanto os tons escuros dão a impressão contrária. Muitas noivas gostam de combinar a cor dos vestidos das madrinhas, o que fica muito legal! Você pode escolher uma cor e deixá-las livres para escolher o tom dessa cor, escolher somente um tom e deixar livre a escolha do modelo do vestido ou até mesmo padronizar, escolhendo a cor exata e o modelo exato do vestido de noiva.

Além de escolher a cor dos vestidos das madrinhas, uma noiva ousada e moderna também pode escolher uma cor diferente para seu vestido. É tradicional o uso do vestido branco, mas lembre-se que isso não é uma regra, afinal, o dia será seu! São muitas as opções de cores, mas se for para escolher uma cor diferente do branco, opte por uma que combine com você e com as cores escolhidas para a decoração do casamento. Se optar pelo vestido branco e ainda sim quiser algo diferente, você pode optar apenas por um detalhe colorido, ou uma parte bordada, por exemplo.

5. Saiba como escolher as flores para o casamento

Para dar um ar romântico ao seu casamento, não pense duas vezes e invista em flores. Flores simbolizam o amor, deixam o ar mais leve e perfumado, além de deixar a decoração maravilhosa! Porém, ao investir nesse tipo de decoração, você deve ter em mente a durabilidade das flores, pois você não vai querer vê-las murchas no seu casamento, certo? Flores são partes das plantas que, caso não sejam mantidas nas condições necessárias, murcham facilmente.

Então como escolher flores para casamento? A solução é escolher flores da estação, pois além de serem mais baratas, elas vão permanecer lindas e vão durar o casamento todo. As mais populares em casamentos são rosas, orquídeas, bromélias, lírios, copo de leite e flores do campo. Dentre elas, a rosa é uma das mais utilizadas, o que pode ocorrer pelo fato de ela ser cultivada em todas as estações do ano e tem cores variadas, o que dá para combinar com as cores da decoração. As flores podem ser dispostas em arranjos volumosos ou arranjos mais simples, dependendo do restante da decoração, do horário e do local. Uma dica importante é não escolher flores muito perfumadas quando se trata de uma cerimônia em local fechado, pois isso pode ser muito desagradável para as pessoas presentes.

6. Pense na iluminação da festa de casamento

Escolher a iluminação para casamento é um fator muito importante. Independente se a cerimônia vai ser durante o dia ou durante a noite, é necessário escolher uma iluminação ideal. Se o casamento for à noite, é essencial o uso de velas. Velas deixam o ambiente mais romântico e com elas a decoração fica linda! Podem ser usadas em candelabros, em recipientes de vidro nas mesas dos convidados, em ornamentos aéreos, entre outras opções. Caso o local seja fechado e não permita o uso de velas, uma opção é utilizar velas de eletrônicas.

Além das velas, o resto da iluminação faz toda a diferença. Um local fechado deve ter uma iluminação padronizada com luzes quentes ou luzes frias, nunca as duas juntas. As luzes quentes, como a das velas, deixam o ambiente mais aconchegante, enquanto as luzes frias ou brancas, apesar de artificiais, iluminam mais o ambiente. Padronizar o tipo de luz do ambiente faz com que as fotos da cerimônia saiam boas, e isso é o que todo mundo quer, certo? Não podemos esquecer também das luzes durante a festa. O local onde os convidados vão dançar deve estar bem equipado com luzes de led e globos de iluminação para deixar todo mundo à vontade para se soltar na pista!

7. Defina os ornamentos e mobília do casamento

Para escolher os ornamentos e a mobília do seu casamento você vai precisar rever toda sua decoração. O estilo e a cor da mobília vai variar com o estilo de decoração escolhido pelo casal, mas há algumas coisas que geralmente são usadas em todos os estilos. As mesas mais escolhidas são as de tampo redondo, pois as de tampo quadrado ocupam muito espaço. Para deixar o ambiente mais moderno uma ótima opção é o uso de tampos de vidro.

As cadeiras devem ser bem confortáveis, de preferência com com assentos acolchoados, pois alguns convidados, como os mais idosos, permanecem a maior parte do tempo sentados. As toalhas das mesas devem combinar com as cores das flores presentes nos arranjos e com os outros detalhes da decoração. A sobreposição de toalhas é muito utilizada, geralmente uma toalha branca menor fica por cima de uma colorida, dando um ar mais elegante à mesa. Um detalhe pequeno, mas que faz toda a diferença, é o guardanapo bordado. Bordar as iniciais dos nomes dos noivos nos guardanapos vai deixar o casamento a cara de vocês!

8. Menos é mais!

Dentre tantas opções, dá aquela vontade de usar um pouco de tudo — mas vá com calma! Uma decoração minimalista dará um resultado muito mais sofisticado. É importante lembrar que se a cerimônia for em uma igreja, o local já tem uma decoração própria, portanto escolha algo mais simples, nada de enfeitar demais o local. Além disso, os gastos relacionados à decoração serão menores. Em locais onde não há ornamentação própria como salões de festa e ambientes ao ar livre, você deve ter cuidado para não fazer uma decoração carregada demais. Evite misturar muitas cores vibrantes, muito brilho e muitas estampas. Nesse caso, menos é mais e o equilíbrio é muito importante para não deixar o ambiente pesado.

Além da decoração, é importante maneirar na hora de escolher as atrações da festa. Contratar uma banda com dançarinos, um DJ e uma orquestra é um exagero que pode custar muito caro. Pense no que combina mais com o casal e com o ambiente onde será a festa, assim fica mais fácil escolher. Ao contratar um buffet, já tenha em mente quantas pessoas serão convidadas para o casamento, pois os funcionários do buffet sabem calcular a média de salgados por pessoa. Assim é possível evitar exagero e desperdício.

9. 5 detalhes que vão fazer toda diferença na decoração do seu casamento

Invista na mesa do bolo

Uma das horas marcantes em um casamento é quando o casal corta o primeiro pedaço de bolo juntos. A mesa do bolo de casamento chama a atenção dos convidados e seus detalhes devem harmonizar com o restante da decoração da festa. Os docinhos ajudam a compor a mesa e junto deles podem haver arranjos de flores e velas. Os bolos de mais de dois andares são os mais escolhidos pelos noivos e muitas pessoas se perguntam se o bolo de casamento é de verdade ou de mentira.

O fato é que o casal pode optar por um de verdade, um falso, que é um item decorativo, ou até mesmo uma mistura dos dois. Um detalhe tradicional em casamentos é o uso dos bonequinhos em cima do bolo caracterizando o noivo e a noiva. Há casais que brincam com isso e optam por cenas engraçadas, como a noiva puxando o noivo pela gravata até o altar. A escolha é totalmente do casal, então sejam criativos!

Escolha bem as louças

Um conjunto de louças bonito faz toda a diferença nas mesas dos convidados. Combinando a decoração com as louças é possível valorizar bem o ambiente. Os tipos mais usados de louça são as de porcelana, itens luxuosos que deixam o ambiente mais sofisticado. Há também as louças descartáveis que imitam o inox e a porcelana. Trata-se de uma opção mais barata, que é moderna, durável e resistente, mas é necessário buscar marcas reconhecidas no mercado e que garantam produtos de qualidade.

DIY – Faça você mesma

Mesmo contratando um cerimonial alguns casais gostam de organizar sozinhos certos detalhes do casamento. Algumas coisas são bem fáceis de fazer e além de a decoração ficar muito mais a cara dos noivos, é uma boa chance para economizar. São várias as opções de itens que podem ser feitos. Porta guardanapos são exemplos e podem ser feitos utilizando fitas, rendas, pérolas, entre outros. Ornamentos de mesa podem ser feitos utilizando garrafinhas decoradas enfeitadas com flores. Origamis são enfeites que também ficam lindos na decoração, podem ser usados de várias formas e em vários modelos: corações, borboletas, flores, entre outros. Se o noivo ou a noiva forem bons em caligrafia, uma opção bacana é escrever o próprio convite de casamento. Esse pequeno detalhe mostra consideração pelos convidados, que vão se sentir bem mais próximos dos noivos!

Velas aromáticas

Se você optar por usar velas, experimente usar também as velas aromáticas. Além de dar valor à decoração, essas velas possuem aromas capazes de deixar o ambiente mais relaxante. Opte por apenas um aroma, e que seja mais suave, assim não corre o risco de os convidados ficarem incomodados.

Lembrancinhas

Que tal dar a oportunidade de seus convidados levarem um pouquinho desse dia tão especial com eles? Aposte nas lembrancinhas! Elas podem ser de vários tipos, como caixinhas com o tradicional bem casado, broches ou até mesmo pequenos buquês combinando com as flores da decoração, dispostos em vasinhos na saída do local. Lembrar de fazer as lembrancinhas com as mesmas cores da decoração é um detalhe importante.

10. Conclusão

Mesmo com tantos detalhes importantes, é certo que você vai se divertir organizando o dia do seu casamento e, após ler todas essas dicas, você já tem quase tudo que precisa para que esse dia se torne o dia mais feliz da sua vida. Lembre-se  que mesmo diante de tantos estilos de casamentos e tantas opções diferentes, as escolhas devem ser feitas sempre levando em consideração o gosto do casal, afinal, o dia é de vocês!

Se você tem outras dicas de como planejar o casamento perfeito, compartilhe com a gente deixando um comentário aqui no post!

casamento dos sonhos

Share This

1 comment

  1. felipe

    Gostei muito do que li aqui no seu site. Estou estudando o assunto, mas quero agradecer por que seu texto foi muito valido. Obrigado 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *