Como cuidar da sua saúde durante os preparativos do casamento?

Como cuidar da sua saúde durante os preparativos do casamento?

Sim, parece impossível. Com tantos preparativos do casamento e detalhes a serem resolvidos, cuidar da saúde é um item que fica em último plano para muitas noivas e noivos. Porém, esse cuidado é de extrema importância! Afinal, os meses que antecedem a cerimônia exigirão muita energia e disposição e, para isso, é preciso manter o corpo e a mente em ordem.

Mas como conseguir cuidar da saúde em um período tão estressante? Se essa também é a sua dúvida, este post foi feito para você! Fique de olho em nossas dicas e garanta sua chegada ao altar linda e saudável!

1. Organizem-se

Esse pode não parecer um cuidado de saúde, não é mesmo? Mas acredite: organização é uma das melhores medidas para ficar bem durante os preparativos do casamento. Vamos explicar:

Para garantir que tudo aconteça de acordo com o seu sonho, há tantos detalhes para cuidar: o local, a data, a decoração, o buffet, o vestido, os músicos, padrinhos, convites… Isso sem contar com as outras preocupações que se referem ao preparo para a vida a dois, como compra ou aluguel do imóvel e aquisição da mobília!

Todas essas medidas exigem pesquisa — e muito, muito tempo. É necessário visitar lojas, participar de degustações, entre tantos outros compromissos. Quando os noivos não se organizam ou vão adiando essas situações, elas se acumulam, e uma grande quantidade de compromissos têm que ser realizadas em pouco tempo. O resultado desse acúmulo é muito estresse que, como se sabe, prejudica o sistema imunológico, deixando o corpo vulnerável a doenças.

Então, fazer tudo com antecedência é uma das principais formas de cuidar da saúde. Em sites de noivas, há listas com todas as providências e uma sugestão do tempo em que devem ser tomadas. Vale a pena segui-las!

Checklist para Casamento

2. Mantenham uma alimentação saudável

Muito antes do casamento, é fundamental manter uma alimentação saudável.

Com a correria, é muito tentador deixar de fazer refeições completas e optar por lanches ou fast food. Além de pesar na balança, esse hábito pode trazer prejuízos à saúde.

Portanto, procure seguir as recomendações já conhecidas:

  • Consuma muitas frutas e verduras. Elas têm vitaminas que previnem doenças.
  • Troque os alimentos refinados (pães, arroz, macarrão) pelos integrais. Além de mais ricos nutricionalmente, eles promoverão o bom funcionamento do seu intestino — todo o corpo se beneficia, mas a pele agradece de forma especial!
  • Utilize proteínas boas. Elas são fundamentais para a criação das novas células. Prefira as carnes brancas e magras. Unhas e cabelos serão beneficiados, também!
  • Não pule refeições e mantenha sempre um lanche saudável ao alcance para aquela hora em que bater a fome ou a ansiedade. Pode ser uma fruta ou um iogurte desnatado.
  • Evite o consumo de doces, refrigerantes, alimentos muito gordurosos ou álcool.
  • Tente passar longe dos alimentos estimulantes, como chocolates (eu sei, é complicado!) e aqueles que contêm cafeína. Eles prejudicam o sono e favorecem o estresse.
  • Tome muita, mas muita água mesmo!

3. Durmam

Pode parecer difícil porque vocês estarão muito ansiosos, mas é um esforço que vale a pena! Uma boa noite de sono evita problemas de saúde por beneficiar o sistema imunológico. Ela também regula uma série de hormônios e garante vitalidade e disposição para as atividades do dia.

Com a mente tranquila e descansada, será mais fácil encontrar soluções para os desafios que vão enfrentar e para organizar o que precisam. Além disso, o sono reparador vai garantir que você chegue ao grande dia com aquela pele de pêssego radiante e maravilhosa.

Caso perceba dificuldade para dormir, uma boa medida é implantar um “ritual” que favoreça o sono: banho morno, ambiente menos iluminado e com um aromatizador relaxante, música calma, uma atividade “sonífera”, como a leitura… Já deu sono!

4. Exercitem-se

Os exercícios promovem o bem-estar geral, definem o corpo e ainda garantem que você mantenha a forma que deseja para usar aquele vestido deslumbrante!

E mais: uma das funções do exercício, que é produzir uma inundação de endorfina no corpo, vai promover um alívio para o estresse que inevitavelmente aparece à medida que o grande dia se aproxima.

Então, nada de descuidar da academia! Determine-se a treinar pelo menos três vezes por semana e cumpra essa meta! Isso não será impossível se vocês estiverem realizando as atividades de forma organizada.

5. Evitem a ansiedade

Outro desafio gigantesco, não é mesmo? Afinal, queremos que tudo ocorra da maneira sonhada, e às vezes ficamos pensando tanto nos detalhes que nos vemos apavoradas diante de tantas providências. São tantas preocupações que nesse período não é incomum nos sentirmos como em uma gigantesca e interminável TPM!

Uma forma que pode ajudar bastante é colocar seu planejamento no papel, com datas e prazos para cada atividade que precisa realizar. Dessa forma, se vocês conseguirem seguir o planejamento direitinho, será mais fácil manter a tranquilidade. Afinal, por mais que haja muitos preparativos a tratar, tudo está sob controle.

6. Realizem exames

Alguns exames importantes precisam ser realizados pelo casal antes de iniciarem a vida conjugal. Eles avaliam a condição geral de saúde e preparam para a constituição da família.

Verifique os procedimentos que devem ser feitos:

  • Pelo casal: hemograma completo, exame de urina, fezes, eletrocardiograma e exames de imagem.
  • Pelo noivo: espermograma e exame da próstata para homens a partir dos 40 anos.
  • Pela noiva: Papanicolau, ultrassonografia transvaginal, exames ginecológicos preventivos.

Além disso, mediante consulta e dependendo do histórico pessoal e familiar, o médico pode solicitar alguns exames específicos, e sua realização é muito importante.

7. Fujam dos riscos

Com certeza, não é sonho de nenhuma noiva atravessar a igreja ao som da marcha nupcial usando uma bota de gesso, certo? Esse é apenas um exemplo, mas o fato é que, alguns meses ou semanas antes do casamento, é melhor evitar esportes radicais e atividades que possam causar contusões ou lesões mais sérias.

Tenha certeza de que você vai enfrentar uma verdadeira maratona durante os preparativos do casamento. Mas com disciplina e os cuidados certos, é possível cuidar da saúde para chegar lá como uma noiva deslumbrante e radiante!

Gostou do nosso post? Está enfrentando esse desafio? Então, compartilhe conosco as suas dúvidas e experiências nos comentários!

Share This

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *