Vestido de noiva simples: saiba como usar e arrase nos detalhes

Vestido de noiva simples: saiba como usar e arrase nos detalhes

1. Introdução

A escolha do vestido é uma das tarefas mais difíceis para as noivinhas, afinal de contas, são muitos detalhes a serem considerados: estilo da festa, personalidade da noiva, preço, ajustes a serem feitos, entre muitos outros.

Por outro lado, a mulherada moderna tem buscado cada vez mais praticidade e descomplicação nessa escolha. Por isso, a opção por um vestido de noiva simples tem sido a preferência mulheres que não se identificam com os vestidos tradicionais com muitos bordados, volume e brilho. Sem contar que vestidos mais simples podem significar uma economia e tanto na celebração, que já sobrecarrega o bolso dos noivos com muitos itens caros.

Se você sonha com o casamento perfeito, mas não é lá muito chegada em vestidos pomposos, preparamos o post de hoje com um manual completo sobre vestidos simples para você arrasar no seu casório! Continue a leitura e não perca nossas dicas!

2. Vestido simples – por que não?

Com a data do casamento marcada, começa a bater um desespero a respeito da escolha do traje de noiva. Quando pensamos em vestidos simples, é comum surgirem dúvidas e inseguranças se o vestido não será modesto demais para a ocasião.

Além disso, como os noivos geralmente não sabem com tanta antecedência como será o estilo da festa, fica ainda mais complicado optar por um traje despretensioso.

Entretanto, com uma pitada de bom gosto e bom senso é possível escolher um vestido básico deslumbrante!

Se ainda está se perguntando se esta é a melhor opção, confira a seguir alguns bons motivos pelos quais você deve perder o medo e se jogar em um vestido simples para dia do casório!

Economia

Os vestidos feitos com tecidos mais leves, com menos bordados, aplicações de rendas e lantejoulas, tendem a ser mais baratos.

Em geral, vestidos tradicionais com muitos detalhes, exigem tecidos mais sofisticados para suportarem todos esses adornos e não ficarem com um ar grosseiro. Tudo isso encarece o produto e a mão-de-obra das costureiras ao fazerem eventuais ajustes.

Praticidade

Os vestidos simples ganham muitos pontos quando o assunto é praticidade. Já pensou que trabalheira ter que vestir várias saias e anáguas ou estragar o penteado divino que você demorou horas no salão para fazer por causa de um detalhe do fecho do vestido?

Pois é, vestidos com menos elementos não lhe trarão grandes encanações no dia do casamento que já é tão atribulado para a noiva!

Versatilidade

É muito comum ouvirmos reclamações de amigas e conhecidas que já casaram de que o vestido de noiva está encostado no armário e nunca mais foi usado. Esse é o grande problema de vestidos muito extravagantes: dificilmente poderão ser usados em outra ocasião.

Os vestidos mais simples, por outro lado, poderão ser adaptados com mais facilidade e reaproveitados para um baile de gala ou uma festa de formatura, por exemplo.

Elegância

A linha entre o sofisticado e o brega é muito tênue em um vestido com bordados e brilhos. É preciso cautela e bom senso para não exagerar e o vestido dos sonhos acabar virando algo cafona.

As chances de errar com um vestido básico são menores. Lembre-se que a elegância está muito mais em detalhes delicados e sutis do que em peças muito chamativas.

Conforto

Como comentamos, os vestidos simples costumam ser muito mais práticos. Por causa disso, tendem a ser mais confortáveis e apropriados para um dia super cansativo que é o do casório.

Na hora de optar por algum modelo, considere que você ficará horas a fio com o vestido. Assim, evite tecidos muito quentes ou que irritem ao contato com a pele. Afinal de contas, será bem chato sentir-se incomodada no dia mais especial de sua vida!

3. A delicadeza de um vestido simples

O casamento é um dos momentos mais românticos da vida do casal. Para combinar com esse dia, os vestidos de noiva mais simples, clássicos e delicados são a grande aposta de várias mulheres, já que conferem um ar romântico à celebração.

Os vestidos delicados nunca saem de moda, uma vez que são muito elegantes e atemporais. Detalhes em renda, pérolas e laços dão um toque vintage ao traje e fazem com que as noivas se transformem em princesas por um dia.

Os vestidos simples são os queridinhos entre os estilistas famosos. Para eles, modelos delicados, puros e modestos em detalhes são ricos em sensibilidade, falam por si só e, por isso, arrancam muitos suspiros entre os convidados.

O principal propósito do vestido de noiva delicado é ressaltar a feminilidade da mulher. A meiguice da peça evidencia as nuances do corpo da mulher em detrimento de brilhos e saias pomposas. Dessa forma, a beleza da noiva é especialmente destacada nesses modelos.

Apaixonou-se pelos vestidos delicados e românticos? Então, confira alguns detalhes que fazem uma peça simples tornar-se o vestido de noivas dos sonhos:

Saias

Para um vestido de noiva romântico, dê preferência a saias não armadas e menos chamativas. O vestido deve falar por si só sem a presença de elementos que o deixem extravagantes.  

Mangas

Mangas compridas e três quartos são uma grande aposta para quem curte vestidos românticos. Elas tiram a nudez do ombro e valorizam outros pontos do corpo da mulher.

Decotes

Os decotes retos e em forma de coração combinam muito com estilos delicados. Evite decotes muito abertos e sensuais para que o vestido ganhe em elegância e sutileza.

Tecidos

O uso de tecidos leves e transparência delicada também dão um ar lírico à peça. Invista em tecidos como tule, renda e seda. Prefira pequenas aplicações em renda e brilhos em apenas alguns detalhes da roupa.

Boleros

O bolero é um elemento que acrescenta à peça um toque romântico. Mas cuidado: nem todo vestido de noiva fica bem com esse artigo. Ele precisa ter alças finas ou ser tomara-que-caia.  

Laços

O uso de laços quebra um pouco a seriedade do vestido. Para que o laço não fique grosseiro, o tecido da peça precisa ser leve, da mesma cor do vestido e sem muitos detalhes.

Cores

Para as noivas moderninhas que querem fugir um pouco do clichê do vestido branco, há várias cores meigas e delicadas que caem muito bem. Cores puxadas para os nudes como creme, rosa, lilás e bege são uma ótima pedida.

4. Como escolher o modelo ideal

A procura do vestido muitas vezes é a parte que gera mais dúvidas nos preparativos para o casamento. Tudo se questiona: a cor, os bordados, caimento, tecido, mangas, decotes…

Pensando nisso, preparamos um guia completo para você se inspirar e não enlouquecer na hora de começar a procurar seu modelito simples. Acompanhe!

4.1. O estilo da noiva como foco principal

O dia do casamento é muito sonhado pelas mulheres, principalmente. Por isso, todos os detalhes precisam estar perfeitos: decoração, cerimonial, buffet, músicas… e o vestido! Ah, o vestido nem se fala!

A escolha do traje, embora gere dúvidas e ansiedade, costuma ser uma das etapas mais gostosas dos preparativos. Em primeiro lugar, a noiva tem que pensar que o vestido deve ser algo que ela ame e se imagine usando.

Antes de começar as suas andanças e pesquisas, folheie revistas de noivas, assista vídeos e reportagens sobre o assunto e se faça a pergunta mais importante: como eu me imagino vestida de noiva? Para mim, qual seria o vestido dos sonhos?

O vestido deve combinar com a sua personalidade. A primeira regra na escolha dessa veste é que não há regras. Esse dia muito especial da vida do casal: é o dia de vocês!

Você deve usar algo pelo qual esteja apaixonada e se sinta maravilhosamente bem nessa data tão linda. Gosta de decotes? Rendinhas? Pérolas? A escolha é exclusivamente sua — evite ofuscar seu estilo diante de opiniões alheias de parentes, amigas ou de vendedoras.

4.2. A importância de manter a simplicidade em tudo

Uma das inseguranças mais comuns das noivas é o receio de errar a mão na simplicidade do vestido. Apesar desse medo, o vestido simples não precisa ser sinônimo de falta de classe ou elegância — pelo contrário.

Para isso, as noivinhas que querem se libertar de vestidos tradicionais e exuberantes com caldas e saias enormes, devem optar por uma festa também mais simples para conciliar o seu estilo de se vestir com o da festa.

As festas de casamentos intimistas, em que sobressaem mais a alegria dos noivos do que o luxo e o glamour do evento estão super em alta. A criatividade tem sido o fator-chave para dar um toque pessoal e muito charmoso à celebração.

Festas a céu aberto em parques, sítios ou na praia são uma excelente opção para ornamentações mais rústicas e descontraídas. Fazer a festa em casa também permite uma informalidade maior e os pombinhos poderão abusar dos trajes mais simples!

4.3. Os estilos de festa mais indicados

Está preocupada do seu vestido não estar à altura da cerimônia planejada por você e seu noivo? Então, confira alguns estilos de festa em que você poderá usar um vestido simples sem medo de ser feliz!

4.3.1. Casamento civil

Casar só no civil é a opção de muitos casais que querem uma celebração modesta. Na maior parte das vezes, o casório no cartório é feito durante o dia, dispensando muitas formalidades no quesito roupa dos noivos.

Se você e seu noivo vão casar apenas no civil e fazer uma comemoração só com a família e amigos íntimos, o vestido simples não só pode, como deve ser usado!

Você poderá apostar em um vestido curto simples e deslumbrante que, aliás, pode ser garimpado em alguma promoção de boutique da sua cidade!

4.3.2. Festa durante o dia

Os casamentos realizados durante o dia não só desobrigam trajes muito formais, como o uso destes pode acabar sendo inadequado. Vestidos de noiva com muitos bordados, brilhos e decotes ficam um pouco exagerados, principalmente se a festa for em um local ao ar livre.

Portanto, para comemorações mais íntimas ao longo do dia, o uso do vestido simples é muito adequado e você vai ficar deslumbrante!

4.3.3. Festa no parque, no campo ou na praia

Festas ao ar livre geralmente são menos luxuosas e mais despojadas. Isso porque a beleza da natureza já fala por si só não sendo necessário gastar rios de dinheiro com decorações e ornamentações.

O contato com o natural e com o simples em seu estado mais puro deixam os noivos livres para vestir algo singelo. Por exemplo, se vão casar na praia é totalmente livre o uso de bermuda pelo noivo e um vestido curto pela noiva.

4.4. A aposta na riqueza dos detalhes

As noivas que preferem modelos mais clássicos e sóbrios ganham com um visual bonito e atemporal. Muito embora algumas mulheres ainda prefiram vestidos glamorosos, o vestido de noiva simples está na preferência dos grandes estilistas.

Por isso, para brilhar no dia do seu casamento com um vestido de noiva simples, aposte na riqueza dos detalhes! Abuse de elementos delicados e vistosos que farão toda a diferença no traje.

Os detalhes podem ser bem delicados e românticos, como leves bordados no cinto do vestido, nas mangas, um mais sexy como um decote profundo nas costas, ou românticos, com laços e drapeados do mesmo tecido. Qualquer pequeno elemento consegue dar um quê de sofisticação na produção da noiva.

Atualmente, há diversas inovações no mercado como manga tatuagem, plumas, tecidos diferenciados e aplicações em 3D. Assim, as noivinhas podem aproveitar-se desses recursos e o vestido básico torna-se estonteante com itens ricos que lhe garantem muita personalidade.

4.5. A combinação com maquiagem e cabelo

Outro grande dilema das noivas é escolher a maquiagem e o cabelo perfeitos e, ainda, harmonizar o look com o vestido simples. Está na dúvida sobre de que tipo de make e penteado escolher? Acompanhe algumas dicas!

4.5.1. Maquiagem

A maquiagem deve combinar com o biotipo da noiva: tons de pele, tamanho dos olhos, boca, nariz, bochechas além de realçar os detalhes do vestido.

Se o casamento for mais descontraído, realizado durante o dia ou ao ar livre, aposte em tons mais nude e levinhos. A valorização da beleza natural é uma grande tendência entre as mulheres, que estão cada vez mais independentes e modernas.

Por outro lado, o vestido simples também cai muito bem com uma make mais elaborada. A maquiagem criativa com olhos marcados e uma pele bem iluminada deixam a noiva lindíssima para as fotos!

A dica de ouro é fazer testes de maquiagem antes do casório, de preferência usando o vestido. Dessa forma, você poderá testar várias possibilidades e escolher uma que lhe deixe mais confortável e segura.

4.5.2. Cabelo

Na hora de escolher o penteado, a personalidade da noiva e o modelo do vestido também devem ser considerados.

Penteados muito armados e cheios de fixador estão em baixa e a grande tendência é, mais uma vez, destacar a beleza e a naturalidade da mulher. Penteados com um ar de bagunçados com fios soltando deixam a noiva muito estilosa.

Rabos-de-cavalo dão um toque de sofisticação e sedução ao look e podem transformar a combinação com o vestido simples em uma produção de novela!

Para quem não gosta de cabelos muito presos, fazer cachos nas madeixas e deixá-las soltas conferem leveza e modernidade à mulher. Outra opção é colocar pequenos strass e pontinhos de luz prendendo o cabelo em partes menores para que o penteado dure por toda a festa.

4.6. A atenção ao traje do noivo

Ninguém discorda que o vestido de noiva é uma das maiores atrações da ocasião, mas o traje do noivo não pode ser esquecido. Para compor um casamento com a cara do casal, os pombinhos devem estar em sintonia, inclusive no que escolheram para vestir.

4.6.1. Cerimônias clássicas

Se o vestido de noiva é, por exemplo, clássico no estilo princesa, o noivo pode seguir uma linha mais tradicional, optando por um terno. Já no caso de você escolher um vestido mais moderno ou vintage, o noivo pode ousar mais, escolhendo um smoking ou um paletó com gravata borboleta.

4.6.2. Cerimônias ao ar livre durante o dia

Para cerimônias ao ar livre durante o dia, fica muito bonito combinar um vestido de noiva com menos brilho e aplicações e um terno bem elegante em um tom de cinza mais claro. A camisa pode ser branca ou de um tom claro e a gravata pode ser da mesma cor do terno ou colorida.

4.6.3. Cerimônias no fim do dia

Já para os casamentos que acontecem no fim do dia, aconselhamos que o noivo escolha um terno azul marinho ou grafite, acompanhado por uma camisa branca.

4.6.4. Cerimônias à noite

À noite, o terno preto ou chumbo são perfeitos para acompanhar o vestido de noiva simples. Nesse caso, é dispensado o uso de coletes que pode deixar o noivo com uma sofisticação exagerada.

4.7. O mais importante: sinta-se confortável!

Beleza e conforto podem parecer ideias opostas, mas quando o assunto é o vestido de noiva, elas devem caminhar juntas! Caso contrário, o seu dia de princesa pode acabar virando um verdadeiro pesadelo!

Imagine-se horas em pé no altar ou cumprimentando os convidados com um vestido quente, pesado e que lhe pinica a pele? Um horror, não é mesmo? Por isso, por mais que suas amigas ou seus parentes digam que a beleza deve vir em primeiro lugar, pense que você precisará vestir algo confortável para dançar até se acabar com o seu amado nesse dia tão especial para vocês!

5. Ideias de vestido de noiva simples

Para finalizar esse guia com chave de ouro, preparamos algumas ideias de vestidos simples incríveis para lhe inspirar. Apaixone-se!

Vestido de noiva clássico

Para eventos mais clássicos e formais, realizados à noite e possivelmente na igreja, o vestido de noiva, por mais simples que seja, deve ter alguns elementos que lhe garantam uma elegância extra.

Para isso, opte por tecidos nobres e faça escolhas certeiras sobre seus elementos. Se optar por uma saia com volumes, por exemplo, evite rendas ou brilhos adicionais. Caso o vestido seja mais lisinho, uma manga poderosa poderá torna-lo mais chique e sofisticado.

Garanta o requinte do vestido de noiva simples com acessórios: brincos longos, véus, mantilhas e grinaldas. Escolha uma dessas opções e tenha uma entrada triunfal!

Vestido de noiva praia

O vestido de noiva para um casamento na praia deve transmitir acima de tudo fluidez, podendo até mesmo ser curto. As dicas são:

  • pouco volume da saia e tecidos bem leves, como tule e renda, garantem simplicidade ao modelo;
  • poucos bordados e brilhos;
  • considere transparências e decotes para lhe darem um ar sexy e combinar com o ambiente natural. Cuidado para não exagerar e sobrecarregar o visual!

Vestido de noiva campo

Assim como no casamento na praia, o vestido de noiva simples para casamento no campo deve acima de tudo ser leve e fluido. Aposte sempre em tecidos delicados.

Aplicações de flores de tecido em alguma parte do vestido remetem ao ambiente natural e são super românticas.

Aposte em rendas mais delicadas e transparências para dar um charme espontâneo. Para complementar o vestido mais romântico, se jogue nas coroas ou apliques de flores no cabelo.

Vestido de noiva para casamento civil ou em casa

Os casamentos menores estão em alta, seja pelo ar intimista e personalizado ou pela crise financeira que vivemos.

Aposte no vestido curto, principalmente se for realizado de dia. Eles transbordam personalidade. Por outro lado, vestidos longos com pequenas estampas e sem volume na saia caem muito bem para reuniões intimistas.

Os detalhes em renda também são uma excelente pedida para um look mais romântico e descontraído.

Vestido de vintage

Se existe um estilo que traduza simplicidade e classe, ele é o vintage. Queridinhos das noivas, denotam a delicadeza do estilo retrô, além de serem fluidos e atemporais.

O mousseline e o crepe de seda são tecidos leves que traduzem o ar vintage. A renda também bastante indicada tanto nos vestidos quanto na decoração vintage.

Para não sobrecarregar o look, aposte na delicada renda chantilly, somente nas mangas ou em alguns detalhes. Para dar um charme a mais no modelo e um ar de modernidade, fuja do branco e aposte no nude ou offwhite.

6. Conclusão

O dia do casamento é um momento mágico e inesquecível na vida de duas pessoas que se amam e resolveram celebrar a comunhão desse amor.

Por mais que cerimônias deslumbrantes e festas de arromba estejam arraigadas em nossa cultura como um protótipo do casamento perfeito, o amor dispensa essas formalidades e excessos.

O vestido da noiva, como parte dessa tradição, por muitas centenas de anos, precisou ser exuberante e luxuoso ou o casamento não estaria à altura do socialmente exigido.

Felizmente, querida noivinha, os tempos são outros e a tendência é que os casórios fiquem cada vez mais íntimos, delicados e sensíveis. Por isso, jogue para o alto esse medo bobo de usar um vestido de noiva simples: você ficará ainda deslumbrante se o vestido não ofuscar esse seu sorriso maravilhoso e o brilho do seu olhar no dia mais feliz de sua vida!

Gostou de nosso post de hoje? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de mais dicas e novidades que vão te inspirar para o grande dia!

Share This

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *