Conheça as melhores flores para casamento e saiba como escolher

Conheça as melhores flores para casamento e saiba como escolher

Qual é a melhor data? Qual será o vestido? Quem serão os padrinhos? E as alianças? Buffet? Música? Ufa! São tantas as decisões para tomar na preparação de um casamento que, às vezes, muitas noivas não dão a devida atenção a um item que pode fazer toda a diferença: as flores!

As flores são responsáveis por definir o visual da festa. Elas também darão aroma, cor e vida ao evento, além de serem incrivelmente capazes de transformar, para melhor, o ambiente. É impossível imaginar um casamento sem elas, não é mesmo?

Por serem tão importantes, não é nada fácil escolher as flores ideais. Por isso, é preciso tomar alguns cuidados na hora de tomar a sua decisão. Confira, no artigo de hoje, tudo o que você deve levar em conta para escolher as melhores flores para casamento!

Estilo do casal

Lembre-se de que o casamento é seu e do seu noivo e que, portanto, a decoração precisa ter a identidade do casal. Então, seja pela cor, significado ou aroma, faça a escolha das flores de acordo com a personalidade e com o estilo de vocês.

Tema do casamento

Se o seu casamento for mais tradicional, arranjos de flores clássicas como rosas, lírios e astromélias podem cair muito bem. Para casamentos realizados na praia, flores tropicais como helicônias, chuva de ouro, semente de ligustro, hibisco, bromélias e dracenas são ótimas escolhas.

Já para casamentos mais modernos e noivas mais ousadas, o recomendado são flores exóticas como strelitzia, peônias, carvínias e copo-de-leite. Combinar essas flores com folhas de diferentes texturas possibilita um efeito incrível.

Época do ano

Algumas espécies de flores não ficam bem em determinados climas. Por isso, o ideal é escolher as flores mais adequadas à estação do ano em que ocorrerá o seu casamento. Veja algumas sugestões de flores para cada uma delas:

Primavera: rosa, cravo, gérbera, gypsos, calla, astromélia, narciso, lisianto, fresia, santa bárbara, lírio branco, ranúnculo.

Outono: margarida, angélica, boca-de-leão, gardênia, orquídeas cymbidium e cattleya, protea, urucum, jatrofa, ligustro, papoula, crisântemo, hortênsia, cravina, jasmin-do-cabo.

Inverno: tulipa, azaleia, amor-perfeito, boca-de-leão, flor-de-lótus, flor de cerejeira, pessegueiro, orquídea chuva de ouro, umê, saboneteira.

Verão: flor-do-campo, dália, lírio, angélica, copo-de-leite, camélia, alecrim, boca-de- leão, orquídea Phalaenopsis, curcuma, brassaia, agapanto.

Muitas dessas flores podem até ser encontradas ao longo do ano inteiro, mas o preço varia muito de acordo com a estação. No inverno, por exemplo, a produção de flores cai muito, o que aumenta o preço. Então, fique atenta!

Horário da festa

O horário do seu casamento pode interferir na escolha das flores. Veja as nossas sugestões para casamentos durante o dia e à noite:

Durante o dia

Para casamentos realizados durante o dia, vale lembrar que o sol pode comprometer a durabilidade das flores. Por isso, escolha espécies mais resistentes à temperatura.

Se a época do ano for muito quente, opte por flores menos perfumadas, pois o calor intensifica o aroma, o que pode deixar um cheiro enjoativo no ambiente. Por fim, aposte em cores mais suaves e arranjos leves com flores menores. Caso o casamento seja ao ar livre, flor-do-campo, mosquitinho e hortênsia são ótimas opções.

À noite

O casamento à noite pede mais elegância. Por isso, aposte em cores mais pesadas, flores mais volumosas e arranjos exuberantes, mas fique atenta: eles devem ser montados com flores mais nobres, como as rosas e as orquídeas.

Se gostar da ideia, você pode também combinar as flores com velas, o que dá um ar aconchegante e, ao mesmo tempo, sofisticado.

Harmonia das cores

O conjunto de cores que você escolher deve ser combinado e transmitido de forma harmoniosa em tudo que houver no casamento, desde os convites até as toalhas de mesa — incluindo os arranjos de flores.

Uma dica para escolher a cor da decoração é pensar em qual cor você gostaria que fosse o seu buquê. A partir daí você poderá ter uma noção de como harmonizar os arranjos. Lembre-se de que as cores também dependem muito do horário da festa, como falamos no tópico anterior.

7 flores para casamento que vão fazer você se apaixonar

1. Orquídea

As orquídeas estão no topo da lista das flores preferidas das noivas. Elas representam amor, força, requinte, beleza, transmitem luxo e, ao mesmo tempo, delicadeza. Estão presentes, geralmente, em arranjos maiores e, principalmente, nos buquês.

2. Rosa

Difícil não se render à beleza de uma rosa, não é mesmo? As rosas são as flores mais conhecidas, mas nem por isso são baratas. Uma das grandes vantagens de escolher essa flor é que sua variedade de cores é muito grande, o que torna possível fazer arranjos belíssimos.

3. Tulipa

As tulipas são muito procuradas, mas são mais comuns nas épocas frias do ano, por conta de sua sensibilidade ao calor. Também é possível encontrá-las em várias cores. As noivas que gostam de uma decoração mais clássica e luxuosa podem apostar sem medo nas tulipas, inclusive para a composição do buquê.

4. Gipsofila (ou mosquitinho)

Para casamentos com um estilo mais romântico, as flores mosquitinho são perfeitas. Muito versáteis, elas podem ser usadas tanto de dia, em arranjos menores, como à noite em arranjos grandes e volumosos. Elas dão um ar super charmoso ao ambiente e nunca saem de moda.

5. Gérbera

Alegres e com uma grande variedade de cores, as gérberas são ideais para casamentos que acontecem durante o dia ou ao ar livre, no campo. São super delicadas e os arranjos com essa flor podem ser solitários ou combinados com outras espécies. Para casamentos com estilo mais rústico à luz do dia, a gérbera é sem dúvida uma excelente escolha.

6. Hortênsia

Sabe aquela flor que é naturalmente azul? É a belíssima hortênsia. Para dar um ar sofisticado, charmoso e romântico ao seu casamento, aposte nessa flor. A notícia boa é que ela também pode florir nos tons violeta, lilás, rosa, branco e até vermelho.

7. Lisianto

São conhecidas por serem uma das principais substitutas das rosas. Elas passam um ar sofisticado, elegante e são muito usadas para a decoração e para o buquê das noivas. O ideal é usá-las em arranjos mais elaborados. Elas podem ser encontradas nas cores rosa, branca, lilás e roxa.

Pronto! Ficou mais fácil fazer a sua escolha para o grande dia com as nossas dicas sobre flores para casamento? Conte pra gente nos comentários as flores que você já está pensando em escolher!

como organizar o casamento dos sonhos

Share This

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *