Cerimonial para casamentos: vale a pena ou não?

Cerimonial para casamentos: vale a pena ou não?

Organizar um evento não é lá uma coisa muito fácil, ainda mais se tratando do seu próprio casamento. Muitas coisas precisam ser decididas e pensadas: a data, o lugar da cerimônia, o lugar onde a festa será realizada, a quantidade de convidados, se o lugar comporta todos os convidados confortavelmente, o orçamento, a decoração, as flores, o buffet, o vestido da noiva

Enfim, existe uma infinidade de detalhes para serem minuciosamente analisados, afinal estamos falando do seu casamento, a realização de um sonho, o grande dia da noiva e do noivo, em que vocês esperam que tudo saia perfeito!

Aí surge a questão: vale a pena contratar um cerimonial para casamentos para ter uma ajuda especializada na hora de organizar tudo para o grande dia? Se você está com essa dúvida, leia o nosso post e confira se vale ou não a pena contar com esse serviço!

O que faz um cerimonialista de casamentos?

Primeiramente, para saber se vale ou não a pena contratar um cerimonial para casamentos, é preciso compreender o que faz um cerimonialista. Trata-se de um profissional capacitado e especializado na organização de casamentos.

O cerimonialista pode ser formado em Relações Públicas e especializado em eventos ou então ser Técnico em Eventos. No entanto, atualmente, não é exigido diploma para trabalhar na área.

A função do cerimonialista de casamentos é fazer a organização do evento por etapas. São feitas reuniões com os noivos para saber de suas preferências, gostos e ideias — já que o grande dia é deles! Ele poderá participar da escolha do local indicando aos noivos as melhores opções, ajudar na escolha do buffet, da decoração, lidar com as cobranças dos serviços para o casamento e até organizar na disposição dos convidados nas mesas.

Em geral, o trabalho do cerimonialista é instruir os noivos com a organização e ajudá-los a fazer boas escolhas em tudo que envolva a cerimônia, a festa e os convidados.

Na cerimônia, o cerimonialista ainda tem a função de coordenar a equipe de fotografia e filmagem, cuidar da recepção dos convidados, organizar a entrada das pessoas na igreja e dar total assistência e suporte para os noivos, resolvendo todo e qualquer contratempo que possa interferir, cuidando para que absolutamente tudo saia perfeito.

Muitas pessoas não fazem nem noção de quantas questões e detalhes envolvem uma cerimônia de casamento, e a maioria dos noivos não têm tempo ou disposição para lidar com toda a parte de organização.

Aí é que entra em cena o cerimonial para casamentos, que rege tudo como um verdadeiro maestro, desde a pré-produção até o dia da execução do evento. E como perfeição é o que se espera nesse dia tão especial, atenção e responsabilidade são características essenciais em um profissional desse ramo.

Quais as diferenças entre um casamento com e sem cerimonial?

Caso os noivos optem por prepararem e realizarem seu casamento sem um cerimonial, a principal diferença é que eles terão que se esforçar muito mais para cuidar de todos os detalhes. Para os casais que são bastante atarefados, muitas vezes isso acaba comprometendo a qualidade da cerimônia.

Por exemplo, o casal terá que, em primeiro lugar, se familiarizar com tudo o que é necessário para preparar a cerimônia: todos os detalhes que devem ser vistos, os fornecedores que devem ser contratados, como uma cerimônia de casamento é conduzida, quais tipos de detalhes devem ser checados em cada contrato para se assegurar de que não está contratando um serviço ruim ou que possa dar problemas etc.

Cada um desses detalhes, por si só, já ocupa bastante tempo do casal. Por exemplo: pesquisar cada serviço que deve ser contratado para a cerimônia na igreja, escolher as flores para serem vistas nesse momento, pesquisar qual flor é da preferência do casal e quais floriculturas da região a disponibilizam, verificar orçamento e checar quais estão de acordo com os valores estabelecidos por vocês sem comprometer outros serviços, checar quais deles são os melhores fornecedores e verificar se são confiáveis, checar se o contrato de prestação de serviço possui alguma brecha que possa causar problemas para o casal posteriormente, assinar contrato, checar se está tudo correto próximo ao casamento e também no dia da cerimônia.

Já deu para cansar, não é mesmo? Imagine isso com todos os detalhes da cerimônia e da recepção: vestido da noiva e trajes do noivo, sapatos, gravatas, flores, iluminação, fotógrafos e cobertura de vídeo, roupas das daminhas de honra, músicas da cerimônia, DJ ou banda para a recepção, aluguel de espaço, cadeiras, buffet, móveis e decoração, carro para levar a noiva até a igreja, serviço de maquiagem e cabelo, entre tantos outros.

Outra diferença é que, como muitas vezes o casal não possui muito conhecimento sobre detalhes de cerimonial, acaba ficando perdido sobre a condução da cerimônia, o que pode gerar um pouco de confusão inicialmente.

O resultado é um casamento que realmente ficou totalmente nas mãos dos noivos, mas que deixará todos bastante cansados até o grande dia.

Quais as vantagens de se contratar um cerimonial para casamentos?

Por mais que a noiva seja uma pessoa extremamente organizada, às vezes fica difícil de cuidar de toda a organização e ainda ser a principal atração da festa. E você pretende mesmo deixar a organização do grande dia da sua vida nas mãos de outra pessoa que não seja especializada nisso?

Quando se pensa apenas na organização do casamento, pode até parecer um gasto desnecessário, mas, e no dia do evento? Você tem com quem contar para resolver quaisquer imprevistos que possam acontecer?

É claro que a noiva é perfeitamente capaz de organizar o seu casamento, afinal, ninguém além dela mesma sonhou por mais tempo com o que seria o seu casamento perfeito. No entanto, é muito interessante contar com ajuda profissional para garantir que o grande dia seja absolutamente perfeito, tanto para os noivos quanto para os familiares e convidados.

Pense bem: o cerimonialista, além de ser especializado em organizar casamentos e dispor de tempo para isso (coisa que você talvez não tenha no seu dia a dia), ainda possui contatos e fornecedores de confiança, diminuindo a chance de você se complicar ao organizar sozinha.

Se a sua preocupação está em o cerimonial para casamentos escolher tudo por você, esqueça isso. No decorrer das etapas da organização do casamento, os noivos e o cerimonialista terão vários encontros e ligações em que os noivos estarão sempre deixando claras suas vontades. Nada pode ser feito, decidido ou contratado sem que os noivos estejam de acordo.

Checklist para casamento

Quais as maiores dificuldades que os noivos enfrentam quando não contratam um serviço de cerimonial?

Não contar com um cerimonial para casamentos é uma escolha que deve ser bem pensada pelos noivos, pois acaba gerando uma série de dificuldades que poderão até mesmo comprometer a cerimônia.

Em primeiro lugar, noivos que não conhecem muito sobre produção de eventos ou que não tenham ido a muitos casamentos podem ficar perdidos até mesmo sobre quais são efetivamente todos os serviços que devem ser contratados e algo ser visto em cima da hora.

Além disso, como a maioria dos noivos trabalha bastante, verificar tudo com calma pode ser uma tarefa bastante difícil, principalmente se o casamento foi marcado para uma data próxima. A correria pode gerar estresse, cansaço e, em alguns casos, brigas desnecessárias. O dia do casamento é muito importante e é ideal que os noivos estejam bem nesse dia, sem terem que pensar em problemas com fornecedores nesse momento.

Por fim, por não conhecerem muito sobre a área e quais são os principais fornecedores, os noivos podem se deparar com fornecedores que cobram um valor bem acima da média do mercado ou então investir em algum profissional que cobra um preço mais razoável, mas que não tem um trabalho com a qualidade que seu casamento merece.

Isso sem contar os inúmeros profissionais irresponsáveis que existem por aí e que podem gerar um aborrecimento muito grande justamente no dia que deveria ser o mais especial da vida do casal.

Contratar o cerimonial para a organização ou apenas para o grande dia?

Existem duas opções de cerimonial para casamentos para os noivos escolherem: o serviço completo, que atua em toda a organização do casamento e evento, ou o serviço apenas para o grande dia, que deve ser contratado com no mínimo 30 dias de antecedência.

Isso porque, mesmo que o cerimonialista trabalhe apenas no dia do casamento, para evitar e lidar com os imprevistos, é necessário que o profissional esteja ciente de tudo o que os noivos contratarem, para que possam alinhar todos os detalhes, entrar em contato com os fornecedores e verificar possíveis pendências, garantindo de tudo transcorra perfeitamente.

Qualquer das duas opções de contratação é vantajosa, mas cada uma se alinha melhor a cada caso. Quando a noiva dispõe de tempo para organizar tudo, já conta com alguns fornecedores confiáveis e o casamento é de pequeno ou médio porte — inferior a 120 convidados —, contratar o cerimonial apenas para o dia do casamento pode ser uma opção vantajosa, já que o investimento nesse serviço será menor.

Já se a noiva está tendo dificuldades em organizar os detalhes do casamento devido a uma rotina mais agitada e ainda por cima não tem fornecedores de sua confiança, o ideal é contratar um cerimonial para auxiliar em toda a organização, principalmente se o casamento for de grande porte. Até porque, quanto mais próximo se está do casamento, mais a correria aumenta para que tudo saia em ordem, principalmente nas últimas semanas.

Como encontrar um bom cerimonialista de casamentos?

Pesquise! Converse com seus conhecidos, procure profissionais e empresas de cerimonial que tenham portfólio e boas referências, que se mostrem confiáveis e especializados no negócio. Não caia no erro de contratar um cerimonial que saia mais em conta, mas que não lhe apresente boas referências.

Lembre-se: você está procurando por um profissional no qual depositará a confiança para a organização de um dos dias mais importantes da sua vida!

Você é uma noivinha desesperada em busca de mais informações sobre o cerimonial para casamentos? Então siga a gente no Facebook, Instagram e assine nosso canal e fique por dentro de todos os detalhes desse universo!

Checklist Interativo

Share This

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *