Passo a passo: como organizar um casamento?

Passo a passo: como organizar um casamento?

Para os noivos, a celebração do casamento é um projeto de vida. Afinal, esse é um momento cheio de significados que transformarão a cerimônia em algo único e inesquecível! Para que tudo corra bem, o ideal é marcar a data do casamento com um mínimo de 18 meses de antecedência — assim vocês terão muito tempo para pensar no estilo da cerimônia e tratar cada detalhe com bastante cuidado.

Definida a data, o recomendável é contratar um cerimonial de casamento e deixar tudo nas mãos de uma assessoria profissional. Dessa maneira vocês podem manter o foco apenas no bem-estar e nos compromissos pessoais.

Se isso não for possível, crie uma planilha — ou reserve uma agenda — e anote todas as atividades e pendências referentes ao grande dia. Não se esqueça de riscar aquilo que vocês já conseguiram realizar e dar baixa nos pagamentos, na medida em que as tarefas forem sendo executadas.

A essa altura vocês já devem ter uma lista prévia de convidados, certo? Normalmente, os noivos tendem a extrapolar o limite de pessoas. Caso isso aconteça, faça os cortes necessários na lista de convidados de acordo com o orçamento previsto e tente não sair do planejado para evitar surpresas desagradáveis no final.

Quer saber mais sobre como organizar um casamento? Siga o passo a passo que preparamos e nada passará batido! Boa leitura!

casamento dos sonhos

Que tipo de casamento vocês querem?

Se vocês pertencem a religiões diferentes terão de entrar em acordo quanto ao tipo de casamento no religioso. São muitos os estilos de cerimônia à disposição, vejam alguns:

Clássico

O clássico prima por um estilo mais sóbrio e requintado, tanto nos trajes, quanto na decoração. As músicas são mais tradicionais e os convites seguem o padrão, com letras e tons mais sóbrios.

Na recepção não podem faltar o bolo em andares com detalhes discretos e arranjos de mesa com flores mais sofisticadas. Abusem dos cristais, das velas e da iluminação em todo o mobiliário!

Romântico

O estilo romântico é perfeito para os que se casam no campo ou para uma cerimônia com poucos convidados. Como ele tem tudo a ver com flores — de todos os tipos e cores — vocês podem criar ambientes que remetam aos grandes romances do passado.

O estilo romântico permite misturar estilos que harmonizem, como por exemplo, o vintage e o rústico. A decoração romântica aliada ao rústico dá um ar mais aconchegante.

Sabe aquele mobiliário esquecido e herdado da vovó?  Ele pode ser enfeitado com flores para compor uma decoração muito especial! É possível obter o mesmo efeito com objetos estilosos — peças de porcelana, gaiolas, quadros, e até mesmo uma máquina de escrever ou de costura antigas.

Ousado

Casar na praia é para os mais ousados. Se esse for o perfil, a noiva pode apostar no vestido e nos cabelos curtos e ganhar um visual mais moderno. Se tiver uma tatuagem à mostra, a noiva mais ousada pode escolher um vestido com decote na frente ou atrás e, em vez de usar sandália, apenas adornar os pés.

Nas cerimônias no campo, ela pode sair do convencional, chegando sozinha ou de bicicleta antiga com uma cestinha cheia de flores do campo. Vai ser um arraso! Vocês querem uma entrada original? No lugar da marcha nupcial, que tal escolher a música que marcou a trilha sonora de suas vidas?

Na decoração vale misturar diversos tipos de flores e cores, e escolher toalhas brancas ou em tons neutros para que o ambiente não fique muito cansativo. Uma ideia interessante nos casamentos em áreas livres é criar uma porta de entrada da noiva, que pode ser de madeira, ferro, vidro ou em estilo rústico. Como a entrada da noiva é um dos momentos mais esperados da cerimônia, isso causa um efeito bem bacana e desencadeia muitas emoções.

A escolha da data merece uma atenção especial

A data de casamento deve ser reservada com um ano de antecedência, levando em conta que o nosso país tem sol e calor na maior parte do ano e que as estações secas são as preferidas das noivas. Por isso, garanta o local o quanto antes, pois partir de abril a procura por áreas externas aumenta e a disponibilidade de espaços diminui.

Os meses mais frios e chuvosos têm a vantagem dos cardápios mais atrativos e os trajes são mais elegantes. A desvantagem são as férias escolares e os feriados, quando muitas famílias viajam — portanto, envie os convites dos padrinhos e pajens com bastante antecedência.

Se vocês têm superstição com o mês de agosto, saibam que muitos casais têm quebrado essa regra, sem arrependimento algum! Se essa for a escolha de vocês, aproveitem os preços acessíveis e o clima mais ameno, e se beneficiem com a enorme variedade de flores que antecedem a primavera.

Contratar cerimonial de casamento vale a pena?

Claro que vale! O melhor seria contratar uma empresa especializada em cerimonial de casamento para organizar tudo, pois dessa forma vocês não correm o risco de que algo saia errado.

Porém, se vocês não tiverem condições de arcar com os elevados custos de um cerimonial, vale optar por um casamento barato e utilizar a mão de obra dos serviços apenas para a decoração e o buffet.

Nesse caso vocês ficariam encarregados pela criação dos convites, compra das alianças, lista de presentes, escolha do vestido de noiva perfeito, os trajes dos pajens e padrinhos, e a contratação dos músicos, DJs, fotógrafo e cinegrafista.

Dá um pouco de trabalho, mas se vocês souberem dividir bem as tarefas e tratar direto com os fornecedores, é possível economizar um bom dinheiro e reservar mais para a tão sonhada viagem de núpcias.

Como escolher o local perfeito

Com a data do casamento e o estilo de cerimônia definidos, vamos para a escolha do local. É prática comum entre os noivos dividir a cerimônia em duas — o culto na igreja e a festa em outro espaço.

No entanto, são muitos os ambientes onde vocês podem realizar as duas cerimônias juntas: praia, campo, fazenda, salão ou na própria residência de um dos noivos. O que vai influenciar na escolha é a quantidade de convidados e a verba disponível.

Vocês não precisam se casar em uma igreja suntuosa e concorrida para ter sofisticação e elegância, mas se quiserem algo grandioso e com muitos convidados será preciso contratar uma equipe de profissionais e reservar a igreja com bastante antecedência.

As recepções realizadas à noite pedem locais maiores e alvará para a música, já que as festas costumam se estender pela madrugada. As opções de locais são muitas: salões de festas, hotéis, clubes e restaurantes…

Antes de fechar o contrato, verifique se há estacionamento, banheiros limpos e conservados, um hall ou área externa para fotos, além de uma boa infraestrutura de mesas para acomodar todos os convidados.

Já os casamentos em áreas externas requerem um clima mais ameno e seco — as melhores estações são o outono, o inverno e a primavera. Nas áreas livres é necessário reservar um espaço entre o corredor e o altar para acomodar o fotógrafo, os músicos, os padrinhos e os familiares mais próximos.

Apesar da instabilidade do tempo nas últimas décadas, no verão ainda chove muito e faz calor, então, por via das dúvidas, é bom priorizar os espaços fechados e climatizados caso for se casar nessa época do ano.

Fiquem atentos à decoração

Vocês querem uma cerimônia tradicional ou temática? Saiba que as festas temáticas estão em evidência e podem ser inspiradas em filmes, músicas ou qualquer acontecimento que esteja ligado ao casal e à personalidade dos noivos.

Porém, o que não pode faltar em uma decoração de qualquer tipo é iluminação adequada, arranjos de flores em tons e cores variados, mobiliários decorativos, etc.

As flores certas

Aproveite as flores da estação do ano em que ocorrerá a festa e procure harmonizar com a decoração do casamento na igreja. Leve em consideração que as flores da estação saem mais em conta por causa da grande oferta.

A primavera, por ser uma estação ainda quente, exige um cuidado maior com a escolha das flores — aquelas muito perfumadas podem enjoar os convidados, por exemplo. Use rosas, gérberas e algumas orquídeas, que funcionam melhor no calor.

Flores como o lírio não se adaptam muito bem à luz do sol, então é melhor deixá-las para as cerimônias noturnas — o que é muito chique! Os cravos e as hortênsias são mais resistentes e combinam muito bem com o clima do verão.

Se o casamento for no inverno, a tulipa e a flor de cerejeira são uma boa pedida. Escolha com calma, pois há outras flores em alta como o copo-de-leite e as orquídeas, e todas elas criam um ambiente pra lá de requintado!

Arrasando nos tons

A cor é tudo na decoração do casamento. Por isso, busque adotar uma que agrade aos dois e use-a em harmonia com os detalhes do religioso, da festa, dos arranjos de flores e dos convites.

É tendência combinar tons mais fortes com os neutros formando contrastes, mas, se vocês querem algo mais tradicional, escolham uma única cor e destaquem os acessórios. O estilo vintage é muito usado em ambientes de jardins e pede cores pálidas e com aspecto antigo, como alguns tons de rosa.

Cada cor tem um significado e transmite uma sensação:

  • O rosa é perfeito para os românticos, é a cor do amor e da delicadeza.
  • O amarelo é a cor que transmite alegria. Se quiserem um ambiente mais requintado, ele pode ser combinado com o branco ou preto.
  • O azul e o verde ficam ótimos em cerimônias mais íntimas e dão a sensação de aconchego.
  • O violeta ou lilás são cores associadas ao místico e proporcionam calma e leveza.
  • O branco simboliza a paz e a pureza, é uma cor muito tradicional e pode ser usada como cor predominante ou apenas nos detalhes.

Escolha o buffet certo

Se vocês adoraram o buffet do casamento de uma amiga ou parente, peçam logo uma recomendação. Vale pesquisar sites e visitar alguns buffets pessoalmente, assim vocês recebem sugestões dos chefs e falam do que mais gostam. Tente acertar tudo com o dono do buffet e já deixe marcada a degustação.

O cardápio tradicional é composto por entrada, prato principal e sobremesa, com as bebidas tratadas à parte. Além de água, refrigerantes, vinhos e champagne servidos nas mesas por garçons, muitos cerimoniais disponibilizam um balcão onde são servidos coquetéis de frutas feitos na hora.

O pacote completo inclui mesa de café na saída acompanhada de petit fours e docinhos finos — tidos como o mais que fazem a alegria dos últimos convidados. Se preferirem, em vez de um jantar, vocês podem oferecer um buffet em que os próprios convidados se servem à vontade, sem o auxílio de garçons.

Saiba escolher bem — com critérios — o fotógrafo. Se a empresa contratada indicar um profissional, peça para conhecê-lo antes e veja fotos para saber como ele trabalha. Defina se as fotos serão tradicionais com pose ou espontâneas e mais descoladas, registradas de maneira mais natural. Nos casamentos durante o dia, aproveite a luz natural e o céu azul em contraste com o verde da decoração, assim vocês terão ótimas fotos.

Como escolher o vestido perfeito

Esta é uma tarefa que cabe apenas à noiva. Comece avaliando o seu corpo e características físicas. Escolha exatamente o seu tamanho, pois se emagrecer até a data do casamento é mais fácil fazer os ajustes na última hora. Não há uma regra para a escolha do vestido de  noiva, o que deve contar é o estilo e horário da cerimônia.

Escolha o modelo de acordo com o horário e local

Vestidos longos, com cauda, luvas e véus compridos são indicados para a noite, então deixe os curtos para o dia. Os vestidos com rendas, babados e as saias de tule rodadas combinam muito bem com casamentos à tardinha.

Você não é obrigada a seguir nenhuma tendência ou moda: se já tem o modelo ideal na cabeça, vá atrás do que quer e não dê importância às opiniões alheias. Os tradicionais vestidos brancos tomara que caia ou com rendas no corpete ficam perfeitos nas cerimônias à noite.

Uma boa dica é folhear revistas do ramo e trocar ideias com o estilista das lojas que você mais gosta. Se ainda assim continuar indecisa, leve uma irmã ou uma amiga com você para te ajudar nessa difícil escolha do vestido de noiva perfeito.

Pense no seu conforto

A hora da festa é de pura descontração, mas de nada adianta estar com um vestido lindo e não conseguir dançar ou abraçar seus convidados. O importante é você se sentir segura e confortável — por isso, descarte os de mangas muito sequinhas e decotes muito profundos.

Reforce os seus pontos fortes

Se você tiver um colo bonito e braços definidos, um tomara que caia ou decote em V ficarão perfeitos! As cerimônias noturnas pedem penteados que combinam tanto com véus curtos quanto com tiaras de pérolas. Saiba valorizar os seus melhores atributos.

Por outro lado, se o seu quadril for muito largo, evite os vestidos muito justos ou volumosos. Fuja das saias rodadas de tule e do estilo “rabo de peixe”.

Trajes do noivo, pajens, damas de honra e padrinhos

Para o noivo é recomendável o terno composto de calça social, paletó, colete e gravata. O uso de fraque vai depender do grau de formalidade da cerimônia e do local. Para o dia, os mais indicados são os tons mais claros, como o cinza e o bege, deixando o branco para a praia. É importante que o traje do noivo combine com o estilo da noiva e o horário da cerimônia.

As crianças dão um toque de graça e espontaneidade ao casamento — e são um show à parte. Os trajes dos pajens devem acompanhar o do noivo ou dos padrinhos, enquanto as damas de honra seguem o estilo da noiva ou os tons da decoração.

Nas cerimônias durante o dia, os pajens ficam uma graça vestidos de calça curta, boina, suspensórios e gravata borboleta. A noite permite bordados, brilho, fitas e laços de cetim, o que dá às daminhas um ar mais sofisticado.

Os padrinhos não precisam seguir um padrão de cor e modelo de terno, a não ser quando a noiva pede. O mais indicado é o terno completo, os tons escuros para a noite e cores claras para dia. Os padrinhos têm a vantagem de poder alugar os trajes completos em boas casas de roupas a rigor disponíveis no mercado.

As madrinhas sempre devem evitar o branco e o preto, mas podem abusar dos vestidos longos com brilho e tons fortes à noite. Para o dia, os modelos longuetes ou curtos de tecidos leves e florais são muito bem-vindos — tudo conforme a orientação da noiva.

Como montar uma lista de presentes

A lista de presentes de casamento deve ser elaborada com até seis meses de antecedência. Vocês só terão o trabalho de entrar em contato com as lojas especializadas e de pedir para disponibilizar a lista na loja física ou online.

Nela ficarão dispostos os vários itens escolhidos por vocês, aos quais cada convidado terá acesso quando forem informados desse serviço. As listas evitam o recebimento de presentes repetidos e vocês recebem o presente direto no endereço cadastrado no site.

Dicas para um casamento mais barato

Fazer uma cerimônia econômica não é fácil, mas também não é impossível! No Brasil, é comum convidar os amigos, familiares, colegas, conhecidos e vizinhos e tudo se torna uma grande festa.

No entanto, vocês terão que abrir mão de algumas coisas e não extrapolar o orçamento. Casamentos mais íntimos, com um  mínimo de convidados, saem mais baratos e não exigem a contratação de um cerimonialista.

Veja as dicas para realizar um casamento mais barato sem perder a elegância:

  1. Nas cerimônias matinais, um almoço apenas para amigos íntimos e familiares mais chegados — ou um brunch no final da tarde — são muito bem-vindos e bem mais econômicos. São cerimônias que favorecem a aproximação das pessoas presentes, fazendo com que todos se sintam uma grande família.
  2. Caso o casamento seja à noite, ofereça um bolo com champagne no mesmo espaço onde acontecerá o religioso, um coquetel, ou um pequeno jantar self service. Quanto mais tarde for o casamento, mais vocês gastarão.
  3. Os mini-weddings vêm crescendo e se tornaram uma tendência no Brasil. São mini-casamentos com um máximo de 100 convidados e podem ser realizados em casa, no salão de festa do condomínio ou em um restaurante que tenha área externa com jardim. Por ser uma recepção pequena, vale caprichar nos detalhes da decoração e no cardápio. Invista na mesa de doces.
  4. Para a noiva, um vestido de corte reto com renda e tecido leve é o mais adequado. Casamentos mais econômicos também dispensam a entrada de muitos padrinhos.
  5. Nada de DJs ou bandas. Opte por uma música ambiente ou algo mais intimista. Que tal confeccionar um CD com as músicas mais marcantes na vida de vocês?
  6. Quanto à decoração, cerimônias de casamento mais íntimas pedem arranjos florais menores nas mesas e de médio porte no resto do ambiente. Nada de excessos na quantidade de flores e cores, ok?
  7. Para baratear nesse aspecto, convites personalizados e com caligrafia manual. Também são permitidos desenhos gráficos e fotos do casal.
  8. Casar apenas no civil e priorizar a recepção é uma opção barata. Vocês podem servir um coquetel com vinhos e petiscos mais finos. Como haverá apenas a recepção, os convites podem ser feitos por telefone.
  9. Quanto ao vestido de noiva para a cerimônia no civil, não se prenda aos triviais modelos formais em tecido leve e tons neutros. É uma ocasião que pede vestidos curtos e nada de extravagância — aposte no branco de renda ou tomara que caia.
  10. Caso os noivos não tenham uma religião e queiram eternizar esse momento, pensem em algo mais íntimo e convidem aquele parente especial ou um amigo mais inspirado para conduzir a cerimônia de casamento. Será emocionante!

Reserve o último mês antes da cerimônia para cuidar dos últimos detalhes do grande dia. É preciso confirmar os serviços do cerimonial, preparar um chá de cozinha, marcar a prova do vestido e de todos os trajes da cerimônia, testar o penteado no cabeleireiro, checar a lista de convidados confirmados, etc.

Um dia antes, cuide só de você e do noivo. Atualmente, muitos salões oferecem o dia dos noivos — ali vocês só precisam se alimentar, dormir bem e relaxar!

Gostou dessas dicas? Não deixe de comentar aqui sobre o que achou delas!

Como organizar o Casamento dos Sonhos

Share This

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *