7 dicas para elaborar o convite de casamento dos seus sonhos

7 dicas para elaborar o convite de casamento dos seus sonhos

Até um tempo atrás, o convite de casamento tinha um formato bem tradicional, e seguia um padrão de tamanho e cor. Geralmente, eles eram brancos ou off white, com laços de cetim e as informações eram impressas de maneira formal.

Com o tempo, as regras mudaram, e agora você pode surpreender seus convidados com um convite criativo. Hoje em dia, não é necessário se prender a nenhum modelo específico, mas sim fazê-lo da maneira que mais agrada o casal, utilizando diversos materiais em sua confecção.

Em um mar de opções, muitas vezes é difícil fazer uma única escolha. Para ajudar nessa missão quase impossível, nós separamos neste post, 7 dicas que você deve ler antes de começar a busca pelo convite de casamento perfeito. Confira!

1. Pesquise inspirações

Se você ainda nem sabe por onde começar, nossa dica é procurar o máximo possível de inspirações. Visite blogs especializados em casamentos e sites como o Pinterest, que abriga uma quantidade enorme de imagens de convites, dos mais diversos tipos e para atender a todos os gostos.

Para se organizar melhor, separe os modelos que mais te atraem em uma pasta e depois selecione os que mais se aproximam do que você e seu par desejam. Dessa forma, vocês podem visualizar o estilo que mais agrada e adaptá-lo para a sua festa.

Se não conseguir se decidir, peça ajuda a pessoas próximas. Fazer uma votação do modelo preferido vai facilitar a escolha, e ainda vai envolver familiares e amigos na organização do casamento.

2. Personalize um convite que seja a cara do casal

O casamento será uma festa feita especialmente para os noivos e é importante que tudo nela tenha a ver com a personalidade dos dois. Com o convite, não é diferente, então busque fazê-lo de tal maneira que fique com a cara de vocês!

Ele pode ser personalizado com uma música ou poesia que faça parte da história do casal. Se você tem um amigo que desenha bem, que tal estampar o convite com uma caricatura dos dois?

Uma outra ideia é remeter a um hobbie que os dois compartilham ou um momento marcante. Por exemplo, um casal que se conheceu no cinema, pode usar isso como tema do convite. Já um casal que gosta muito de viajar, pode utilizar desenhos de aviões e malas para representar essa paixão!

3. Esteja de olho nas tendências da vez

A cada dia surgem novidades em decoração de casamento, e quem quer inovar na escolha, deve estar por dentro das mais recentes.

Algumas tendências que estão em alta no momento, são a estética do chalkboard (quadro negro) e as tipografias manuscritas. Elas dão um ar de descontração, modernidade e jovialidade, e ainda por cima são bem diferentes do normal.

Além disso, como já foi dito, os formatos não seguem mais um padrão. Você pode escolher entre diferentes tamanhos e formatos, de acordo com a sua preferência. Que tal fazer um convite com forma de coração? Você pode!

Outra tendência que veio com tudo foi a de fazer convites diferenciados para os padrinhos e madrinhas, já que eles são pessoas escolhidas especialmente para dividir com os noivos esse grande momento. Nesse sentido, vale tudo! Vale até mesmo aproveitar a ocasião para presenteá-los, com bebidas ou chocolates, por exemplo.

Checklist para casamento

4. Atente-se ao estilo da festa

Ao receber o convite de casamento, o convidado está tendo o primeiro contato com a festa. Por isso, você já deve dar indícios da decoração, da paleta de cores e do estilo que serão utilizados no dia da cerimônia.

Para uma celebração clássica, utilize materiais tradicionais, como fitas de cetim, pérolas e pedras brilhantes. A tipografia também deve seguir o estilo clássico, com letras bem desenhadas.

Um casamento rústico, por exemplo, dá a liberdade para usar materiais menos tradicionais, como juta, sisal e papel kraft. Você pode usar até mesmo madeira, caso queira colocar o convite em uma caixa, em vez de um envelope.

Um outro estilo que está com tudo é o Boho, que combina tecidos rendados e estampas florais, perfeito para uma cerimônia diurna ao ar livre.

5. Verifique materiais diferentes para o convite de casamento

Como já foi dito, não é mais necessário se ater a materiais tradicionais para produzir os convites. Nossa dica, então, é deixar a criatividade rolar solta na escolha de materiais inusitados para confeccionar o seu.

Pense na possibilidade de substituir o envelope de papel por um envelope de tecido estampado, juta ou até mesmo uma sacola personalizada.

O papel kraft é um material que está em alta, principalmente para casamentos mais descontraídos, com festas diurnas e em espaços abertos. As rendas também estão sendo muito usadas como forma de decoração: um pedaço de fita rendado pode dar um toque especial a um envelope liso!

6. Aposte nas cores

Uma festa de casamento não está mais limitada às cores clássicas (branco, dourado, vermelho, cobre e prateado), por isso não hesite em trazer cores diferentes. Dê preferência à paleta que será usada na decoração da festa, para harmonizar os elementos.

Estampas também podem ser utilizadas, principalmente para dar vida ao envelope. As mais românticas são as florais ou de corações, mas você pode ir além e utilizar listras, quadriculados e padrões geométricos. O importante é escolher a que mais agrada os noivos.

7. Inove na apresentação do texto

Se seu casamento segue uma linha moderna, esqueça os textos muito formais e com diagramação tradicional. Tenha em mente que a palavra do momento é “inovação” e que você é livre para usar a criatividade.

Você pode escrever um texto próprio falando sobre o significado deste momento para os noivos e convidando as pessoas de forma calorosa para estarem presentes na celebração do casamento. Outra ideia é contar a história do relacionamento de forma divertida e resumida.

A diagramação do convite de casamento também pode ser descontraída, variando as fontes e o tamanho das letras, e dispondo o texto no papel de maneira menos previsível.

Quer aprender mais sobre organização de casamentos? Assine nossa newsletter e receba as melhores dicas!

Checklist Interativo

Share This

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *