Como escolher a melhor data para o seu casamento? Saiba aqui!

Como escolher a melhor data para o seu casamento? Saiba aqui!

Após o noivado, o casal começa a organizar o grande dia. Há uma lista de fornecedores para orçar, uma pasta cheia de inspirações e dois corações cheios de ansiedade. A escolha da data do casamento é, assim como o estilo, o que fará com que seu grande dia comece a tomar forma.

Isto porque todos os orçamentos serão propostos de acordo com a data de realização do evento, tanto por questões financeiras, devido às datas mais ou menos concorridas, como pelo estilo da cerimônia.

Por exemplo, se você vai se casar na primavera e quer uma decoração com flores típicas do verão, provavelmente pagará mais caro por isso. Além disso, essa é uma data que ficará marcada para o resto da vida e precisa ser escolhida com calma, carinho e atenção.

Para te ajudar nisso, separamos aqui algumas dicas de como escolher a data do casamento. Confira:

Analise o período entre o noivado e o casamento

A primeira coisa a se pensar é a distância entre o noivado e a data do casamento. É importante que haja tempo suficiente para que o casal pense sobre o que quer e se organize financeiramente para realizar o casamento dos sonhos.

É claro que o ideal é não prolongar demais o período do noivado, mas é importante que o casal tenha um planejamento financeiro que se adéque à sua realidade e ao prazo que tem para realizar a cerimônia.

Defina o estilo do casamento

Este é um fator muito relevante na escolha da data. Qual estilo de cerimônia o casal deseja? Uma cerimônia ao ar livre, por exemplo, é mais viável em períodos menos chuvosos. Para uma noiva que sempre sonhou com o buquê de margaridas, deve-se pensar em qual período do ano essa flor é mais comum. Flores da estação são mais baratas e mais fáceis de serem encontradas.

Leve em conta a estação do ano

Se você sempre gostou da elegância das roupas de inverno e sonha com um vestido com mangas, fique atenta às estações do ano. Uma cerimônia realizada no calor de 40° é completamente diferente daquela feita sob os ventos gelados do inverno.

A temperatura e as condições climáticas podem mudar até mesmo a maneira como as pessoas se comportam durante a festa e o que será servido pelo buffet. As pessoas tendem a comer mais no frio e beber mais no calor. Pense em como é o perfil dos seus convidados e como é a festa de casamento dos seus sonhos.

Avalie a diferença de preço

Os preços variam muito de acordo com os meses e dias escolhidos para o casamento. A má fama de agosto, por exemplo, reduz muito a procura por este mês, o que acaba diminuindo a demanda e, consequentemente, os preços deste período.

Maio e setembro, tradicionalmente conhecidos como os meses das noivas, são mais concorridos e caros. Em dezembro, os fornecedores são disputados pelas empresas que querem realizar suas confraternizações de fim de ano, por isso, os preços sobem novamente.

Se você for uma noiva menos tradicional ― e mais econômica ― pense na possibilidade de realizar sua cerimônia em um dia da semana mais alternativo, como domingo ou sexta feira. Os preços costumam cair até pela metade nesses dias.

Pense nos convidados

Se o casal mora em uma cidade e os familiares em outra, é legal que levem em consideração uma data próxima de um feriado, para que os parentes possam chegar com tranquilidade e ficar por mais tempo. Além disso, essas datas costumam ser menos concorridas, uma vez que os noivos evitam casar-se próximo a feriados, com medo dos convidados agendarem viagens nesse período.

Outra coisa a se pensar ao escolher a data do casamento, é sobre o dia do pagamento dos convidados. A maioria das pessoas recebe no início do mês e, por isso, terão mais condições de pagar pelo transporte até o local da cerimônia, fora os outros gastos comuns a casamentos, como o vestido de noiva, maquiagem e penteado.

Se possível, escolha uma data significativa

Que tal casar no mesmo dia em que vocês começaram a namorar? Ou no dia do aniversário de um dos dois? Ou até mesmo em uma data especial para a família, como a do casamento dos seus avós, ou pais?

Pense em uma data que seja importante para os dois e que, de alguma maneira, simbolize o relacionamento de vocês. Com certeza, o grande dia ficará ainda mais emocionante se a escolha da data for motivada por um significado maior.

Conheça as características de cada mês

Agora que já demos algumas dicas de como escolher a data do casamento, vamos listar as características principais de cada mês, para que vocês escolham aquele que mais se adéqua ao estilo do casal e do casamento dos sonhos.

Janeiro

É um mês chuvoso e quente, por isso, pouco cobiçado para casamentos, o que eleva as possibilidades de negociação. As férias podem aumentar os preços dos pacotes para lua de mel, uma vez que é um período de alta temporada.

Fevereiro

O calor e as chuvas continuam. É mês de carnaval, o que pode afetar os preços das viagens de lua de mel. No entanto, é um mês pouco procurado pelas noivas, e isso pode reduzir os gastos com os fornecedores do casamento.

Março

As “águas de março” chegam para fechar o verão e, apesar das temperaturas mais amenas, é grande a chance de chuva. Com o fim do período de férias, os pacotes de viagem costumam ficar mais baratos para quem pretende investir na lua de mel.

Abril

O clima ameno e firme, com pouca possibilidade de chuva, tem feito com que mais noivas marquem casamentos neste mês. É importante, no entanto, ficar atento às celebrações católicas que estão a todo vapor e que podem dificultar o agendamento da cerimônia na igreja.

Maio

Já foi considerado o mês nas noivas, mas hoje em dia fica em 6º lugar no ranking dos preferidos para casamento. As flores ficam mais caras devido ao dia das mães. O clima é agradável, sem muito calor, e com baixa possibilidade de chuvas.

Junho

É um mês frio e que, apesar de não haver grandes possibilidades de chuva, é menos agradável para cerimônias ao ar livre devido às baixas temperaturas. O preço das flores continua alto por causa do dia dos namorados.

Julho

Este é um mês caracterizado pelas baixas temperaturas e pelas férias escolares. Assim como em outros períodos de férias, as viagens de lua de mel podem ficar mais caras e as chances de alguns convidados estarem viajando é grande.

Agosto

As noivas supersticiosas evitam se casar neste mês porque acreditam que este é o mês do desgosto. Com a baixa procura, há grandes chances de conseguir bons descontos.

Setembro

Clima ameno, início da primavera, com diversidade de flores e poucas chances de chuva. Setembro se tornou o novo mês das noivas e por isso é bem concorrido e os preços ficam lá em cima.

Outubro

Auge da primavera e pouca chuva. Devido à alta concorrência de setembro, muitas noivas optam por marcar o casamento em outubro, o que torna este mês bastante concorrido.

Novembro

O calor e as chuvas estão de volta. A segunda quinzena pode coincidir com a primeira parcela do décimo terceiro, e isso é ótimo para os convidados e os noivos.

Dezembro

Mês de férias e de festas de fim de ano. As pancadas de chuva são recorrentes e o calor também é forte. Os preços para as viagens de lua de mel costumam subir devido à alta temporada.

E ai, gostou das dicas de como escolher a data do casamento? Conte para gente, nos comentários, como você pretende escolher a sua data.

Share This

1 comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *