Conheça as melhores opções de lugares para casamento

Conheça as melhores opções de lugares para casamento

Depois do “sim”, começa aquela fase tão gostosa do planejamento do casamento. Quem está nessa fase sabe que uma das primeiras preocupações é sobre o local do evento.

Para alguns casais, o ar fresco, a natureza e a atmosfera de romantismo de uma cerimônia ao ar livre é o ideal, enquanto outros preferem o conforto e a versatilidade de um espaço fechado. Ambas as opções podem se tornar o cenário do casamento dos sonhos, porém cada um delas oferece suas vantagens e desvantagens. 

Se você ainda está na dúvida e quer escolher o local perfeito para seu grande dia, confira nosso post super completo com as melhores opções de lugares para casamento e elimine suas incertezas! 

1. Indoor

Vantagens 

O casamento ao ar livre fica ainda mais inesquecível quando o tempo colabora, certo? Contudo, controlar o clima é impossível e tudo pode acontecer, desde uma chuva forte até um calor insuportável.

Com um casamento indoor, essa preocupação não fará parte da sua lista. Da mesma forma, a temperatura segue sob controle. Ninguém vai passar muito frio ou calor em um ambiente climatizado e todos poderão se sentir bem mais confortáveis durante toda a cerimônia. 

Espaços fechados oferecem poucas ou até nenhuma restrição em relação à decoração. Um salão de festas, por exemplo, é como uma página em branco e você pode adorná-la da forma como quiser. Então, não existe o risco d vento derrubar a decoração ou de insetos perturbarem os convidados ou atacarem a comida!

Se você sonha com um casamento super decorado, cheio de objetos e itens simbólicos e frágeis, talvez uma cerimônia indoor seja a melhor opção. 

Desvantagens 

A limitação de espaço pode ser um problema para noivos dependendo do tamanho do casamento que desejam. Isso acontece porque espaços fechados possuem uma capacidade máxima que deve ser respeitada por questões de conforto e segurança. 

Além disso, enquanto um casamento ao ar livre pode render fotos incríveis e é possível decorar de forma mais simples, um espaço fechado pede uma decoração mais caprichada, portanto, é uma opção que pode sair um pouco mais pesada no bolso. 

1.1 Salões

Os salões de festa são os espaços fechados mais procurados para esse tipo de evento. O motivo pode ser a conveniência. Nada de penteados bagunçados pelo vento ou saltos afundando na grama.  Além disso, existe a possibilidade de poder deixar a criatividade rolar solta, já que, em relação à decoração, o céu é o limite. 

Grande parte dos salões especializados em receber casamentos conta com uma infraestrutura completa, com banheiros confortáveis, estacionamento, pista de dança, tomadas para carregar aparelhos, gerador de energia, climatização e, às vezes, até um palco. Todos esses elementos oferecem ainda mais comodidade à festa. 

1.2. Casas

Você quer um casamento mais íntimo e pessoal? Então, já pensou na possibilidade de casar em casa (ou na casa de algum parente)? Essa opção é perfeita para casais que buscam ter um casamento simbólico, com cara de festa de família. 

A ideia é decorar o espaço envolvendo objetos e detalhes da própria casa, e investir em uma festa com o clima bem informal e agradável entre familiares e amigos. Se você curtiu essa opção, saiba que é preciso ter atenção a alguns detalhes. 

Casar em casa exige moderação na hora de selecionar os convidados, uma vez que o espaço é mais limitado. Além da família e amigos, garçons, fotógrafos e o pessoal do buffet precisam de espaço para circulação. 

Os banheiros também são um ponto que precisa de planejamento. Um lavabo apenas é pouco para uma reunião com mais de 50 pessoas. Se sua casa não conta com outros banheiros, provavelmente seu casamento terá que ser mais reduzido.

A mesma coisa acontece com a cozinha: ela precisa ter espaço suficiente para que a equipe de buffet trabalhe e use seus equipamentos. Além disso, é sempre bom contratar uma ajuda extra para cuidar da limpeza dos espaços enquanto rola a festa. 

Como uma casa não conta com a mesma estrutura que espaços de evento têm, facilite a vida de seus convidados e contrate um serviço de vallet, especialmente se for complicado encontrar vagas na sua rua ou bairro. 

Por fim, casar em casa envolve outra questão: os vizinhos. Para evitar confusão ou interrupção da sua festa, o ideal é avisar a vizinhança sobre a sua festa e respeitar a lei do silêncio. Por esse motivo, casamentos em uma residência combinam mais com cerimônias diurnas. 

1.3. Igrejas

Muitas igrejas contam com salão de festas anexo, o que é muito conveniente tanto para os noivos como para os convidados, pois não precisarão se deslocar da cerimônia para a festa. 

Se essa é uma opção que te atrai, saiba que deverá se planejar com antecedência. Igrejas badaladas têm uma agenda muito concorrida e, muitas vezes, você precisará fazer a reserva com mais de um ano de antecedência. Para igrejas de bairro menos disputadas, você pode fazer a reserva alguns meses antes.

Vale lembrar que se você tem preferência por um padre, pastor ou celebrante específico, deve escolher a igreja onde essa pessoa atua ou buscar saber se ele é autorizado a realizar a cerimônia em outros locais. 

Um ponto desfavorável em relação ao casamento na igreja é que a decoração pode ser um pouco limitada, assim como a música. Isso acontece porque algumas igrejas autorizam que apenas profissionais cadastrados realizem a ornamentação. Se você deseja incluir elementos específicos em sua festa, procure saber antes se a igreja permite essa flexibilidade. 

1.4. Hotéis

Casamentos em hotéis são a tendência do momento, e muitos já oferecem pacotes ou serviços diferenciados para fazer desse dia ainda mais especial. 

A maior vantagem do casamento em um hotel é a praticidade, uma vez que todos os serviços podem ser oferecidos pela mesma empresa, sem a necessidade de lidar com múltiplos fornecedores. Até mesmo o dia da noiva, a noite e núpcias e a hospedagem de alguns convidados de fora da cidade pode ser feito no mesmo espaço. 

Vários hotéis já oferecem um pacote fechado para casamentos, o que é ideal para noivos que não têm sonho em relação a uma decoração especial e apenas querem uma festa bonita e confortável. Para os que querem dar um toque de pessoal ao ambiente, vale entrar em contato com a empresa e ver o que pode ser personalizado e negociado dentro do pacote. 

O casamento em um hotel pode ser uma opção bem econômica para os noivos, pois agregar todos os serviços em um pacote pode facilitar muito as negociações com os profissionais e render muitos descontos, além de minimizar os custos com deslocamento. 

Para noivos que possuem muitos familiares de fora da cidade e que não conhecem muito bem o local, essa é uma ótima opção, pois todos terão um local confortável para ficar e não precisarão se preocupar com o trajeto para ir e voltar para a cerimônia. 

Para que seu casamento seja um sucesso, cheque a estrutura do hotel, referências dos casamentos que foram realizados anteriormente nele, se o hotel oferece serviços como passadeiras, manobristas, garçons, maîtres, entre outros. O fundamental é garantir que sua festa seja incrível e seus convidados bem atendidos. 

2. Outdoor

Vantagens 

Seja uma manhã ou tarde ensolarada ou uma linda noite estrelada, nada se compara a atmosfera que um casamento ao ar livre pode proporcionar. Apesar dos riscos com os imprevistos da natureza, o cenário natural produz fotos encantadoras, e é simplesmente impossível recriar a beleza da natureza em um espaço interno. 

A decoração é um show à parte, uma vez que a natureza vai se encarregar de conferir uma atmosfera mágica ao ambiente. Assim, casais podem economizar bastante e utilizar alguns ornamentos para dar um charme a mais ao local, mas sem ter que investir pesado nessa parte.

Ambientes externos podem oferecer o melhor dos dois mundos, uma vez que é possível investir em tendas ou cobrir certas áreas com lona para abrigar alguns convidados. Nem sempre é possível acomodar todos, mas esse recurso garante algum conforto e protege as áreas do buffet ou a pista de dança, por exemplo. 

Desvantagens

Enquanto espaços fechados possuem uma estrutura bem montada para festas, locais abertos precisam contar com um pouco mais de compreensão e paciência dos convidados. Os banheiros e a cozinha, por exemplo, podem estar instalados em locais um pouco distantes do ambiente da festa. 

A “vida selvagem” é certamente uma das questões principais para os noivos que estão na dúvida se realizam ou não seu casamento ao ar livre. Tanto a temperatura como as condições climáticas podem atrapalhar a festa. O casal pode se preparar e marcar a data para meses com pouca incidência de chuvas, porém, tudo pode acontecer quando o assunto é o tempo. 

Além disso, bichinhos como mosquitos, sapos, marimbondos, entre muitos outros podem também querer fazer parte da festa. Se o casal, parentes ou amigos próximos forem muito sensíveis à presença de insetos, é melhor repensar o esquema de realizar o casamento ao ar livre. 

2.1. Sítios

Casar-se em um sítio é apostar em uma cerimônia com charme todo especial. Em geral, esses lugares possuem um espaço muito amplo e convidativo, podendo comportar muitas pessoas de forma confortável. 

A decoração para esses ambientes deve ser leve e combinar com o clima do lugar: muitas flores, vasos, madeira e elementos que remetam a um estilo rústico e agradável. Se a cerimônia for à noite, é essencial investir em uma boa iluminação: muitas velas, luminárias, lamparinas, luzes pisca-pisca vão deixar o espaço simplesmente fascinante, com um clima encantador.

Para o restante do ambiente, aposte em pufes, sofás confortáveis, redes ou qualquer outro elemento que lembre uma aconchegante casa de fazenda. 

Um casamento no sítio é muito cativante, porém o casal deve planejar bem a questão do deslocamento. Como esse tipo de espaço geralmente fica localizado fora das cidades, muitos convidados terão que viajar para participar da cerimônia.

Se essa é mesmo a vontade dos noivos, vale a pena pensar em um esquema de vans que busque e leve os convidados ou procurar por um hotel ou pousada que possa hospedar as pessoas. 

2.2. Jardins

Um casamento sem formalidade e descontraído. Esse é o clima da festa de quem decide casar em um jardim, cercado pela natureza, porém em um espaço mais reduzido, íntimo e cheio de graça. Assim como no sítio, o casamento no jardim tem tudo a ver com uma atmosfera rústica e romântica, sem grandes luxos.

Por ter um espaço menor que o de um sítio, o casamento no jardim combina com noivos que buscam uma cerimônia despretensiosa, com uma decoração simples e um ambiente envolvente. 

As preocupações são semelhantes às de todos os espaços abertos: mudança do tempo e os amigos da natureza. Contudo, se isso não incomodar os noivos, é possível ser muito criativo e realizar uma festa incrível em um jardim. O casal pode, por exemplo, aproveitar o espaço e substituir o buffet por um picnic. Muito prático e diferente! 

2.3. Praças

Para noivos que procuram por locais alternativos para celebrar seu grande dia, o casamento em praças e espaços públicos é o queridinho do momento! Se você sonha com um casamento diferente de tudo que já viu por aí, quer casa ao ar livre, porém não quer dar trabalho aos convidados de ter que se deslocar para fora da cidade, que tal considerar a pracinha do seu bairro? 

A boa notícia é que a utilização do espaço não envolve nenhum custo de locação, entretanto é necessário conhecer as regras de cada cidade e se informar na prefeitura sobre a necessidade de colher autorizações ou licenças. É sempre bom estar informado e preparado caso algum guarda municipal apareça. Por isso, tenha todos os documentos consigo no grande dia para evitar contratempos. 

O casamento na praça também oferece um ambiente prazeroso, área verde, com bom espaço para circulação e ainda um local livre para as crianças brincarem.

O buffet também pode ganhar toques de criatividade: aposte em clássicas comidas de praça como algodão doce e pipoca que certamente despertarão a nostalgia de muitos convidados.

Além disso, invista em comidas e bebidas simples e mais leves com cara de passeio de domingo como sanduíches, sorvete, águas saborizadas, sucos e docinhos. Uma boa dica é adotar o sistema de pulseirinhas personalizadas para garantir que apenas os convidados tenham acesso aos comes e bebes. 

Aliás, a questão do espaço público pode ser um incômodo para alguns noivos. Provavelmente, o casamento atrairá a atenção de muitos passantes, que podem querer assistir, participar e até fotografar a cerimônia. Mesmo que você tenha conseguido uma autorização da prefeitura, não é possível impedir que outras pessoas circulem pelo local, afinal é um espaço de todos. 

Além disso, participarão também da sua festa todo o barulho produzido pela vizinhança, como música alta, cachorro latindo, pessoas falando, entre outros. Isso pode ser um problema para quem deseja gravar um vídeo mais caprichado do casamento, por exemplo.

Sendo assim, se os noivos não querem abrir mão de casar em um espaço mais bucólico, porém desejam mais privacidade, o melhor é optar por um jardim que oferece um cenário parecido, porém garante que o ambiente seja usado apenas pelo casal e seus convidados. 

Outra dica importante para quem vai casar na praça é contar com a ajuda de uma assessoria para fazer a decoração. Como a praça é um espaço público, você não poderá decorar e arrumar o ambiente na véspera do casamento, uma vez que ele fica aberto e não tem como ser protegido.

O ideal é que uma equipe cuide de tudo no mesmo dia, algumas horas antes do casamento, e também cuidem da limpeza depois.

3. Fazer a cerimônia e a recepção no mesmo local ou em espaços separados: eis a questão

Por muito tempo, a maioria dos casamentos seguia o mesmo itinerário: uma cerimônia religiosa na igreja, seguida de uma recepção em outro local.

Todavia, os tempos mudaram e, como podemos ver, os casamentos hoje em dia podem ser celebrados em uma grande diversidade de ambientes. Ao mesmo tempo, a tradição foi aos poucos deixando de ser a escolha número um de casais modernos e, com isso, surge uma nova tendência: a de realizar ambas as celebrações em um só local. 

Muitos são os motivos da mudança: nem todos os noivos sonham mais com o casamento na igreja e alguns casais buscam mais praticidade e economia, uma vez que precisarão arcar com os custos de um só espaço. Contudo, simultaneamente, muitos ainda fazem questão de honrar a tradição. 

Como tudo na vida — e especialmente no que se refere a casamentos — cada escolha tem suas vantagens e desvantagens. Para optar pelo caminho que melhor representa os noivos, confira os prós e contras de cada uma dessas opções: 

Uma escolha que reflete a personalidade do casal 

Os benefícios de realizar a cerimônia e a festa no mesmo espaço são muitos, tanto para o casal como para os convidados. O casal reduz os custos e simplifica o processo de decoração, já que não precisará decorar dois ambientes diferentes.

Além disso, a praticidade em relação à locomoção é um excelente ganho. Nas grandes cidades, é um desafio encontrar estacionamento e lidar com o trânsito intenso. Realizar ambas as partes do casamento no mesmo local simplifica a vida de todo mundo. 

Muitos espaços, conectados a essa nova realidade, já são completamente adaptados atualmente e contam com ambientes diferenciados para a cerimônia e a festa. Isso permite que tudo seja feito com mais conforto e praticidade, sem perder o charme e a elegância. 

Por outro lado, um casamento mexe com os sonhos de um casal. Muitos noivos já têm em mente tudo o que mais gostariam de concretizar em seu casamento, inclusive em relação ao lugar.

Algumas pessoas têm uma relação simbólica com uma igreja ou templo em especial, ou nutriram por anos o desejo de fazer uma festa em um espaço bacana. Se, no fim das contas, o grande dia é dos noivos e o que importa é a felicidade do casal, vale a pena fazer a festa e a cerimônia em locais separados para realizar um grande sonho. 

Ademais, celebrantes de algumas religiões não têm autorização de celebrar casamentos em outro local que não seja em sua igreja. Esse ponto é muito importante para casais religiosos. Nesse caso, os noivos precisam optar por outro espaço para realizar sua festa e respeitar sua tradição religiosa ao mesmo tempo. 

Dicas para uma cerimônia e recepção no mesmo local 

Quem quer investir em um lindo casamento, mas sem abrir mão da praticidade, seja indoor ou outdoor, vai gostar da opção de fazer tanto a cerimônia quanto a festa no mesmo local. 

Uma das maiores preocupações dos noivos que optam por esse caminho é cuidar para que a transição entre esses dois momentos seja elegante. Se o local que você escolheu não dispõe de dois de dois ambientes separados, o ideal é decorar uma extremidade do espaço com um pequeno altar e colocar cadeiras suficientes para todos para a cerimônia.

À medida que as pessoas chegam, uma equipe pode direcionar todos para lá. Com o fim da cerimônia, os convidados podem ir, aos poucos, para a outra extremidade do espaço, onde estão organizadas as mesas.

Posteriormente, a equipe pode transformar esse espaço que era o altar em uma estação para o buffet e o bolo. Isso vale tanto para ambientes abertos como fechados. 

Vale lembrar que, mesmo não sendo uma igreja ou templo religioso, um clima de formalidade é necessário. Portanto, oriente o buffet a não servir nada, especialmente bebidas alcoólicas. 

No caso de um casamento ao ar livre, inclua um mimo em casa assento como um leque nos dias de verão, por exemplo. Ajuda a espantar o calor, que pode tirar totalmente a concentração dos convidados durante a cerimônia. 

Por fim, antes de fechar o contrato, verifique como funciona a cobrança do espaço por hora adicional. Já que você fará a cerimônia no mesmo local, o casamento terá uma duração maior. Deixe tudo combinado de antemão para poder aproveitar sua festa sem preocupações. 

São muitas as opções de lugares para um casamento do jeito que você sempre sonhou, portanto analise as alternativas com cuidado para escolher o ambiente que será o cenário desse dia inesquecível! 

Gostou de saber mais sobre as opções de lugares para casamento? Então, aproveite sua visita e assine nossa newsletter, assim você recebe todas as nossas novidades e atualizações diretamente por e-mail! 

Share This

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *