Checklist de Casamento: um guia para os preparativos do grande dia!

Checklist de Casamento: um guia para os preparativos do grande dia!

A data de casamento está marcada, você está com o pé no altar, mas não sabe por onde começar os preparativos? Para não ter dor de cabeça, o primeiro passo é planejar o grande dia e organizar a sua vida de noiva! A melhor ferramenta de organização, nesse caso, é criar uma checklist com as principais etapas e atribuições até o dia do casório.

À medida que as tarefas forem cumpridas, elas podem ser eliminadas da lista. Se for necessário acrescentar alguma etapa no meio do percurso, não tem problema. A lista pode até aumentar, mas o que a noiva não pode é ficar sem rumo, realizando tudo aleatoriamente, sem ordem e nem critério.

A checklist vai te ajudar a estabelecer prioridades, otimizar o tempo e, principalmente, conduzir a preparação de cerimônia e festa da melhor maneira possível.

Com uma boa checklist de casamento, os meses que antecedem o “sim” ficam mais leves, tranquilos e prazerosos. No final das contas, você vai tirar de letra a fase de organização do casamento, que, para muitas, é sinônimo de estresse e preocupação.

Quer saber o que não pode faltar na sua checklist? Então continue lendo o nosso guia e descubra quais são as partes mais importantes do planejamento e dos preparativos de um enlace matrimonial!

Desenvolva um orçamento para o seu casamento

Um dos itens prioritários da checklist é desenvolver o orçamento para casamento. O casal precisa estipular um limite de gastos e deve procurar respeitar o teto estabelecido, para não começar a vida a dois com dívidas.

Para montar um orçamento sensato e realista, os noivos devem procurar adequar as despesas às reais possibilidades financeiras, lembrando que casamento vai muito além da cerimônia e festa. Outros detalhes também demandam dinheiro, como a viagem de lua de mel e a montagem da casa nova.

O orçamento é importantíssimo na organização dos preparativos, além de contribuir para a economia no decorrer do processo. Por falar em economia, crie o hábito de fazer planilhas, pesquisar preços, comparar orçamentos e negociar descontos. Isso faz toda diferença para quem deseja ter um casamento incrível, sem que isso pese no bolso!

Escolha o local do casamento

Com data definida e orçamento estipulado, é hora de resolver onde será o seu casamento. Alguns fatores devem ser considerados na decisão, como a acessibilidade, tamanho, estilo, estética, infraestrutura e o preço.

Não basta escolher um lugar lindo, mas que não comporte o número de pessoas que você pretende convidar. Também não adianta contratar um grande salão com péssimo estado de conservação.

O ideal é encontrar um espaço — seja um salão de festas, sítio, fazenda ou restaurante — que acomode bem o número de pessoas e que seja bonito, seguro e fácil de chegar. O local também deve oferecer boas possibilidades decorativas e precisa ser agradável. Visite pessoalmente os espaços, de preferência no horário do casamento, para checar se o ambiente é muito quente e como é a ventilação e iluminação no lugar.

Se a cerimônia e recepção forem realizadas no mesmo endereço, você certamente terá menos gastos com decoração e menos preocupações logísticas. Caso a cerimônia ocorra em um local e a festa em outro, pense no deslocamento dos convidados e opte por locais próximos.

Defina os detalhes da cerimônia religiosa

A festa é muito legal, representa um momento de celebração e descontração dos noivos com os amigos e familiares, porém, o ponto alto do casamento, sem dúvida nenhuma, deve ser a cerimônia.

Por ser carregada de emoção, afetividade, história e significado, a cerimônia religiosa precisa ser cuidadosamente planejada. Por isso, trata-se de um item indispensável na checklist de casamento.

Defina a duração da cerimônia, celebrante, participantes do cortejo, lista de músicas etc. Aproveite para escolher entre música instrumental, coral ou solistas. Um estilo musical que tem feito muito sucesso em cerimônias ao ar livre, na proposta rústica, boho ou romântica, é o folk. Claro que a playlist deve dialogar com as preferências do casal.

Lembre que pessoas queridas devem ter uma posição importante na cerimônia. Os avós podem levar as alianças, as amigas solteiras podem ser damas de honra, casais de amigos podem ser padrinhos, os sobrinhos podem ser pajens, etc.

Providencie a parte burocrática do casamento civil

Para que tudo corra bem no grande dia, os noivos precisam cuidar antecipadamente das questões burocráticas, ou seja, devem dar entrada nos papéis para mudar o estado civil. Essa etapa só é dispensada quando a cerimônia religiosa tem efeito legal ou quando o enlace é apenas comemorativo e o casal pretende juntar as escovas de dentes sem maiores formalidades.

De modo geral, os pombinhos devem comparecer ao cartório dois meses antes da data do casamento religioso, mas, se não for possível dar a entrada no casamento civil dentro desse prazo, o processo deve ser feito até um mês antes do grande dia. Evite fazer isso muito em cima da hora, pois você pode não conseguir se casar em tempo hábil. Quando isso acontece, os padres, pastores e celebrantes não realizam a cerimônia religiosa.

Para agilizar o processo e não perder tempo, o casal deve providenciar certidões legíveis e atualizadas de nascimento, além de cédulas de identidade, testemunhas e o valor da taxa do cartório. Os preços variam de acordo com o estado.

Comece a pensar no estilo e decoração da sua festa de casamento

Escolher a decoração da festa de casamento é uma parte muito especial dos preparativos, afinal, ela tem a missão de traduzir a personalidade dos noivos e encantar os convidados com beleza, estilo e bom gosto.

Uma decoração bonita nem sempre é a mais cara ou mais sofisticada. A decoração perfeita é aquela que emociona, que acolhe, que conta uma história. Quem participa da cerimônia e recepção deve ver o casal em cada flor, cada vaso e cada lustre.

Para acertar na escolha da ornamentação, o primeiro requisito é definir um estilo. Pode ser clássico, moderno, rústico, provençal etc. Não existe estilo melhor ou pior. Existe o estilo adequado para os noivos!

Isso também passa pela paleta de cores. É importante eleger tons que combinem com o estilo da decoração e dialoguem com as preferências do casal. Se os noivos detestam a cor vermelha, não há motivos para usar essa tonalidade, ainda que ela esteja em alta; agora, se eles amam cores fortes, não tem razão para não ousar.

Se você ainda não faz ideia de quais tons escolher para sua ornamentação, converse com seu noivo, busque referências em blogs e revistas, veja opções com seu decorador e tome uma decisão consciente. Isso minimiza as chances de arrependimentos futuros!

Inicie a corrida em busca do vestido de noiva perfeito

Toda noiva sonha em ficar linda no seu grande dia. É importante que o look agrade o noivo, impressione os convidados e, principalmente, faça a própria noiva feliz. Um belo vestido assume um papel primordial, nesse sentido, pois ele veste a noiva com estilo e personalidade. Ele pode ser justo ou rodado, branco ou off white, simples ou luxuoso, rendado ou em tule.

Não importa o modelo, não importa o tecido. O importante é encontrar o vestido ideal, aquele que eleve sua autoestima, alegre seu coração e faça seus olhos brilharem. Comece a procurar o vestido de noiva perfeito com, pelo menos, seis meses de antecedência. Opte por um modelo que valorize seu corpo e destaque sua identidade. Ele precisa ter a ver com você!

Veja a seguir algumas boas dicas para ser bem-sucedida na busca e, enfim, encontrar o vestido dos sonhos:

  • Estabeleça um limite para o valor do vestido, assim você poupa tempo e evita frustrações. A busca se torna mais rápida e objetiva quando a noiva sabe exatamente quanto pode gastar com seu look.
  • Selecione lojas e marcas com as quais você se identifica. Uma boa maneira de economizar um tempo precioso é visitar eventos de noiva e feiras especializadas. Nesses lugares, as chances de encontrar vestidos lindos e acessórios incríveis são maiores.
  • Respeite o estilo do casamento. Se o enlace é simples, vai acontecer de dia e ao ar livre, o vestido deve ser singelo e fluido. Festas luxuosas, à noite, pedem vestidos glamorosos, brilho e tecidos nobres. Essa adequação é importante para haver coerência em tudo, inclusive nos looks.
  • Escolha o vestido com antecedência. O ideal é definir o modelo de 6 a 9 meses antes do grande dia. Não demore demais a tomar essa decisão! Noivas prevenidas têm mais opções e tempo suficiente para fazer os devidos ajustes, enquanto quem deixa para última hora tem mais dificuldade para achar o vestido perfeito. Quem escolhe antes também tem mais tempo para pagar.
  • Chegue à loja com uma ideia do que você gosta. Pesquise modelos na internet e em revistas. Se possível, tenha fotos dos vestidos de que mais gosta no celular. Essa estratégia facilita a busca! Tenha em mente o que não quer também. Algumas noivas simplesmente amam vestidos de princesas, enquanto outras odeiam. Que tipo de noiva é você?
  • Abra-se para novas possibilidades. Mesmo que jamais tenha se imaginado com um vestido sereia, que tal provar? Você pode detestar e desistir dessa modelagem ou pode descobrir que ela foi feita para você.
  • Leve reforço com você na hora das compras. Sua mãe, sua irmã, madrinha ou melhor amiga podem te ajudar a decidir. Claro que a escolha é sua, mas as opiniões de acompanhantes queridas podem clarear sua mente e te ajudar a definir entre um modelo e outro. É importante que as pessoas escolhidas conheçam seu estilo e te queiram bem, caso contrário, você pode ficar ainda mais confusa e insegura.

Escolha o buffet ideal para o seu casamento

Os casamentos, por si só, são momentos únicos, mas, para que o sabor dessa ocasião seja mais especial, inesquecível e delicioso, você deve escolher o buffet com cautela. Tome sua decisão baseando-se em fatores como qualidade da comida e variedade do cardápio.

Para completar, ao escolher o buffet para casamento, os noivos devem considerar o horário da festa, o estilo do evento, a época do ano, as preferências do casal e o perfil dos convidados. A empresa deve ter boa reputação e elevado padrão de sabor e higiene.

A equipe de profissionais deve ser qualificada e os contratantes precisam avaliar se, além da comida, os vasilhames, louças e prataria estão incluídos. Não dispensem a degustação, esclareçam todas as dúvidas e aproveitem para definir o tipo de serviço e estilo do buffet: brunch, coquetel, bolo com champanhe, estações de comida, jantar, almoço, churrasco.

Lembre-se de que casamentos mais formais pedem opções igualmente formais, como jantares. Os casamentos modernos e casuais caem super bem com brunch, coquetel ou churrasco. Finger food e estações com sanduíches, sushi e massa também são boas pedidas.

Contrate os demais fornecedores

Os fornecedores estão entre os responsáveis por realizar seus sonhos no dia do casamento. Tudo que se espera das empresas contratadas é que elas sejam comprometidas, pontuais e honrem com os acordos, demonstrando total competência e profissionalismo.

O mercado de casamentos é muito vasto, dinâmico e competitivo. Existem várias empresas atuantes no mesmo segmento, por isso, é fundamental redobrar a atenção na hora de escolher e contratar os fornecedores para sua cerimônia e recepção. Infelizmente, há empresas que não são idôneas.

Para evitar frustrações num dia tão importante e que não tem volta, busque referências, peça indicações de outros clientes, analise o portfólio das empresas, verifique a reputação do negócio na internet, veja se há críticas e processos contra o fornecedor.

Depois de fazer essa avaliação, tome sua decisão e formalize o contrato. Leia todas as cláusulas, guarde todos os recibos e conversas online para se proteger. Se já tiver contratado uma empresa de cerimonial, conte com a ajuda do assessor para conferir as minutas e checar se tudo está em ordem com os demais fornecedores: fotógrafo, videomaker, dia da noiva, gráfica, DJ, decorador etc.

Faça a lista de convidados

É chegada a etapa que provoca dor de cabeça na maioria das noivas: a temida lista de convidados. O principal dilema é quem convidar e quem excluir da lista, afinal, ela costuma ter mais gente do que o local suporta e excede o que os noivos dão conta de pagar.

Outro problema recorrente é quando convidados desejam convidar outras pessoas para a festa. Para minimizar esses transtornos, o casal deve ser bem objetivo na seleção. É preciso começar com os parentes de primeiro grau: pais e irmãos dos noivos. Os avós, tios queridos e primos chegados também não podem faltar.

Já os vizinhos, conhecidos de infância e colegas de trabalho ou faculdade só devem ser convidados se tiverem uma relação atual com o casal. Para evitar excedentes no grande dia, organize a lista, faça confirmação de presença e, se possível, utilize convites individuais.

Os casamentos, hoje em dia, estão mais íntimos e particulares do que nunca. A proposta de mini weddings (pequenos casamentos), com poucos convidados, está em alta, mas, se você é muito popular, tem vários amigos e família grande, nada impede de investir em um enlace grandioso. Só tome cuidado para não se distanciar do orçamento definido lá no início.

Assim que você definir a lista de convidados, escolha o modelo de convite e comece a fazer o orçamento com as gráficas.

Convide os seus padrinhos e madrinhas

Ainda no quesito convidados, existe uma categoria de pessoas que deve ocupar uma etapa especial da checklist: os padrinhos. Eles são convidados de honra, testemunhas importantes desse momento único.

Escolha os padrinhos do seu casamento seis meses antes do dia. Não se deixe levar pela emoção, convidando todos os amigos do coração, pois o cortejo acabaria ficando grande demais. A regra de ouro é ter bom senso e optar por uma quantidade moderada, de dois a dez casais, no máximo. Cinco pares é um bom número!

Após escolhidos os casais, decida se as madrinhas terão uma cor específica de vestido, se você vai fazer um convite diferente para eles, se os padrinhos usarão terno, fraque, smoking ou trajes mais informais com suspensório.

Checklist para casamento

Elabore a lista de presentes

Com o avanço tecnológico e crescimento do mercado online, a elaboração das listas de compra se tornou um processo mais fácil, rápido e desburocratizado. Atualmente, várias lojas virtuais oferecem essa funcionalidade, e as listas podem ser feitas em alguns cliques, depois do fornecimento dos dados pessoais.

A lista de presentes representa uma comodidade para os convidados, que podem escolher os presentes e acertar na escolha, sem sair de casa. Por outro lado, os noivos evitam problemas como presentes repetidos ou que não gostariam de ganhar.

Apesar de toda praticidade, a montagem da lista leva tempo e requer paciência. É importante realizar essa etapa antes da distribuição dos convites, ou seja, de 30 a 60 dias antes da data escolhida.

Monte uma lista eclética, com itens de que você gosta e precisa. Os preços devem ser variados, para que os convidados se sintam à vontade para comprar desde o item mais simples ao mais sofisticado. Roupas de cama, utensílios domésticos, eletrodomésticos, louças e móveis costumam ser as opções mais tradicionais nas listas.

Há também as listas que podem ser convertidas em vale-compras, contribuições financeiras ou cotas de lua de mel. Essas são ideais para os noivos que já moram juntos e possuem a casa equipada.

Organize os eventos pré-casamento

Quem disse que as comemorações do casório só acontecem no dia? Se você pretende viver momentos de descontração com seu noivo e, também, com os convidados, organize eventos pré-casamento.

A organização não precisa ser complexa e sob hipótese alguma você deve se estressar. As festividades pré-casamento têm que ser leves e descontraídas. Recrute as madrinhas para te ajudarem nessa deliciosa missão.

Você pode fazer um jantar para convidar os padrinhos, despedida de solteira com as amigas, chá bar, chá de lingerie, chá de panela e por aí vai. Falando em pré-casamento, não se esqueça de incluir na checklist os ensaios fotográficos do casal. Além de servirem como save the date, as sessões de fotos permitem que o casal relaxe, interaja e namore um pouco em meio aos preparativos.

Cuide de você mesma

Nada de esquecer de cuidar do seu corpo e da sua mente nos meses que antecedem o casamento, entendido? Faça massagens relaxantes, hidrate seu cabelo, inicie o design de sobrancelhas, mantenha a depilação em dia, cuide das unhas, faça limpeza de pele, alimente-se bem, exercite-se e procure dormir pelo menos oito horas por dia.

Evite dietas restritivas demais ou noites consecutivas sem dormir, fazendo lembrancinhas. Isso impactará negativamente o seu visual e sua saúde.

No quesito beleza, além dos cuidados já mencionados, é importante que você faça o teste completo de cabelo e maquiagem para ter uma noção bem aproximada de como ficará no dia do casamento. Se não gostar do resultado, experimente outras possibilidades. Você só vai saber se fica melhor com coque, trança ou cabelo solto se provar.

No mais, respeite seu estilo, seu biotipo, o horário do casamento e suas preferências estéticas. Para ser uma noiva linda, não é preciso se descaracterizar e fugir da sua personalidade.

Conheça outros detalhes

E não para por aí! Há outros detalhes que podem ser resolvidos mais perto do casamento, mas não devem ser esquecidos. Estamos falando do traje do noivo, lembrança dos convidados, polimento das alianças, compra da lingerie para noite de núpcias, montagem do roteiro da lua de mel, criação dos votos personalizados, aulas de dança, mobiliário, atrações da festa, tendências (bar de brigadeiro, carrinho de churros, picolé, pipoca gourmet, letreiro iluminado, cabine fotográfica, chinelos), escolha do brinco, tiara e sapato, faça a conferência da checklist com a cerimonialista etc.

Com a checklist montada e as prioridades estabelecidas, o próximo passo é manter a calma. Não tente fazer tudo no mesmo dia, afinal, como diz o ditado, a pressa é inimiga da perfeição.

Tudo bem que essa fase é cheia de emoções e você vai ficar com incontáveis borboletas no estômago, no entanto, é crucial cumprir as etapas com calma, controlar a ansiedade e evitar o estresse e cobranças excessivas.

Se você se organizar, tudo vai ser mais simples e tranquilo. Fica a dica! E aí, você gostou das nossas dicas? Elas vão te ajudar a montar uma checklist completa para seu grande dia? Conte para a gente nos comentários!

Checklist Interativo

Share This

3 comments

  1. Pingback: 12 dicas essenciais para um casamento incrível e barato - Blog Feira da Noiva

  2. Pingback: Passo a passo: como organizar um casamento? - Blog Feira da Noiva

  3. Pingback: Os 7 primeiros passos para começar a organizar o seu casamento - Blog Feira da Noiva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *