Sapatos para noivas: 6 dicas para escolher o modelo perfeito para você!

Sapatos para noivas: 6 dicas para escolher o modelo perfeito para você!

Se há um dia em que você precisa, mais do que nunca ter força nesse salto, esse é o dia do seu casamento. Em uma ocasião em que você vai andar tanto, dançar até cansar e ainda tem que esbanjar estilo, errar no quesito sapato pode significar horas de dor e desconforto.

Por isso, a escolha de sapatos para noivas é uma etapa vital de qualquer plano de casamento. Para facilitar esta tarefa, preparamos seis dicas que vão ajudar você a escolher o modelo perfeito. Acompanhe!

Checklist para Casamento

1. Escolher o quanto antes

Muitas noivas definem os sapatos antes mesmo do vestido, o que é uma excelente estratégia. É uma forma de garantir que as duas peças estarão em perfeita harmonia no tom de branco, estilo, material e a proporção entre a altura dos sapatos e a do vestido, seja ele comprado ou alugado .

Mas, se não é esse o seu caso, sem problemas. O importante é já ter escolhido o sapato e estar com ele em mãos no dia da prova. Ali, você vai poder perceber claramente se as peças combinam e se a altura está na medida.

Uma estratégia muito usada é andar com uma amostra do tecido na hora de escolher os sapatos, assim fica mais fácil acertar a cor e a textura, que devem manter a harmonia com as do vestido. Ah, em relação à textura, muitas noivas, inclusive, optam por forrar o sapato com o tecido do vestido para eliminar a possibilidade de erro.

Já a cor do sapato, não necessariamente precisa ser a mesma do vestido, mas a harmonia dos tons deve prevalecer. Há espaço para ousadias, como usar prata ou dourado, combinando com as joias, ou ainda bolar uma combinação com o buquê. Fica lindo!

2. E se o vestido for colorido?

Para quem opta por vestidos de cores mais vibrantes, fora do padrão branco, marfim e gelo, os cuidados na hora de escolher o sapato redobram. A fuga do tradicional não pode acabar em um arranjo que sapatos e acessórios destoem da peça principal. Nesse caso, os vestidos funcionam melhor com cores discretas.

Os sapatos têm um pouquinho mais de liberdade e levam ousadia para o look. E mais uma vantagem: sapatos coloridos são mais fáceis de serem novamente usados após o casamento. Com os brancos, isso é mais difícil.

Há também quem personalize os sapatos para noivas com pinturas, datas, desenhos e acessórios. Tudo para garantir que o visual adotado no grande dia seja único.

3. Atenção para altura e tipo dos sapatos de noiva

Feitas as opções básicas de cor e textura, é hora de partirmos para os detalhes, começando pela altura. O jeito correto de determinar o comprimento ideal do vestido é garantir que, quando estiver em pé, os seus pés não apareçam, mas também que o vestido de noiva não fique arrastando no chão. Quando você estiver sentada, os sapatos podem aparecer, mas sem nunca chegar a mostrar o tornozelo.

A definição entre usar sapatos abertos ou fechados é diretamente influenciada pelo comprimento do vestido. Modelos mais curtos funcionam com sandálias ou sapatos abertos, já os tradicionais pedem sapatos fechados mesmo.

No quesito estilo, detalhes de acabamento em cristal, contas, flores, strass e fivelas, entre outros possíveis, são bem-vindos desde que estejam em sintonia com o vestido e não comprometam o seu conforto.

4. Garantindo o conforto

O primeiro passo para estar linda no seu grande dia é, também, estar confortável. Busque um modelo que te ofereça comodidade acima de tudo.  Na escolha entre salto alto e baixo, leve em conta a sua intimidade com o primeiro. Saltos de 7 a 8 centímetros são o indicado para garantir o conforto. Se houver necessidade de algo maior do que isso, opte pelos sapatos plataforma.

Independentemente do tipo do sapato, três cuidados são importantes. Primeiro, cerca de duas semanas antes da cerimônia, calce os sapatos, todas as noites, por umas duas horas, para amaciá-los e adaptá-los ao formato de seus pés. Será uma garantia de conforto extra no dia da cerimônia.

Segundo cuidado a se adotar é que, mesmo que esteja tudo certo com o seu sapato, tenha uma opção reserva, confortável e com salto baixo.  A terceira dica é: procure comprar o seu sapato à noite. Como os pés incham ao longo do dia, comprar calçado de noite é uma garantia de que ele não fique apertado de uma hora para outra.

5. Baixos também são opção

Se não está acostumada a passar muito tempo se equilibrando em cima de saltos, talvez modelos com salto baixo, sapatilha ou Anabela sejam uma opção mais segura e confortável. O scarpin é considerado uma escolha clássica e cheia de elegância. Opções com bico fino e salto médio, ou mesmo alto, também.

Opções com abertura no calcanhar ou na ponta dos dedos estão na moda. É o caso do peep toe, que confere um charmoso toque retrô a qualquer look e fica no meio do caminho entre o sapato fechado e o aberto.

Se o casamento for ao ar livre, até uma sandália rasteira pode virar uma opção! Se for esse o seu caso, aposte nas mais as delicadas, de tiras e saltos finos, para realçar o pé. Modelos de couro e forrados de cetim também são uma boa pedida.

6. Escolha dos sapatos para noivas – mantenha seu estilo

O conforto é essencial, mas o estilo também deve ser ainda mais. Procure escolher algo que atenda as formalidades e necessidades da ocasião, mas que também represente quem você é. Pense no seu estilo pessoal, se é mais ousado, clássico ou romântico. Deixe sua personalidade evidente, mas em harmonia com o vestido e com o evento, de uma forma geral.

E então, leitora? Você gostou das nossas seis dicas sobre como escolher sapatos para noivas com conforto, estilo e elegância? Pois é, a gente também é apaixonada por esse mundo do casamento, das noivas e das experiências inesquecíveis!

Baixe o nosso “Guia completo: como escolher a decoração do casamento dos seus sonhos!” e saiba mais sobre como tornar o seu grande dia perfeito.

Share This

2 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *