9 dicas para escolher bem o vestido das daminhas

9 dicas para escolher bem o vestido das daminhas

Tão importante quanto o vestido da noiva é o vestido para daminhas — e justamente por isso, esse é um detalhe que pode causar apreensão na hora de organizar a cerimônia e deixar o casal de noivos um pouco perdido com tantas opções.

É preciso considerar a idade da criança, o estilo do casamento e também criar uma harmonia com as preferências do casal. Além disso, existem outras dicas importantes para garantir que a escolha seja bem feita e permita que a daminha, além estar de bonita, também possa aproveitar esse momento.

Você está organizando o seu casamento e ainda não escolheu o vestido para a daminha? Não tem problema, confira as 9 dicas que separamos e acerte na escolha!

1. Não faça uma versão em miniatura do vestido da noiva

Um dos erros mais comuns na hora de escolher o vestido da daminha é imaginar que ela deve ser uma espécie de “mininoiva”. Saiba que o ideal é optar por um modelo que esteja em harmonia com o seu, mas não necessariamente seja da mesma cor ou exatamente uma réplica.

O mais importante é que os modelos consigam “conversar entre si”, mas é totalmente desaconselhável que a criança seja vestida como uma miniadulta. Assim, busque por inspirações que tenham relação com a idade da criança e que tragam alegria e frescor para sua cerimônia.

2. Considere o local e o horário da cerimônia

Na hora de definir um traje, é sempre importante ficar atento aos detalhes da cerimônia, já que são eles que ditam aspectos fundamentais como o tecido, o comprimento e a presença (ou não) de brilhos e detalhes.

Para os casamentos à noite, por exemplo, dê preferência aos tecidos mais nobres e a modelos com brilhos ou com alguns bordados. Já os casamentos durante o dia (pela manhã ou à tarde) pedem por tecidos mais leves e modelos com menos brilho.

Além disso, o local da cerimônia também interfere na escolha. Um casamento na praia, por exemplo, pede por um vestido mais leve e curto, que facilite a locomoção da criança e também traga conforto. Diferente de um vestido para uma cerimônia formal, em uma igreja.

3. Lembre-se da estação do ano

Você se casará no inverno ou no verão? Considerar as condições climáticas é muito importante para pensar em um vestido capaz de deixar a sua daminha confortável.

Para o inverno, a dica é apostar nos tecidos mais encorpados como o veludo e o tafetá, ou em sobreposições inteligentes capazes de aquecer e deixar a criança bonita, como boleros e até casacos que tenham relação com o modelo do vestido.

Já para encarar as altas temperaturas do verão brasileiro, opte por tecidos leves e modelos esvoaçantes, como o algodão, a organza e a seda.

4. Pense no estilo da sua cerimônia e dos noivos

Vocês estão planejando um casamento mais romântico e tradicional ou moderno e despojado? O estilo dos trajes de vocês será formal ou com cortes diferenciados? Tudo isso deve ser considerado na hora de escolher o vestido para daminhas.

Isso porque é preciso que todos os trajes tenham uma sintonia entre si. Se vocês são um casal moderno e que dispensam o formalismo, um vestido de daminha tradicional pode ficar destoante.

Assim, se você está planejando um casamento mais romântico, por exemplo, escolha um vestido para a daminha que seja mais delicado, como os rendados. Já os casamentos tradicionais pedem por modelos como os com saia de tule e algum brilho.

5. Encontre a cor ideal do vestido para daminhas

Atualmente, está muito em alta usar vestidos coloridos para as daminhas e até estampados, que combinam muito bem com os casamentos ao ar livre.

O importante é que a paleta tenha relação com as cores da sua decoração (mas não seja exatamente no mesmo tom, para que a daminha não corra o risco de ficar “apagada” ou “misturada à decoração” no álbum de fotos).

Lembre-se de que o branco é destinado apenas para a noiva, por isso invista em alguns detalhes coloridos para trazer essa diferenciação e também o frescor da infância, como uma fita colorida na cintura ou alguns pontos de cor.

Caso as daminhas tenham idades diferentes, pode ser legal usar cores também distintas e que estejam mais de acordo com a idade de cada uma delas. Nesse caso, você pode investir em modelos de vestidos diferentes, mas que conversem entre si, ou em modelos iguais e de cores diferentes.

Para as damas de honra adultas, o mais indicado é que os modelos dos vestidos sejam diferentes, mas as cores todas iguais. Já para as crianças, as cores podem variar — o conjunto, colorido, fica bem relacionado à idade das pequenas.

6. Preste atenção ao comprimento correto do vestido

Outra dica importante é ficar de olho no comprimento do vestido. O ideal é que ele não cubra os pés da criança, sendo o limite o ossinho do tornozelo.

Mas, atenção: se você está planejando um casamento ao ar livre, no campo ou na praia, por exemplo, é preciso que os vestidos tenham um comprimento menor, geralmente abaixo do joelho, para garantir mobilidade e conforto à criança, evitando acidentes.

7. Escolha o tecido certo para o caimento perfeito

Além de considerar as condições do clima para o dia do seu casamento, pense também no caimento do tecido. Lembre-se de que as crianças se comportam diferente dos adultos e, por isso, investir em tecidos com bom caimento é essencial para um visual bonito e confortável.

Os mais indicados, nesse sentido, são: o cetim, a renda e a organza de seda. Já os de fibras sintéticas são os menos recomendados, pois possuem um caimento ruim e que pode interferir no resultado final do vestido.

8. Considere a antecedência da escolha

Se você pretende alugar o vestido para a daminha, o mais indicado é que a escolha seja feita com mais ou menos dois meses de antecedência.

É preciso fazer, no mínimo, duas provas para garantir que o tamanho e o comprimento estejam precisos para o grande dia (lembre-se de que as crianças podem crescer bastante de um mês para o outro, dependendo da idade).

Se você planeja mandar fazer o vestido, o ideal é que esse período mínimo seja de quatro meses de antecedência. Afinal, você terá de separar tempo para escolher o modelo, o tecido, as cores e todos os outros detalhes.

9. Pense nos sapatos e nos acessórios

Além de escolher o vestido, você também deverá optar por sapatos e acessórios que estejam de acordo com o modelo escolhido e também com a sua cerimônia.

Os sapatos coloridos costumam ser uma ótima ideia, já que trazem aquele ponto de cor interessante que comentamos previamente. Contudo, fique atenta para o conforto do modelo.

Para o cabelo, invista em enfeites simples como as tiaras, as guirlandas de flores (muito românticas e indicadas para casamentos ao ar livre), as mini rosas, as fitas e os laços.

Com essas dicas, ficou mais fácil escolher o vestido para daminhas? Baixe também o nosso e-book “Passo a passo: como escolher o vestido de noiva dos seus sonhos!”

Share This

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *