Buffet para casamento: saiba como escolher!

Buffet para casamento: saiba como escolher!

O dia do casamento é uma data muito importante para os noivos e precisa ser perfeita em todos os detalhes. Um dia especial, que representa tanta felicidade, não pode ter imprevistos e correrias de última hora.

Um dos pontos mais importantes de qualquer festa é o buffet para casamento, e a sua escolha pode significar o sucesso ou o fracasso do evento. As comidas, bebidas, músicas e estrutura da festa devem ser cuidadosamente pensadas para que esse dia saia como o sonhado pelo casal.

Pensando nisso, preparamos o post de hoje com sete pontos que devem ser levados em conta na escolha do buffet para o seu casamento. Siga a leitura e confira!

7 pontos que você deve pensar ao escolher o buffet para o casamento

1. Estabelecer o número de convidados

O número de convidados vai definir tudo: qual é o tipo de festa mais adequado, o local, a estrutura do cerimonial, variedades de comidas e bebidas e o preço dos serviços oferecidos. Dessa forma, de nada adianta começar a pensar na festa se você não tem o número exato ou aproximado de quantas pessoas vai convidar.

O primeiro passo é sentar com o seu noivo e fazer a lista. Com essa informação em mãos, você pode dar o segundo passo, que é começar a pesquisar e visitar os buffets. As empresas precisam desse número para cobrar um valor justo e proporcional, além, claro, de evitar desperdícios e cadeiras vazias.

2. Escolher em que época do ano vai casar

A escolha da época do ano ajuda a definir o estilo de festa que vocês vão fazer. Por exemplo, se querem uma festa ao ar livre, o ideal é optar por meses que chovem menos. O mês escolhido também influencia no orçamento, já que os mais procurados, como maio e setembro, tendem a ser mais caros porque a disputa por buffets é maior.

Por outro lado, meses como janeiro, fevereiro e julho são menos procurados, uma vez que essa é a época de férias e feriados. Por isso, pode ser mais fácil encontrar serviços mais em conta.

Outros detalhes do casamento também são bastante influenciados pela escolha de quando casar. O serviços de buffet que incluem decoração tendem a cobrar mais barato se é a época de determinada flor que vocês escolheram para ornamentação. O álbum de fotos também pode ficar mais bonito em épocas de céu azul e bom tempo.

casamento dos sonhos

3. Definir o orçamento da festa

O ponto mais importante na escolha do buffet para casamento é definir qual é o orçamento dos noivos para a festa. Esse parâmetro de gastos vai guiar a tomada de decisões de cada detalhe do grande dia.

Se o orçamento está apertado, o ideal é optar pelas épocas do ano em que a procura por buffets é menor. As empresas costumam oferecer os mesmos serviços das épocas mais disputadas por ótimos preços. Se você é boa para “chorar” preços, pedir um descontinho nas baixas temporadas de casamento costuma funcionar.

Pense que esses serviços são só uma parte dos gastos que o casal vai ter de arcar. É preciso levar em conta despesas como a decoração da igreja, trajes dos noivos, alianças, enxoval, convites, fotos e tantos outros. Por isso, faça uma estimativa de todas as despesas para, só assim, definir com o seu noivo quanto do orçamento poderá ser destinado ao buffet.

4. Buscar e pedir referências do buffet

Já pensou que desastre seria se depois de tanto planejamento para o dia do casório, a comida estivesse ruim ou estragada? Ou, ainda, o serviço dos garçons estivesse insuficiente para atender aos convidados?

Investir em um buffet com boas referências faz toda a diferença para a sua tranquilidade. Para isso, pesquise todos os buffets que atendem o local da festa e peça aos amigos indicações de empresas que já contrataram. Use a internet para levantar todas as informações, procure saber se não há nenhuma reclamação dos serviços.

Outro ponto importante é visitar essas empresas e conversar pessoalmente com o proprietário. Esse passo é essencial para entender os serviços oferecidos, compreender melhor o universo dos casamentos e pegar dicas para a sua pesquisa com outras empresas.

 

5. Estudar os serviços do buffet e definir o tipo de festa

Os buffets geralmente oferecem uma grande variedade de tipos de festas, e cada um deles inclui determinados serviços. Por exemplo, se você optar por servir aos convidados um almoço ou jantar, os garçons deverão servi-los enquanto estiverem sentados à mesa com pratos já prontos. É o chamado serviço à francesa, bastante formal e que demanda que os garçons estejam melhor equipados. Por outro lado, caso escolham um coquetel, a festa será mais informal e menos custosa.

Todos esses detalhes devem ser estudados de forma precavida pelos noivos. Pedir ao dono do buffet uma planilha completa com os serviços oferecidos e os respectivos orçamentos para cada tipo de festa é uma excelente dica para evitar aborrecimentos no futuro.

6. Escolher o cardápio e marcar uma degustação

A escolha do cardápio talvez seja uma das partes que provoca maior indecisão aos pombinhos, afinal de contas é muito difícil agradar todo mundo. O menu deve ser pensado de modo a satisfazer o maior número de paladares. Dessa forma, é essencial que o serviço ofereça, pelo menos, duas opções de pratos.

Além disso, é importante pensar nas crianças, pessoas alérgicas e vegetarianos. Caso estejam em dúvida sobre, por exemplo, um prato com camarão ou frutos do mar, prefiram a segunda opção com carne, frango ou salada, para que todos os convidados possam comer bem.

Desconfie de buffets que não oferecem degustação antes. Esse serviço é primordial para que os noivos verifiquem a qualidade dos pratos, sobremesas e bebidas. Caso contrário, vai ser muito frustrante deixar para experimentar só no dia da festa e perceber que a qualidade dos comes e bebes não era como vocês desejavam.

7. Ficar atenta aos detalhes do contrato

Em primeiro lugar, é imprescindível que você só faça contratos escritos. Não aceite contratos de boca, ou as chances de ter dores de cabeça serão enormes.

Exija que o buffet faça tudo por escrito; quanto maior o grau de minúcia, melhor para evitar mal-entendidos futuros. Detalhes como duração da festa, reservas de emergência, itens de decoração, número de mesas e distribuição dos garçons devem ser especialmente observados na hora de fechar o negócio.

Não é difícil fazer um casamento perfeito: os serviços estão cada vez mais sofisticados e especializados para que os noivos tenham o grande dia dos sonhos. Entretanto, por causa da grande oferta de buffets no mercado, é preciso ficar de olho nos mínimos detalhes e ter sempre um canal aberto de diálogo com os prestadores de serviços.

E você? Já está planejando a sua festa? Tem mais alguma dica para a escolha do buffet para casamento? Deixe um comentário! Esse espaço é todo seu!

casamento dos sonhos

Share This

4 comments

  1. Pamela

    Fiquei sabendo atraves de depoimentos de uma noiva que estava na mesma situaçao que eu, sem dinheiro pra paga algo caro e foi assim que fiquei conhecendo seus trabalho e deu tudo certo, entao resolvi fazer o mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *