Casamento temático: 8 dicas incríveis para organizar o seu!

Casamento temático: 8 dicas incríveis para organizar o seu!

Sabemos como é: você ficou noiva e ainda não faz ideia de como deseja o seu casamento. Mil e uma ideias fervilham o tempo todo, e você não sabe se quer um casamento temático ou algo mais clássico.

Para começar: respire! Mantenha a calma, pois neste post elaboramos oito dicas incríveis para você organizar o casamento dos seus sonhos. Então, continue lendo e confira!

Como eu começo um casamento temático?

De fato, o casamento é uma data que deve ser memorável pela beleza do acontecimento, e não pela correria e sufoco de toda a preparação que vem antes. E, de início, é normal pensar em algo grandioso e diferente — afinal, todos querem que os convidados se lembrem do seu casamento.

No Brasil, poucas pessoas optam por casamentos temáticos; a maioria escolhe uma cerimônia tradicional, seguida por uma festa também tradicional.

Contudo, escolher um tema para o seu casamento resulta em aplicar a personalidade do casal na festa toda, surpreendendo os familiares e amigos. Se você vai casar em um local diferente da sua cidade, por exemplo, quando distribuir os convites, é interessante adicionar algumas pistas ou algum presentinho da região.

Inclusive, se o casamento é entrelaçado com a religião ou cultura dos noivos (árabes, indianos, gregos, entre outros) também é interessante iniciar a largada com alguma influência — cada detalhe é uma curiosidade aguçada.

E, como você sabe, a decoração voga muito em casamento. Estilos praianos, por exemplo, pedem uma mesa com frutos do mar ou conchinhas; já uma festa anos 60 exige músicas antigas. E você também pode nomear as mesas com nomes de singles que fizeram sucesso nessa época!

Lembre-se: lembrancinhas, acessórios, trilha sonora — tudo precisa casar com o que está exprimindo. Portanto, opte por um tema que, só de os convidados baterem os olhos, já saberão que aquilo é a essência de vocês.

Checklist para casamento

1. Escolhendo o tema

Primeiramente, pesquisem muito sobre o tema que desejam. A ideia e o desejo de algo diferente precisam estar em comum acordo, e a maior regra é fazer algo de agrado para ambos os lados — convites, decoração, cardápio, lembrancinhas, músicas, roupas e acessórios.

Aliás, muitas pessoas desejam um casamento temático, mas se esquecem dos valores e de que, às vezes, a festa pode sair um pouco mais cara. Portanto, analise isso também!

2. Convites

Tema escolhido, agora planeje os convites de acordo com o seu casamento temático. A partir daí, seus convidados já saberão que a sua festa não será nada comum!

3. Decoração

Você escolheu um tema junino? Detalhes são importantes, mas não deixe que o seu casamento temático se torne uma festa na roça. Pode abusar das cores fortes e vibrantes, e use carriolas cheias de flores do campo, peneiras, toalhas e manchas feitas de juta como objetos de decoração.

Além disso, pratos e tachos de cerâmicas, vidros com grãos de café, bem casados em embalagens rústicas, cardápio típico e fotos dos convidados em bandeirinhas impressas na hora podem trazer sofisticação a um casamento aparentemente simples.

Se preferem algo mais discreto e romântico, podem pensar em algo que remeta ao dia dos namorados, por exemplo. Para isso, use tons de vermelhos, rosas espalhadas pelo ambiente, e até quadros que narrem a história de amor de vocês.

Como lembrancinhas, é interessante distribuir porta-retratos, velas aromáticas ou docinhos em formato de coração. E, para entrar no clima, a iluminação também pode ser mais romântica e aquecido.

E, se você vai casar próximo ao Natal, já pensou em ter guirlandas enfeitando as cadeiras? Ou guardanapos vermelhos em cima das toalhas brancas? Você pode ainda usar anjinhos ou sininhos como lembrancinhas, pinhas como arranjos de mesa e um espaço com doces típicos dessa época!

Clássicos ou diferentes?

Seu noivo é fascinado por filmes de ficção, ação ou super-heróis? Há várias possibilidades de tema: Star Wars, Capitão América, Super Homem, Batman, entre tantos outros. Se vocês são aficionados por cinema, aproveite e abuse das referências para a sua decoração.

Há, ainda, quem prefira um tema provençal. Nesse caso, a ideia é criar um ambiente elegante, mas sem gastar muito — o estilo não conta com pratarias ou cristais. Na verdade, ele pede estampas delicadas, móveis brancos, gaiolas, e docinhos com forminhas que sigam a decoração.

4. Cardápio

Escolha o cardápio pensando no tema que decidiram, mas sem deixar de lado outras opões para os convidados. Se escolher um tema oriental, com uma mesa repleta de comida japonesa, por exemplo, talvez não agrade metade dos amigos e familiares. Portanto, sempre dê alguma alternativa para todos os presentes.

5. Lembrancinhas

O mesmo esquema dos convites segue para as lembranças, que também deverão estar interligadas com toda a temática da festa. Se optou por algo rústico ou que remeta a natureza, por exemplo, que tal distribuir uma plantinha como forma de cultivar o amor entre vocês?

6. Trilha sonora

A música também é considerada a vida da festa. Afinal, sem uma boa trilha sonora, seu casamento se tornará maçante e espantará os seus convidados antes da metade da festa, não é mesmo?

Se o tema for discoteca ou anos 60, por exemplo, escolha canções de sucessos que estiveram no ápice desse ano. Temos certeza que todos os seus convidados levantarão para dançar!

7. Bolo

Além dos noivos — e da decoração —, o bolo também é uma estrela da festa! Então, se não estiver entre um clássico, com estilo rendado, opte por um que faça jus ao seu tema!

Dependendo da sua escolha, um bolo diferente pode ser inovador e único! Talvez um bolo rústico com diversas flores ao seu redor; ou, quem sabe, um bolo clássico, mas que tenha as cores do herói favorito de vocês?

8. O vestido

Enfim, o mais importante: o vestido da noiva — o tão sonhado momento em que as portas se abrem e a noiva entra pode marcar o casamento! Quanto a isso, muitas pessoas estão acostumadas ao branco tradicional, mas você pode ousar.

Se você optou por um tema de filmes ou conto de fadas, por exemplo, pode investir no vestido, ou pelo menos nos acessórios que lembrem a protagonista. Já se a sua festa remeter a época medieval, você pode escolher algo que lembre os vestidos da série Game of Thrones!

E aí? Gostou do post? Está pensando em fazer o seu casamento temático? E o vestido? Deixe-nos o seu comentário e conte para a gente o que está elaborando! Quem sabe nós não podemos te ajudar?

Checklist Interativo

Share This

1 comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *