Da noiva aos convidados: entenda as roupas de casamento ideais

Da noiva aos convidados: entenda as roupas de casamento ideais

O casamento é uma data muito especial para noivos e também para todos os que farão parte dessa grande festa  — como os convidados, madrinhas e padrinhos. São muitos os preparativos: encontrar um local, pensar na lista de convidados, quem vai organizar a festa, qual será a temática, quem vai cuidar da alimentação e da música, encontrar um fotógrafo e pensar nas roupas de casamento para todos os presentes.

Esta é uma das maiores preocupações, os trajes. Eles devem combinar com o estilo da festa, com o local escolhido e também com a personalidade dos noivos. É preciso pensar na roupa de todos que estarão na festa (madrinhas, padrinhos, damas de honra e convidados em geral).

E como os noivos já precisam pensar em todos os outros preparativos, nós vamos te ajudar agora com as roupas e trajes ideais para todos aqueles que vão participar da festa. Fique atento às dicas que vamos te passar agora, pois elas serão de grande ajuda!

Quais são os diferentes tipos de trajes para o casamento?

1. Esporte fino

Pode até parecer estranho pensar num traje que tende para o esportivo quando o assunto é casamento. Mas, ao mesmo tempo, tenha em mente que o grande dia é seu e você pode escolher o estilo da festa. Não há nada de mais em optar por um traje mais descontraído para os convidados se esse também for o seu estilo e o do noivo.

Esse tipo de traje é ideal se você for se casar na praia ou mesmo no campo, e se for durante o dia, é perfeito! Se a sua festa for em casa, num ambiente menor e só para os mais íntimos, esse ar mais despojado do esporte fino cai muito bem.

Para as mulheres

Não é aconselhado o uso de vestidos ou saias longas já que a barra ficará arrastando na areia ou na grama. Quando o assunto é sapato, vale o salto mais grosso, já que os finos afundarão em determinados ambientes e isso pode causar muito transtorno entre as convidadas.

Para os homens

Para eles, a gravata está dispensada já que estamos falando de um ambiente mais leve e descontraído (muitos convidados vão vibrar de alegria por conta disso). É possível usar mocassins e camisas com as mangas dobradas, algo muito útil em dias de calor e em locais ao ar livre.

Se o casório for à noite, vale colocar um visual mais incrementado com camisas de tons escuros ou mesmo ternos, dependendo do clima.

2. Gala ou black tie

Aqui já dá para imaginar que o traje será mais formal e pomposo. Se você vai se casar na igreja ou se o local da recepção é num ambiente mais clássico, esse é o tipo de estilo mais indicado tanto para vocês, noivos, quanto para os convidados.

Para as mulheres

Se você está pensando que nesse caso só cabe um longo, abra a sua mente um pouco mais. Hoje em dia existem dezenas de modelos de vestidos e saias que conseguem ficar muito elegantes com um comprimento menor. Quer ver um exemplo? A midi.

Esse modelo é extremamente chique e consegue ir a casamentos mais formais sem nenhum problema. Os vestidos na altura dos joelhos e acima deles também são permitidos.

Para esses mais curtos, uma dica é usar tecidos mais leves e fluidos como a seda, por exemplo. Os acessórios dão o toque necessário: saltos finos, joia com pedrarias, bolsas com apliques, entre outros.

Para os homens

O smoking preto é decisivo para os homens e quanto a isso não há discussão. Tem até um tipo de calçado que combina muito bem com esse estilo: o envernizado. Mas não é uma regra e o convidado pode sim usar um outro modelo que seja tão formal quanto a ocasião.

3. Passeio completo

Esse tipo de traje é um meio termo entre o esporte fino e o de gala, também é o mais usado em festas de casamento. Ideal para tempos quentes, pois as roupas costumam ser mais leves.

Para as mulheres

Saltos finos e uma carteira de festa são acessórios indispensáveis nesse tipo de traje. Quanto à roupa, certamente os vestidos são as melhores opções e eles podem ser dos mais variados tamanhos.

Os sapatos e acessórios devem combinar a cor da roupa, mas não estamos falando que precisam ser iguais. Por exemplo, cores frias pedem combinações com a cor prata, já as quentes, cor dourada.

Para os homens

Não é necessária a formalidade do smoking. Um terno com uma bela gravata já consegue fazer o necessário para um evento nesse estilo. É possível usar as cores de acordo com o horário do casamento, se será durante o dia (peças claras) ou à noite (tons mais fortes e escuros).

Colocar ou não o tipo de traje no convite?

Eis uma dúvida que passa pela cabeça de diversas noivas e, para resolver a dúvida, aqui vai uma dica infalível: é bom indicar no convite o tipo de traje. Isso ajuda, e muito, os convidados a escolher a roupa certa para a ocasião. Já pensou o constrangimento que alguns podem passar por estarem vestidos de forma inapropriada? Ninguém quer isso!

Se você não está querendo colocar o tipo de traje e quer que os convidados se sintam mais livres para se vestir, não tem problema. Se o seu casamento for na praia, no campo ou mesmo em casa, essa localização já será o suficiente para entender qual é o tipo de roupa compatível para a ocasião.

Optou por um casamento temático? Aí não tem muito pra onde correr, especificar o traje é obrigatório. Esse tipo de cerimônia não é das mais comuns então os convidados podem se sentir um tanto perdidos quanto ao tipo de roupa. Por exemplo: você fará uma cerimônia na época do São João e deseja que a cerimônia seja compatível com a época do ano. Nesse caso, vale pedir para que todos compareçam a caráter.

Como escolher o vestida de noiva?

Eis aqui o ponto auge da cerimônia. Todos estão ansiosos para ver o seu vestido e você também quer que ele seja completamente perfeito. Para encontrar o vestido ideal vamos  passar algumas dicas que facilitarão muito a sua escolha.

1. Faça uma pesquisa

Já é meio que automático pesquisarmos na internet antes de comprar alguma coisa. Por que não fazer o mesmo quando o assunto é o vestido de noiva? Veja diversas imagens, olhe blogs e sites sobre o assunto. Assim, você terá uma ideia do estilo e modelo que deseja usar e quais as suas preferências.

Você não precisa optar por um único tipo, afinal de contas, é possível gostar das mangas de um, da gola de outro e por aí vai. Imprima os seus modelos preferidos e marque as partes que mais te encantou em cada um deles.

2. Siga o seu estilo

Não existe um vestido melhor ou mais bonito que o outro, existe aquele que tenha exatamente tudo o que você sempre sonhou. Porém, algumas coisas são diferentes e precisam refletir os seus desejos.

Digamos que você deseje um vestido com mais balanço, que se movimente junto com o seu corpo. Para isso, o ideal é providenciar tecidos mais leves e finos que proporcionem um bom caimento e que consigam se adequar ao modelo desejado.

Outro ponto é a cor. Ué, mas vestido de noiva não tem que ser branco? Não, até porque, não existem regras. Você pode optar pelas mais diversas cores de vestidos de noiva. Os perolados misturados com branco são uma ótima opção se você quer sair do tradicional, por exemplo.

3. Pense no quanto pode gastar

Antes de procurar o vestido dos sonhos, seja realista e determine quanto de dinheiro pode ser gasto nele. Primeiro, você terá que decidir se quer alugar, comprar ou mandar fazer. Cada uma dessas escolhas precisa de um pensamento diferente na hora de escolher o valor do vestido. Na dúvida, pesquise!

Outra opção é comprar o vestido pela internet. São muito mais opções de modelos, cores e tecidos e os preços podem ser mais baixos. Uma dica é escolher um vestido de tamanho maior e pedir para uma costureira apertá-lo e deixá-lo moldado ao seu corpo. O ponto negativo disso é correr o risco do vestido não ser exatamente aquilo que estava na imagem, e também não poder ser ajustado.

4. Pesquise com antecedência

A escolha do vestido de noiva é uma das coisas que mais leva tempo. Você quer que tudo seja perfeito nesse dia tão especial? Nada mais justo que o visual seguir essa linha de pensamento. A melhor forma de garantir que tudo saia do jeito desejado é fazer tudo com antecedência.

Assim, é possível conseguir um melhor custo-benefício e, ainda, dá tempo de fazer diversos ajustes na peça, caso seja necessário. Quer uma boa dica? Aproveite as oportunidades que surgem em feiras voltadas para esse mercado. Dá para encontrar diversos modelos em um único lugar, por um bom preço e você ainda economiza tempo.

5. Escolha um modelo que combine com o estilo da festa

Já pensou em fazer um casamento na praia com um vestido tradicional, com saias volumosas e rodadas e cintura bem marcada? Não dá não é mesmo? Pois é, por isso que o modelo do vestido precisa estar compatível com o local para que ele não se torne um problema durante a cerimônia e toda a festa.

Qual o traje perfeito para o noivo?

Não só de noiva vive o casamento não é mesmo? A roupa do noivo é de extrema importância e, apesar de não ter tantos detalhes quanto o vestido da noiva, a escolha do traje dele é muito importante. Como não existem tantos modelos diferentes, o principal é saber diferenciar um do outro para saber em qual  ocasião determinado tipo é indicado

Para te ajudar nisso, listamos algumas dicas bem legais dos mais variados trajes de noivos para dar aquela “mãozinha” que toda noiva adora!

O traje certo

Para conseguir selecionar um dos trajes listados acima, a sua maior pista será seguir o estilo da festa. Além do mais, outros fatores devem ser levados em consideração:

  • Local: praia, campo, igreja, salão de recepção;
  • Horário: de manhã, de tarde ou de noite;
  • Tipo físico: baixo, alto, magro, musculoso;
  • O vestido da noiva: mais tradicional ou moderno;

Você não precisa, necessariamente, escolher a roupa do noivo também. Afinal de contas, quem tem que provar o modelo e se sentir bem dentro dele é o seu futuro esposo. Se ele estiver um pouco perdido, uma boa ajuda é passar essas dicas que acabamos de te mostrar. Vai ficar bem mais fácil!

Tipos de traje

1. Black tie ou smoking

Esse modelo é bem característico dos norte-americanos. Quem nunca viu um modelo como esse nos filmes? São para casamentos muito formais, tradicionais e que serão realizados no período noturno.

Eles possuem em comum o paletó com a lapela de cetim e a calça deve ser da mesma cor. Mas qual a diferença entre esses dois? O que muda é a cor do paletó: enquanto no black tie o paletó é branco, no smoking é preto.

2. Terno

Esse modelo já é bem conhecido de todos. É uma opção clássica, tradicional e o melhor de tudo? Não sai de moda nunca! Ou seja, o seu par romântico poderá aproveitar o traje dele em outras ocasiões. Ele é muito versátil e pode ser usado a qualquer hora do dia, bastando adaptar a cor.

3. Fraque

O fraque também não é muito visto aqui no Brasil, mas esbanja charme e elegância. Com a parte de trás mais comprida que a maioria dos trajes e com botões na altura da cintura, é um modelo muito utilizado pelos ingleses para cerimônias diurnas. Já no Brasil, é muito utilizado à noite.

4. Meio fraque

Esse aqui você não conhecia? Então está na hora de conhecer, já que o meio fraque foi criado por nós, brasileiros. É uma roupa bem legal para o noivo que quer formalidade mas sem toda pompa e circunstância do fraque inglês. A principal diferença é a cauda, que na versão brasileira não existe.

E as madrinhas e os padrinhos?

Se o assunto é roupas de casamento, a madrinha e o padrinho não poderiam faltar por aqui. Esses são convidados de destaque e precisam de uma certa orientação dos noivos para saber o que deve ou não ser usado.

Madrinhas

Algo que está se vendo muito nos casamentos são as madrinhas com roupas iguais ou que estejam usando, pelo menos, cores iguais ou parecidas com modelos diferentes.

Essa tradição já é bastante antiga lá nos Estados Unidos. É só colocar pra rodar um daqueles filmes de comédia romântica que você vai ver. Optar por determina a cor e o modelo das roupas tem seus pontos positivos e negativos.

  • Pontos negativos: essa escolha pode apagar com a personalidade das madrinhas, deixá-las chateadas porque a cor escolhida pode não cair bem para o tom de pele de algumas.
  • Pontos positivos: você poderá escolher a cor que mais combina com o estilo do seu casamento e também que esteja de acordo com o seu próprio vestido.

Padrinhos

A roupa deles também pode ser padronizada. Você pode combiná-la com o traje do noivo ou escolher um específico para eles. Por exemplo, dentre os tipos de trajes para noivos citados mais acima, dá para escolher um deles. É possível padronizar também:

  • O tipo e a cor da gravata;
  • Só com colete e sem terno;
  • A cor da camisa como destaque;

Na hora de escolher os vestidos das madrinhas ou o traje dos padrinhos é preciso pensar em algo muito importante: vai ter tecido da mesma cor pra todo mundo? Lá nos EUA, são os noivos que presenteiam essas pessoas tão importantes em suas vidas com a roupa que eles vão usar no grande dia. Como aqui no Brasil não temos esse hábito, pense bem antes, pode ser que não tenha roupa ou tecido suficiente para todos.

O melhor a fazer nesses momentos é ter jogo de cintura. Não é legal deixar alguns dos seus convidados mais importantes chateados por conta de uma roupa. Você pode criar um grupo no WhatsApp, por exemplo, e pedir a sugestão de todos até que cheguem a uma opinião em comum. Use a tecnologia a seu favor!

Como deixar a dama de honra charmosa?

A entrada da dama de honra é um dos momentos mais fofos do casamento e todo mundo gosta de ver. Mas, antes que você se empolgue muito, lembre-se de que a daminha não é uma miniatura da noiva, certo? Ou seja, não é muito legal fazer um vestido igual ao seu para que fiquem combinando. Porém, não existem regras. Se isso vai te deixar mais feliz no grande dia, faça!

Vejamos agora algumas dicas para que você consiga escolher o vestido ideal para as suas damas sem muitos problemas:

1. Aposte nas cores

O branco deve ser exclusivo da noiva, afinal de contas, esse é o seu grande dia. Além do mais, escolher vestidos coloridos para as damas é uma ótima forma de dar ainda mais destaque ao seu visual. Não precisam ser cores berrantes como o vermelho. Escolha cores num tom mais suave como o azul, verde e amarelo bebê ficam excelentes nos pequenos.

2. Escolha tecidos leves

As crianças se movimentam muito e durante a festa elas certamente não ficarão paradas. Tendo isso em mente, escolha as roupas das damas com tecidos leves e fluidos, que não fiquem armando e consigam dar liberdade de movimento a elas.

3. Incremente os vestidos

Tem muita coisa que dá para colocar no vestido das damas. Por exemplo, babados e laços são excelentes para dar um toque a mais caso o modelo da roupa seja mais simples. Aqui você também pode padronizar optando por uma faixa com laço na cintura de uma cor só para todas as damas. A cor dessa faixa pode até combinar com a cor da roupa das madrinhas.

O que dizer quando os convidados te pedem dicas?

Se o convite já vem com o tipo de traje que deve ser usado, isso já é meio caminho andado. Mas se esse não é o caso, informe para os convidados qual é o estilo da festa, qual é a sua ideia quanto a uma festa perfeita. O horário, tanto da cerimônia quanto da festa, precisa ser levado em consideração já que o modelo e a cor da roupa tendem a variar de acordo com o clima.

Prestar atenção no local da festa é uma dica importante. Por exemplo, se haverá uma cerimônia da igreja, informe para as convidadas para não usarem roupas extremamente justas e muito decotadas. Se o casamento for na praia, uma roupa mais leve e mais descontraída é a pedida certa.

Informe a eles também se existe alguma cor que tenha que ser riscada da lista de opções. É sempre bom avisar que o branco está terminantemente proibido. Sabemos que isso já é um pouco “batido”, mas falar nunca é demais. Outra cor que as noivas costumam deletar é o preto. Como é tom que lembra morte, luto e também azar (para as mais supersticiosas) , tem muita gente que não gosta.

Ah sim! E não podemos nos esquecer das cores das madrinhas não é mesmo? Já pensou uma convidada aparecer com a mesma cor? Aí não dá! Então, deixe isso bem claro nos convites para que ninguém acabe ficando constrangido na hora da festa.

Os trajes que serão usados no casamento precisam ser pensados com cuidado. Tente envolver o noivo nos preparativos o máximo que puder, afinal de contas, você não tem como dar conta de tanta coisa sozinha. Se essa parte do visual não é muito a praia dele, veja quais são as outras formas nas quais ele pode ajudar.

Nesse momento, organização é essencial. Faça uma checklist e coloque no papel tudo o que precisa ser resolvido quanto a esse assunto. Como os convites costumam demorar a ficarem prontos, a roupa dos convidados deve ser a sua última prioridade. De início, informe às madrinhas e aos padrinhos sobre as roupas e as cores que devem ser usadas. Como esse assunto pode dar muito pano para manga, faça isso o quanto antes.

Paralelo a isso, você também pode já ir pesquisando o seu vestido. Para poupar tempo, siga as nossas dicas: primeiro na internet e depois nas ruas, sempre aproveitando as feiras de noivas para conseguir ver um pouco de tudo sem caminhar muito. Vá colocando prioridades, vendo o que precisa ser resolvido com mais urgência. E tudo acabará saindo exatamente como você sempre sonhou!

Quer saber mais sobre roupas de casamento? Então, não perca tempo, assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Guia completo de vestidos de noiva

Share This

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *