Dicas para a Valsa – Faça seu casamento ainda mais inesquecível!

Há quem diga que um casamento sem a valsa não é casamento, isso porque a dança foi inserida há muitos anos nas cerimônias seguindo como uma tradição. A coreografia era realizada com o intuito de se mostrarem como marido e mulher pela primeira vez diante à sociedade, apresentando a desenvoltura do casal e o quanto eles estavam preparados para se tornar uma dupla. Com as diversas mudanças mundiais, as coreografias dos casórios também sofreram alterações, representando atualmente apenas como a primeira dança realizada no casamento, após estarem oficialmente casados, e abrindo para os familiares e convidados a pista do salão. Porém apesar das transformações ela continua sendo um dos momentos mais esperados desse grande dia.
Uma das grandes novidades dos casórios é justamente a mudança do clima sério e elegante da valsa para algo descontraído e engraçado da mistura de diversos ritmos em uma mesma coreografia, pegando muitas vezes os convidados de surpresa e gerando boas risadas.

Muitos casais ficam em dúvida de realizar ou não a performance devido à vergonha ou falta de desenvoltura com a dança, mas para isso existem escolas preparadas e focadas para justamente esse tipo de dificuldade. O Núcleo de Dança dos Noivos, estúdio especializado em dança cerimonial para casamentos, bodas e debutantes, atuando a 7 anos no mercado, já desenvolveu mais de 1.200 coreografias e passando por mais centenas de situações de dificuldades dos noivos em realizar a apresentação, mas com profissionalismo e paciência dos profissionais do estúdio esse nunca foi um problema para não atingir o objetivo dos noivos, o qual a escola garante que será superado, assim como o casal relata (veja aqui o depoimento). Ou seja, não há mais desculpas de não realizar a tradição e deixar seus convidados decepcionados com a espera desse grande momento.

casamento

Tipos de danças para o casamento

Apesar das mudanças muitos casais ainda preferem seguir o modelo clássico da valsa, outros preferem algo inusitado, e há aqueles que ainda não se decidiram qual escolher. Para ajudar principalmente os casais indecisos, o Núcleo de Dança dos Noivos separou os modelos mais procurados e executados no grande dia:

  •  Tradicional dança dos noivos
    Muitos confundem a dança cerimonial com a dança de salão, mas apesar de seguirem o mesmo princípio corporal, a dança de salão é mais relacionada para solteiros com objetivo de se socializarem. Já o estilo cerimonial trata-se de uma dança desenvolvida para as famílias e é realizada por casais como, pai e filha, marido e mulher, irmão e irmã. Sendo esse o ideal para a ocasião. O estilo tradicional é aquela que seguirá os padrões antepassados, escolhendo a valsa como única música tocada nesse momento, e tirando muitas lágrimas dos convidados que se emocionam com dança.
  • Valsa Moderna
    A valsa moderna é uma mistura da valsa com coreografias temáticas que remetem a cenas de filmes de grandes sucessos, como a famosa performance do filme Dirty Dancing ao som de Time Of My Life, Michael Jackson em seu clipe Thriller, ou a recente performance de Ed Sheeran em seu mais novo vídeo clipe Thinking Out Loud – assista.
    A escolha da valsa moderna deve ser feita com muito cuidado, pois, atualmente muito se vê danças com bastante mistura de ritmos perdidos uns dos outros, tais como: funk, sertanejo, samba, rock entre outros. Mas para esse tipo de coreografia, o Núcleo de Dança dos Noivos acredita que não é necessário ensaios para desenvolvê-los.Muitas escolas de dança convencionais tiram proveito disso como “dinheiro fácil”, vendendo aos noivos um ideal avesso, deturpando completamente os princípios da cerimônia. Noivos são figuras desacreditadas por esses profissionais para aprender uma coreografia completa solene em pouco tempo (3 meses), enquanto a verdade é que, infelizmente, não dispõem de um método adequado para o preparo deste perfil de aluno, pois, estes professores, estão engessados nas técnicas puras de ensino de dança convencional, não entendendo a realidade de uma cerimônia, mas para não perderem a chance de vender, criam nos noivos uma falsa expectativa de facilidade e modernidade com suas “valsas malucas”

casamento

O interessante da dança é que o casal possa senti-la, mesmo que seja levada como algo mais descontraído, mas não perdendo as técnicas da dança, que são justamente essas que conectam ainda mais o casal. Nesse estilo de apresentação a participação de convidados, padrinhos ou familiares também podem ser algo interessante.

O importante é os noivos se sentirem bem com a apresentação escolhida e realizada, independente qual seja o estilo dela. O que não deve é hesitar em realizar algo que tanto deseja por timidez ou falta de desenvoltura, lembre-se que isso será feito apenas uma vez e que por sinal é um dos dias mais importantes da sua vida.

Inspire-se com o estilo de valsa moderna

Conheça um pouco mais sobre o trabalho do Núcleo de Dança dos Noivos no vídeo abaixo.

Share This

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *