Afinal, por que maio é o mês das noivas?

Afinal, por que maio é o mês das noivas?

Se você se interessa pelo tema casamento, provavelmente já ouviu falar que maio é o mês das noivas. Mas sabia que existem diversas histórias que ajudam a explicar por que esse mês foi escolhido?

No texto de hoje, abordaremos algumas delas para que você compreenda melhor essa escolha e fique ainda mais por dentro do universo dos casamentos. Continue a leitura e confira!

Tradição importada

A cerimônia do casamento como conhecemos hoje se firmou entre os anos de 1534 e 1539, tornando-se um acontecimento público em que as pessoas são convidadas para celebrar a união com a presença de um representante da igreja.

Mas será que maio sempre foi o mês escolhido para casamentos? De onde surgiu essa tradição? Essas são algumas questões muito comuns e, de fato, pouca gente conhece os motivos.

No entanto, existem diversas explicações para que esse mês seja considerado simbólico para casamentos. Embora elas sejam somente especulações e não haja um consenso a respeito do motivo da escolha do período, algumas hipóteses foram criadas.

Uma das teorias que explicam que maio seja o mês das noivas é a de que essa tradição foi importada do hemisfério norte. Lá, o mês de maio é muito importante para os costumes populares, sendo comemorado com muitas flores, pois é nesta época que a primavera chega ao seu ápice.

Não é nenhum segredo que as flores são associadas ao amor e ao casamento — e é exatamente esse o vínculo para que maio, de acordo com essa teoria, fosse considerado propício para casamentos.

Dizem também que a escolha deste mês no hemisfério norte foi feita por conta da temperatura.Durante a Idade Média, tomar banho em temperaturas muito baixas era quase impossível, afinal, ainda não existia chuveiro elétrico ou calefação e tomar banhos em temperaturas abaixo de zero não é muito agradável.

Era em maio que o primeiro banho anual era tomado, sendo este o momento ideal para que os noivos pudessem caprichar, usando muitas flores para se perfumar e levando um ramo bem perfumado para a cerimônia — que acabou se tornando o que conhecemos como o buquê.

No Brasil, é outono durante o mês maio. No entanto, nós importamos a tradição e a mantemos até hoje.

Ligação com a religião

Embora não exista nenhuma passagem bíblica citando o mês das noivas, há outra teoria que diz que o período foi instituído por influência da Igreja Católica. Em maio, a igreja realiza a consagração de Maria, mãe de Jesus Cristo. Com isso, a relação entre maio e as noivas se dá pelo fato de que antigamente era considerado que todas as noivas queriam ser mães.

Atualmente, a maternidade não é vista como obrigatória para as noivas. Porém, o mês de maio continua sendo considerado como delas para manter a tradição. Dizem que as noivas que se casam em maio têm mais sorte, o que acaba fazendo com que muitas mulheres prefiram se casar nesse período.

Meses com maior preferência para a realização de casamentos

Embora praticamente todos saibam que maio é considerado o mês das noivas, essa não é a época mais escolhida para a realização de casamentos.

No Brasil, os meses em que ocorrem a maior parte das cerimônias são dezembro e janeiro. Não é difícil imaginar os motivos, não é mesmo? Férias coletivas em grande parte das empresas e o décimo terceiro salário são algumas das razões que tornam esses meses os queridinhos para a celebração.

Dessa forma, os convites para o casamento têm mais chances de serem bem recebidos e os convidados de aparecerem na festa. Os noivos também conseguem aproveitar melhor o período da lua de mel, sem contar que o dinheiro extra ajuda muito.

Na realidade, nem na Europa o mês de maio atualmente é considerado o melhor para casamentos. Na Inglaterra, por exemplo, o mês em que essas comemorações são mais frequentes é junho. Isso porque, na Antiguidade, essa era a época em que os romanos homenageavam Juno, que é a deusa das mulheres e também dos casamentos. Interessante, né?

No hemisfério sul, a primavera começa em setembro, sendo esse o mês considerado como ideal para o casamento. O clima não está tão quente quanto no verão nem tão frio quanto no inverno, proporcionando mais chances de que a temperatura esteja ideal na data da cerimônia.

Já os estadunidenses preferem se casar em fevereiro. Na verdade, há uma grande concorrência nesse período, que chega a ser considerado o mês nacional dos casamentos. Isso acontece porque o Dia dos Namorados é comemorado em 14 de fevereiro. Sim, a data é diferente do Brasil, que acontece em 12 de junho.

Uma curiosidade é que o Dia dos Namorados só foi começar a ser celebrado por aqui em 1949. Antes disso, não havia um dia específico para essa celebração. Essa diferença existe porque um dia antes os católicos comemoram o dia de Santo Antônio, que é conhecido como casamenteiro. Muitas mulheres pedem a ele que consigam realizar o sonho de se casar.

Permanência da tradição

Ainda que maio não seja mais a primeira opção dos brasileiros quando se trata de marcar a data do tão esperado dia, muitos noivos optam por respeitar a tradição e agendar o casamento para esse período.

Há também uma movimentação maior no mercado e acontecem muitos eventos para noivas, fazendo com que esse seja o mês em que o tema casamento está mais presente na mídia, o que também acaba sendo um estímulo para que a tradição seja mantida.

A melhor data é aquela que for escolhida pelo casal, que guardará para sempre as lembranças desse momento tão especial!

Independentemente de a escolha ser feita porque maio é o mês das noivas ou em dezembro e janeiro por conta das facilidades desse período, o importante é que esse dia seja especial para os noivos e que tudo saia como desejado.

Agora que você já conhece algumas explicações para que maio seja considerado o mês das noivas, que tal nos seguir nas redes sociais (Facebook, YouTube e Instagram)? Por lá, nós sempre compartilhamos informações interessantes como esta!

Feira da Noiva

Share This

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *