Lista de presentes de casamento: 7 passos para montar a sua

Lista de presentes de casamento: 7 passos para montar a sua

Receber presentes de casamento é um dos vários momentos prazerosos que os noivos vão lembrar para sempre. Além de ganhar mimos, eles vão poder sentir todo o carinho e a atenção que os convidados empenharam na hora de escolher os itens que farão parte da nova casa do casal.

Nesse contexto, a lista de presentes de casamento é uma grande aliada. Ela facilita a vida dos noivos, que podem selecionar itens de acordo com seu gosto e necessidades, evitando surpresas, e dá um direcionamento para os convidados, que, muitas vezes, têm dúvidas na hora da compra.

Entretanto, os noivos não devem criar uma lista com itens impossíveis. Existem limites e algumas regras de etiqueta que devem ser levados em conta para que a lista fique elegante e acessível para todos os convidados. Confira a seguir 7 passos para montar a lista de presentes de casamento perfeita!

1. Pesquise as lojas

Atualmente, muitas lojas oferecem o serviço de lista de casamento, e os noivos têm a opção de retirar os presentes escolhidos ou ganhá-los em forma de crédito e, assim, fazer outras compras. Visite as lojas que mais lhe interessaram e procure saber como funcionam os serviços e os prazos de entrega.

O sistema de lista em lojas é prático tanto para noivos como para convidados, uma vez que as empresas simplificam a logística dos presentes. Escolha no máximo três lojas com perfis e preços variados.

Outra dica é apostar em um mix de lojas físicas e on-line. Enquanto alguns convidados preferem a praticidade, outros gostam de ir às lojas físicas e selecionar os objetos.

2. Crie a lista de presentes de casamento com antecedência

Quando se planeja um casamento, o tempo voa e é preciso se organizar para evitar que as tarefas se atropelem. Crie a lista com pelo menos três meses de antecedência. Assim, você conseguirá escolher os itens com cuidado, e a sua lista estará pronta antes do prazo da entrega dos convites.

3. Use um modelo como base

Para quem não tem ideia de como começar a montar a lista, existe uma infinidade de modelos na internet e há até algumas lojas que oferecem opções já montadas.

Para quem está organizando uma casa do zero, uma lista bem completa e abrangente pode ser uma grande aliada. Uma boa lista deve conter variados itens, como: utensílios domésticos, aparelhos eletroportáteis e eletrônicos, eletrodomésticos, roupas de cama, mesa e banho, objetos de decoração e até móveis. A quantidade de itens dependerá do número de convidados.

4. Personalize a sua lista

Use o modelo que você escolheu como base, mas adapte-o à sua realidade. Alguns itens podem ser interessantes, enquanto outros talvez não tenham nada a ver com o casal. Vale ampliar ou diminuir a lista, conforme as suas necessidades.

Antes de se empolgar e pedir tudo o que achar legal, pense com carinho em cada item e avalie se ele será útil. Evite escolher produtos que serão desnecessários.

Na hora de escolher os eletrodomésticos, que são mais custosos, meça os itens e verifique se eles caberão na sua casa. Se você não tem o hábito de cozinhar, será que realmente precisa de eletrodomésticos sofisticados, como máquinas de sorvete ou batedeiras cheias de recursos?

5. Aposte na variedade de preços

Alguns convidados desejam presentear, porém não podem gastar muito, mas há outros que querem e podem dar um presente mais caro. Por esse motivo, a sua lista deve ser bem diversificada, com itens de variados preços.

Não existe uma regra em relação ao valor máximo ou mínimo dos itens. Então, o ideal é selecionar presentes legais por preços acessíveis. Se a pessoa puder ou quiser, ela pode escolher por presentear o casal com mais de um item. Lembre-se também de especificar cores, marcas e tamanhos para não gerar nenhuma dúvida ou desencontro.

6. Tenha cuidado ao informar os convidados sobre a lista

É muito deselegante incluir detalhes sobre a lista de presentes no convite. Afinal, o convidado pode ficar com a impressão de que foi chamado apenas pelo presente.

Atualmente, é uma grande tendência entre os noivos a criação de um site pessoal com informações sobre o casamento, o que inclui a lista. Caso você tenha feito um, é válido colocar o endereço do site no convite. Se não tiver, espere que os convidados perguntem pela lista, o que acontece na maioria dos casos. ​

7. Saiba como pedir presentes diferentes

Nem sempre o casal vai montar uma casa do zero. Há noivos que já moram juntos e possuem objetos domésticos e, no casamento, gostariam de fugir do tradicional e receber outros tipos de presentes, como dinheiro, por exemplo.

Muitos consideram tal opção polêmica e deselegante, porém, essa tendência está em alta e cada vez mais é requisitada pelos noivos modernos. Se você deseja diversificar na sua lista, uma forma de fazer isso de modo mais agradável é criar presentes simbólicos, como um jantar romântico ou um passeio de lua de mel.

Dessa forma, você oferece aos convidados uma oportunidade de participar da sua nova fase e de lhe presentear de uma forma mais gentil do que simplesmente dando dinheiro.

Por fim, não deixe de agradecer pelos presentes. Envie um cartão aos convidados reconhecendo a gentileza e a atenção que eles tiveram ao escolher um presente para vocês. É um gesto simples que agrada muito as pessoas. Não deixe passar em branco!

Organizar o casamento é um dos momentos mais marcantes da vida de um casal. Planejar cada detalhe com cuidado é uma forma de se aproximar cada vez mais da realização de um sonho!

A lista de presentes de casamento é uma importante tradição e não pode faltar. Os itens que você ganhar vão fazer parte da sua casa, da sua vida e das suas lembranças, eternizando um dia tão especial e as pessoas que fizeram parte dele!

E você? Como anda a organização do seu casamento? Já montou a lista de presentes? Conte para a gente nos comentários e não se esqueça de compartilhar ideias, dúvidas e curiosidades!

Share This

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *