Casamento no verão: 10 dicas para organizar na época mais concorrida

Casamento no verão: 10 dicas para organizar na época mais concorrida

O verão é a época do ano mais esperada pela maioria dos brasileiros. Afinal, a estação mais quente do ano traz consigo certa magia, como dias mais longos, um tempo mais oportuno para viajar, passear, sair de férias, aproveitar o tempo com os amigos, com a família e – por que não?  – casar!

Isso mesmo, o casamento no verão – principalmente no mês de dezembro – vem se tornando o novo queridinho das noivas. Pois, essa estação do ano tem algumas vantagens sobre as outras: o sol se põe mais tarde e torna mais oportuno o casamento na praia ou no campo, os dias mais quentes permitem às noivas inovar com seus vestidos, por ser época de férias é mais fácil contar com a presença de todos os amigos e familiares e os noivos ainda têm o décimo terceiro salário para aproveitar melhor a sua lua de mel.

Por todas essas vantagens que o casamento no verão pode oferecer, o mês de dezembro tornou-se uma época muito concorrida para se casar. Mas fique tranquila, pois preparamos para você um post completo com 10 dicas para você organizar o casamento dos seus sonhos e aproveitar as vantagens da época mais iluminada do ano para tornar o seu grande dia ainda mais incrível!

1. A necessidade de fazer as reservas com antecedência

Quando se trata de organizar um belo casamento, todos nós sabemos que é muito importante fazer todas as reservas com antecedência para não acabar tendo nenhum problema bem em cima da hora.

A primeira coisa que você deve se preocupar em reservar é o local.  Procure fazer isso com bastante antecedência já que dezembro é um mês bem concorrido, indiferente se você pretende realizar o casamento em algum clube na praia, em alguma chácara no sítio ou mesmo em algum local de eventos na cidade.

Até porque, muitos outros fatores dependerão da localização do casamento já estar determinada, como os convites de casamento, por exemplo. Esses devem ser entregues com pelo menos seis meses de antecedência e neles já devem constar o endereço do local onde será realizado o casamento.

Todas as outras reservas serão feitas depois de definido o local, mas devem ser feitas também com antecedência. Se o casamento é para dezembro, esteja no máximo até novembro com tudo acertado: local, traje dos noivos, decoração, fotógrafo, bolo, doces, salgados, bebidas, enfim, absolutamente tudo.

Afinal, o mês de dezembro é marcado por muitas festas, não apenas de casamento, mas de noivado, de final de ano, de Natal e de Réveillon, tornando quase impossível de conseguir encontrar o que estiver faltando no seu check-list com a mesma qualidade ou pelo mesmo preço que encontraria em outras épocas.

2. A escolha do local perfeito para a cerimônia

Escolher um local perfeito para realizar o casamento no verão não é assim tão difícil, mas é preciso prestar atenção em alguns detalhes.

Em primeiro lugar, é preciso considerar o conforto dos noivos e de seus convidados. Se o local for fechado, por exemplo, é preciso que seja climatizado para não ficar abafado demais e causar sensação de desconforto nas pessoas.

Já se os noivos optarem pelo cerimônia em um local aberto, é preciso estar preparado para o caso de ocorrer alguma chuva de verão bem no dia do casamento. Por isso é importante que o lugar disponha de alguma área coberta para este caso ou então que você reserve toldos só por prevenção.

Outro ponto que deve ser considerado na hora de escolher o local do casamento é quanto ao acesso: o lugar escolhido é muito retirado? Nesse caso forneça aos convidados informações claras e especificas sobre a localização para que eles não se percam no caminho, não se atrasem e até mesmo para não ter problemas com a entrega das encomendas no dia.

Existe ainda uma desvantagem de realizar a cerimônia em locais não tradicionais, como a igreja: há algumas burocracias do Líder Religioso e do Juiz de Direito que talvez não compense cumprir para realizar uma cerimônia formal. Entretanto, os noivos podem fazer um ato simbólico para marcar de um jeito especial essa data tão importante, junto de seus amigos e familiares.

Os noivos devem começar o quanto antes a visitar clubes, chácaras, sítios, praias, casas de eventos e todo lugar que lhes interessar para ver o que mais lhe agrada e lhes oferece a possibilidade de realizar o casamento dos seus sonhos!

Checklist para casamento

3. A adequação do vestido ao ambiente

O casamento é o grande dia na vida de muitas mulheres e o vestido de noiva é uma das coisas mais importantes em meio a esse sonho. Encontrar o vestido perfeito não é sempre uma tarefa fácil e, se tratando de um casamento no verão, é preciso levar mais alguns detalhes em consideração para não errar na escolha.

Devido ao casamento ser em uma época quente, o ideal é que o vestido de noiva seja de um tecido leve e confortável. Pois nada pior do que ficar desconfortável com o calor bem no dia do seu casamento, não é mesmo?

Deixe de lado aqueles vestidos super longos, estruturados, pesados e trabalhados. No verão você pode apostar em modelos um pouco mais curtos, de tecido mais fluido, mas igualmente delicados. A noiva ainda pode apostar nos detalhes rendados, afinal a renda é um clássico dos vestidos de casamento.

Se a noiva ainda assim preferir um vestido longo, opte por um modelo com alças fininhas ou então um tomara que caia para dar equilíbrio ao visual.

4. O clima e o ambiente para a festa

Como vivemos em um país tropical, os dias de verão – dependendo da região do Brasil – podem ser mais rigorosos em alguns lugares. Por isso, a primeira coisa que você deve ter em mente sobre o ambiente escolhido para a realização da cerimônia e da festa de casamento é o conforto dos seus convidados e o seu também, é claro.

Devido às altas temperaturas desta época do ano, recomenda-se que pelo menos a recepção seja feita em um lugar aberto e bem arejado ou então em um local fechado e com ambiente climatizado, principalmente se for durante o dia.

Mesmo que o lugar escolhido para o casamento não seja uma região tão quente do país e você fizer questão de que a cerimônia seja realizada em ambiente aberto, prefira um lugar que ofereça bastante sombra e considere ainda a possibilidade de cobrir o local. Isso além de proteger os noivos e seus convidados dos raios solares que podem ser bem desconfortáveis, ainda funciona como uma segurança contra as chuvas de verão, que sabemos que são bem propícias nessa época.

Além disso, se tratando de um cenário muito quente, é preciso estar preparado. Deixe à disposição de seus convidados alguns mimos que podem ser úteis num dia de calor, como leques, sombreiros, óculos de sol, bebidas refrescantes e até mesmo repelentes para o caso de o casamento ser realizado em uma região com ocorrência de mosquitos. Isso certamente deixará seus convidados bem mais felizes!

5. A escolha dos itens de decoração

A decoração e a ambientação do local do casamento também devem estar adequadas ao verão. Lounges e fontes de água, por exemplo, podem tornar o clima mais agradável nesses dias mais quentes.

Quanto à escolha das cores, há duas opções: as cores mais vivas e as cores claras. As primeiras valorizam mais o ar de verão e criam um ambiente mais alegre. Já uma decoração com cores claras pode deixar o ambiente mais leve e tranquilo. Cores claras podem ser uma excelente aposta em ambientes abertos no campo, uma vez que o próprio lugar e a paisagem já dispõem de bastante cores, como o verde da grama ou das árvores, por exemplo.

Já quando se trata de escolher as flores, é preciso tomar um pouco de cuidado e escolher espécies mais resistentes ao clima quente e que não exijam tanto cuidado para sua conservação.

Uma boa pedida podem ser as flores do campo caso você deseje criar um ambiente mais tranquilo. As plantas tropicais, como a helicônia, as alpínias e os antúrios podem ser boas opções se você quiser deixar o ambiente com mais cara de verão. Se você desejar uma decoração mais marcante, pode ainda usar algumas plantas ornamentais, como as samambaias, as palmeiras e as bromélias.

Caso você tenha dúvidas ainda quanto às flores ideais para a decoração do seu casamento, converse com a decoradora ou a floricultura contratadas, ambos poderão lhe ajudar nessa decisão.

6. A descrição do dress code dos convidados

Quando um casamento é realizado em uma época quente como o verão aqui do Brasil, alguns cuidados são necessários na hora de escolher o traje. Afinal, mesmo que a estação seja ideal para o uso de roupas mais curtas, ainda é preciso lembrar que o casamento é uma ocasião que exige certa formalidade.

Na hora de escolherem o seu traje, os convidados precisaram estar a par de algumas informações, como o período em que acontecerá o casamento – dia ou noite -, além das exigências ou pedidos dos noivos – caso haja. Por isso, descrever um dress code para os convidados é a melhor forma de ajudá-los a escolher o traje mais adequado para a ocasião.

Se o casamento ocorrer durante o dia e ao ar livre, os noivos podem propor aos convidados um dress code não muito formal. As madrinhas e as convidadas podem dispensar o vestido longo e os padrinhos e os convidados podem até deixar de lado o terno – pelo menos o paletó.

Se for realizado durante o dia, mas em ambiente fechado e climatizado, os noivos até podem pedir um pouco mais de formalidade. Pois, nesse caso, não será tão desconfortável para os convidados vestir seus ternos e as convidadas seus vestidos compridos.

Caso o casamento aconteça no período da noite, o dress code pode ser praticamente o mesmo de qualquer outro casamento se os noivos assim quiserem, já que os trajes formais caem bem em festas noturnas.

Dress codes como o semi-formal, o passeio completo e o esporte fino são os mais recomendados para casamentos que acontecem nesta época do ano, principalmente quando realizados durante o dia.

Em todo o caso, indiferente de qual for o dress code que os noivos considerarem ideal para o casamento, o melhor é informar antecipadamente para os convidados. Assim eles poderão dispor de mais tempo para encontrar o traje ideal e aproveitar o casamento com o devido conforto.

7. O buffet servido aos convidados

Assim como praticamente tudo em um casamento precisa ser adaptado para se tornar melhor na estação mais quente do ano, o cardápio também precisa de um pouco de atenção na hora de ser montado.

Procure escolher um buffet com opções mais leves de comidas para evitar problemas como a má digestão, uma vez que o calor tem influência direta sobre o funcionamento do aparelho digestivo. Você não vai querer que seus convidados passem mal bem no meio da comemoração, não é mesmo?

Prefira servir um buffet rico em variedades de saladas, frutas e outros alimentos mais leves e refrescantes. Evite carnes pesadas também, a melhor opção nessa época do ano, tanto para o almoço como para o jantar, é o peixe já que é mais leve do que os outros tipos de carnes.

Na hora de definir o cardápio das sobremesas, tenha preferência pelas geladas que ajudarão seus convidados a se refrescarem depois da refeição. As sobremesas ao chocolate, como o sorvete e o flan, podem ser uma ótima pedida no verão. Bem como os doces tropicais, como o picolé de fruta ou ainda os doces feitos de frutas, como a abacaxi caramelizado, por exemplo.

Existe um grande variedade de sobremesas para serem servidas em um casamento no verão. Apenas prefira evitar os doces feitos de frutas vermelhas, pois esses podem comprometer o visual dos convidados.

8 – As bebidas servidas na festa

A escolha das bebidas que serão servidas em uma festa de casamento depende de vários fatores, como a quantidade de convidados, o perfil das pessoas, a proporção entre homens, mulheres e crianças e, é claro, a estação do ano.

Dentre as opções favoritas para as festas de casamento estão os vinhos, os refrigerantes, a água, os sucos, a cervejas, as bebidas destiladas, os coquetéis, os licores e os espumantes.

Porém, o verão por ser uma época mais quente pede bebidas mais refrescantes, como o suco, o refrigerante e a cerveja, pois as bebidas destiladas – também chamadas de “quentes”, como o uísque – podem não descer muito bem no calor.

É preciso considerar também que quanto maior o número de convidados homens, e maior a intensidade do calor, mais cerveja será consumida – principalmente se não houver outros tipos de bebidas alcoólicas.

A água e, pelo menos, os refrigerantes também devem estar sempre presentes já que não é todo mundo que consome bebida alcoólica. Também é necessário levar em consideração que quanto mais animada os noivos esperam que a festa seja, mais bebida será consumida.

É interessante também escolher ao menos um tipo de vinho para ser servido durante a recepção. Para não errar na escolha do vinho, considere o cardápio que será servido. Lembre-se: vinhos tintos acompanham carnes vermelhas, vinhos secos combinam com carnes brancas, massas e frutos do mar. Tem ainda o vinho de uva moscato que acompanha muito bem as sobremesas.

Para os coquetéis ou para acompanhar o bolo, doces e salgadinhos, o vinho branco suave, os espumantes e a própria champanhe caem muito bem. Vale saber também que enquanto uma garrafa de vinho serve cerca de quatro pessoas no inverno, no verão uma garrafa chega a ser o suficiente para seis pessoas.

Caso os noivos optem por um casamento na praia, é possível se inspirar no clima tropical e apostar nos coquetéis e sucos refrescantes que terão tudo a ver com a ocasião!

9 – O traje do noivo

Até agora falamos no vestida noiva, no dress code dos convidados, mas ainda não falamos na roupa do noivo e como fazer a escolha certa para um casamento no verão. Afinal, assim como a noiva deve escolher um modelito mais fresco para ter maior conforto e bem estar nesse dia tão importante, o noivo também merece o mesmo.

O ideal é que o traje do noivo seja de tecidos mais leves, como algodão ou linho de seda, por exemplo. Se a cerimônia for durante o dia, é possível até mesmo dispensar o preto e optar por uma cor mais suave, como o bege, o cinza claro ou o cinza médio.

Quando se trata do traje do noivo para um casamento no verão, fica aquela dúvida: usar o terno com ou sem o colete? Apesar de ser mais confortável, mas não tão formal usar o terno sem o colete, é preciso lembrar que durante a festa o noivo, assim como a maioria dos convidados, provavelmente irá tirar o paletó. Nesse caso, se o noivo usar o colete e tirar o paletó ainda manterá um toque de elegância e se diferenciará dos convidados.

A camisa, como de costume, deve ser mais clara do que o paletó. O noivo também pode escolher entre ser mais clássico e usar uma gravata lisa de cor branca ou prata, ou ser mais ousado e optar por uma gravata colorida, combinando com as cores da decoração do casamento.

Como o noivo deve usar o paletó? Essa é uma pergunta que muitas vezes ronda a cabeça dos homens. O correto é usar sempre abotoado, mas deixar o último botão aberto. Por exemplo, se o paletó tiver três botões, os dois de cima devem ser abotoados e o último deixado aberto. Quando o noivo se senta, o correto é abrir todos os botões, mas ao se levantar deve-se abotoá-los novamente, mantendo assim a sua elegância.

10 – A lua de mel

Uma coisa muito vantajosa de se casar em pleno verão é poder curtir a lua de mel bem nessa época que é excelente para viajar, curtir praias maravilhosas e relaxar. Porém, é preciso planejar a lua de mel com a devida antecedência para aproveitá-la ao máximo no verão.

Isso porque, como sabemos, o verão é uma época de férias. Um casamento em pleno mês de dezembro pode fazer com que sua lua de mel acabe coincidindo com as festas de final de ano e as férias de muita gente. Isso significa que é provável que os melhores hotéis, resorts e outros locais do tipo ideais para desfrutar da lua de mel estarão praticamente lotados. Por isso, é preciso fazer sua reserva com bastante antecedência para garantir um bom lugar para vocês passarem seus primeiros dias como marido e mulher.

Além disso, quando você planeja a lua de mel e faz todas as reservas com antecedência, você consegue economizar uma boa quantia. Passagens de voo compradas com antecedência podem sair bem mais em conta, assim como as reservas no hotel podem sair por um preço bem melhor do que sairia se a reserva for feita em cima da hora.

Portanto, programe a lua de mel o mais cedo que puder. Planeje com o seu noivo todos os detalhes como o lugar, como vocês irão e o que pretendem fazer para se divertir – já que existem muitas cidades turísticas com programações bem legais e muitos programas e atividades que vale a pena aproveitar!

Conclusão

Independente da época do ano em que o seu casamento for realizado, ele sempre terá algumas particularidades para serem levadas em conta, como é o caso do casamento no verão. O importante é que, acima de tudo, esse é o grande dia da noiva e do noivo, um dia que será guardado para sempre em suas memórias, por isso deve ser carinhosamente organizado para sair como o esperado.

Se tudo for planejado com a devida antecedência, o casamento certamente terá toda aquela magia com que você sonha desde quando ainda era uma menina, seja esse casamento no campo, na praia ou na cidade, durante o dia ou durante a noite, em qualquer estação do ano.

Quer ficar por dentro de muitas outras dicas para planejar o casamento dos seus sonhos? Então assine a nossa newsletter e não perca mais nenhuma novidade!

Share This

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *