Casamento marcado? 3 passos para escolher o vestido para noiva

Casamento marcado? 3 passos para escolher o vestido para noiva

1. Introdução

Quando uma mulher fecha os olhos e sonha com o dia do seu casamento, um dos primeiros elementos que ela imagina é o vestido para noiva. Geralmente, o modelo é branco e pode variar em estilo: repleto de rendas para mulheres românticas, com uma saia bem rodada para aquelas que desejam se sentir princesas e até mesmo uma fenda poderosa para as que não abrem mão de se sentirem sensuais.

Porém, no momento em que ela começa a busca pelo modelo perfeito, já percebe que essa é uma escolha bem difícil de se fazer. Faça um teste com uma revista de noivas: dê uma folheada e tente resistir ao charme de casa uma das peças. Existem tantos modelos com detalhes diferentes, como saias, decotes, tecidos, que é praticamente impossível escolher um só!

Até mesmo as noivas mais decididas, que já têm uma ideia de como desejam que o modelo seja, podem sofrer com essa indecisão, já que nem sempre a referência que imaginamos ser perfeita tem a ver com o estilo do nosso casamento ou até mesmo não valoriza o corpo da melhor maneira possível, o que deixa o resultado insatisfatório.

Além disso, o preço do vestido dos sonhos pode ser alto, o que às vezes impede que a noiva consiga comprar o modelo que deseja. Isso pode deixá-la chateada e desmotivada por algum tempo, por isso, é necessário seguir algumas estratégias para não deixar que isso aconteça.

Apesar de todas essas dificuldades, escolher o vestido para noiva é um momento mágico na vida da mulher. A cada prova, você é levada em uma jornada de autoconhecimento, que mostra o que funciona ou não com o seu corpo e, principalmente, o que você gosta de vestir ou não.

E quando o vestido perfeito é encontrado, a sensação é a melhor do mundo. Você se sente linda, completa e já começa a sonhar com a reação do seu noivo e dos convidados ao te verem usando ele. De repente, todo o esforço para realizar o casamento dos sonhos começa a ser recompensado e você se sente pronta para começar uma vida nova com muita alegria.

2. Tempo ideal para a escolha do vestido

O cronograma de escolha do vestido é um tema delicado. Afinal, ele baseia-se em vários fatores, como o próprio prazo que a noiva tem para planejar o casamento. Isso também depende muito da própria personalidade dela: quem é mais indecisa tende a levar mais tempo nesse processo, da mesma forma que existem mulheres que já conseguem realizar essa escolha na primeira loja.

Se você é uma noiva tradicional e conta com, pelo menos, 1 ano para organizar o casamento, o ideal é começar a procurá-lo entre 9 a 6 meses antes da festa. Geralmente, as lojas pedem 6 meses para encomendar numerações de modelos que não estejam no mostruário, por isso, é bom ter esse tempo hábil para aumentar o leque de escolha da noiva.

Além disso, sempre existe a possibilidade de você ter uma certa dificuldade para encontrar o vestido perfeito (as opções são muitas, isso pode deixar você confusa e pouco satisfeita), especialmente se o seu orçamento for um pouco mais limitado.

Por isso, esses meses a mais servem para você se organizar e visitar muitas lojas, provar diversos modelos, definir o estilo que mais agrada e combina com a sua festa, que se encaixa na faixa de valores que você pode gastar e, principalmente, te deixa feliz e completamente satisfeita.

Fica a dica para as noivinhas que desejam vestidos fora do padrão para festas diferenciadas: é melhor começar a procurar essa peça com bastante antecedência, pois você terá ainda mais dificuldade de encontrar modelos diferentes. Quem quer se casar com um vestido colorido, por exemplo, ou que tenha uma modelagem mais sóbria (as noivas com mais de 40 anos com certeza entendem essa dificuldade), deve fazer a busca mais cedo.

3. Pesquise e faça o orçamento

Infelizmente, o orçamento pode ser bastante limitante na hora de escolher o vestido. Em geral, as noivas costumam reservar aproximadamente 15% do orçamento total da festa para pagar o vestido, mas isso pode depender de diversos fatores, é claro, como as suas prioridades e o que vai fazer você mais feliz no dia mais especial da sua vida.

O mais importante de tudo antes de começar a buscar o vestido é ter uma quantia em mente que delimite o valor que pode ser gasto com isso. Essa atitude vai evitar que você experimente vestidos muito caros, se apaixone por algum deles e, depois, não consiga comprá-lo. Se isso acontecer, há uma chance enorme de você se frustrar com qualquer um que prove depois.

Tendo esse valor bem definido, você pode começar a sua pesquisa ligando para as lojas de sua cidade ou lugares próximos e perguntando qual a média do preço dos vestidos. Isso evita situações chatas, como ir a uma loja e não ter nenhuma peça que caiba no seu bolso.

Com a lista de lojas pré-definidas, você vai começar a pesquisa por modelos, e a procura pelo vestido perfeito começa efetivamente.

Procure se lembrar de que, muitas vezes, você terá mais despesas com o vestido que somente o valor da compra ou aluguel — como ajustes, transporte, compra dos acessórios (muitas noivas esquecem de colocá-los no orçamento) e outros itens. Por isso, evite escolher modelos que estejam muito próximos ao teto do seu orçamento.

O ideal é ter uma folga para o caso de imprevistos — afinal, tudo que uma noiva menos precisa próximo a data do seu casamento é ficar sem dinheiro para resolver problemas relacionados ao vestido de noiva, não é mesmo?

Ah, e não se esqueça: sempre siga o orçamento. Se você não fizer isso, vai ter que tirar dinheiro de algum outro setor da festa — ou, pior ainda, se endividar. Você não quer começar a sua vida de casada com o peso de uma dívida para atrapalhar a sua felicidade, por isso, tente manter-se no limite e nunca se esqueça de barganhar por descontos.

3.1. Comprar ou alugar?

Para a grande maioria das noivas, na hora de escolher o vestido, existem duas opções: comprar ou alugar a peça. Não existe certo ou errado nesse quesito, pois e melhor escolha depende dos desejos da noiva e, é claro, da verba que ela possui para realizar esse sonho.

A compra do vestido de noiva costuma ser mais cara que as demais opções, mas também garante muitos benefícios, como a possibilidade de customização da peça de acordo com o seu desejo, tornando-o ainda mais perfeito. Normalmente, quem prefere fazer a compra tem um apego emocional com a peça e deseja guardar para sempre a roupa mais importante de sua vida,

Também existem outros benefícios, como poder reviver anos após o casamento a emoção de vesti-lo novamente (nem que seja para fazer isso escondida no quarto) e, é claro, o sonho de toda mulher: criar uma tradição de vestidos na família, com a peça passando de mãe para filha.

Porém, quem tiver essa preferência tem que ter alguns cuidados também, como pensar o que fazer com ele depois da festa: afinal, depois do casamento, não dá para só colocar o vestido no armário de qualquer jeito: é preciso deixá-lo limpo novamente e guardá-lo em uma caixa ou envolvido em um plástico, para evitar que o tecido se deteriore.

O aluguel é uma opção bem mais em conta, ideal para quem tem um orçamento apertado mas faz questão de realizar o sonho de ter uma festa de casamento para celebrar a união e o amor. Ele é ideal para quem não sente a vontade de guardar o vestido, pois ajuda a economizar um bom dinheiro que pode ser aproveitado em outros detalhes da comemoração.

A principal desvantagem do aluguel é que você precisará se apaixonar pelo modelo como ele é, sem modificações drásticas na estrutura do vestido. Em geral, as lojas só permitem ajustes, pois mudanças maiores podem danificar a peça. Além disso, pode ser mais complicado encontrar variedade em tamanhos muito pequenos, como o 34, ou maiores que 44.

O fator que mais atrapalha essa decisão é que dificilmente esse vestido será inédito. Se você mora em uma cidade pequena, pode ser que seus convidados já tenham visto a peça em outra ocasião, o que se torna um incômodo para algumas noivas. Em todo caso, mesmo nessas circunstâncias, você ainda pode optar pelo primeiro aluguel, que apesar de ser um pouco mais caro, ainda é mais barato que a compra e garante que seus convidados sejam surpreendidos.

Mas não deixe que esses pensamentos interfiram na sua alegria, mesmo se o vestido que você escolher já foi usado por outras noivas em outras ocasiões. O importante é você se sentir linda e plenamente feliz no dia do seu casamento. Você estará usando uma peça que já viveu muitas histórias de amor e vai ajudar a tornar a sua ainda mais especial!

3.2 Opções diferenciadas

Além dessas, que são as opções mais comuns para quem deseja comprar um vestido de noiva, existem outras. Uma delas, mais tradicional, é mandar fazer o vestido em uma costureira ou ateliê especializado. A outra é a compra de vestidos usados, que está se tornando cada vez mais popular, especialmente na internet.

Fazer o vestido de noiva tem um enorme benefício, que é deixá-lo exatamente do jeito que você sonhou e usar uma peça única, que ninguém terá igual. Além disso, você vai poder guardá-lo e passar adiante para as futuras gerações de sua família.

Para isso, é bastante importante escolher um estilista ou ateliê que você confie muito, já que o processo de confecção é demorado, exige diversas provas e se o resultado final não te agradar, pode ser tarde demais para tentar novas alternativas.

Mas não precisa ter medo ao mandar fazer o vestido! Afinal, quem trabalha com isso costuma ter bastante experiência e uma boa noção de como agradar as noivas. Fora que, fazendo seu vestido personalizado, você pode participar de todo o processo: desde a escolha do tecido até cada detalhe do acabamento, o que torna o vestido de noiva ainda mais especial.

A compra de um vestido usado pela internet ainda é um processo complicado, mas pode ser bastante vantajoso economicamente. Geralmente, as noivas que vendem seus vestidos optaram pela compra e, depois de algum tempo, decidiram abrir mão deles para ganhar um dinheiro extra.

Os descontos costumam ser bem altos e várias marcas famosas são oferecidas, mas a principal dificuldade está em encontrar o modelo ideal e conseguir prová-lo para ter certeza que ele fica bem no seu corpo. Se você tiver essa oportunidade, vale a pena tentar, pois é uma forma de conciliar a compra do vestido dos sonhos com valores acessíveis.

4. Escolhendo o vestido para noiva

Assim que é pedida em casamento, você já pode se preparar para escolher seu vestido de noiva. Existem diversas formas de fazer isso, como pesquisar na internet e salvar fotos de modelos que agradem a você, dar uma olhada em revistas especializadas e até mesmo uma conferida nas vitrines de vez em quando.

Toda essa bagagem, combinada ao estilo de decoração que você escolher para a sua festa, ajudam a ter uma ideia do que você está procurando.

Depois disso, você passará para a fase de definição de orçamento, que já foi descrita em um tópico acima. Com isso, deve definir se vai comprar, alugar ou mandar fazer seu vestido. A partir desse passo, vem a escolha propriamente dita.

Atenção: se você for mandar fazer seu vestido, deve levar fotos de modelos para o estilista ter uma referência. Se você estiver trabalhando com um bom profissional, ele vai saber opinar o que dá certo ou não com o seu corpo, estilo de festa e até se o vestido não tem detalhes demais. Saber negociar com ele até chegar no desenho ideal é imprescindível para conseguir o modelo perfeito.

Já as noivas que seguirem para o modelo mais tradicional de compra ou aluguel devem se preparar para bater perna em muitas lojas e experimentar vários modelos. Sempre leve com você amigas ou familiares que conhecem bem o seu estilo e vão conseguir dar dicas úteis.

Oriente a vendedora sobre a locação da sua festa e o estilo de vestido que procura, mas não se ofenda se ela sugerir algo que sai um pouco do que você pensou: não é raro que as noivas acabem se apaixonando por modelos completamente diferentes do que imaginaram, dê essa chance ao surpreendente.

O processo pode ser cansativo, mas você não deve perder as esperanças. Se não estiver satisfeita com nada que experimentou, você ainda não encontrou o vestido ideal. Seja perseverante e não abra mão de se sentir uma princesa no dia do seu casamento! Provavelmente, você não terá outra oportunidade de se vestir de noiva, por isso, escolha com muito cuidado.

Uma boa ideia para quem está com dificuldades de encontrar a peça certa é tentar incrementar um vestido que não era tão perfeito com acessórios. Isso muda completamente o resultado final. As opções mais comuns são os véus, coroas de flores e cintos bordados.

Esses objetos podem ser o toque que faltava para incrementar um modelo que caiu muito bem em você, mas não tem exatamente o perfil que gostaria. Assim, você amplia seu leque de opções e fica ainda mas bonita na comemoração do seu matrimônio.

4.1. Tendências

Cada noiva deve escolher os vestidos de acordo com as suas próprias preferências, mas não custa nada dar uma olhadinha nas tendências para vestidos de noiva que estão bombando antes de fazer a escolha. Vai que você se apaixona?

Se você acompanha os casamentos de celebridades já deve ter percebido que o estilo hippie, com muitas rendas vazadas e materiais naturais, está em alta. Esse estilo fica maravilhoso para casamentos ao ar livre e especialmente na praia.

Outro estilo de vestido que está bem em alta são os vestidos com capa. O resultado é elegante, sofisticado e surpreendente. Essa é uma ideia diferenciada para dar um toque moderno e atual a todos os tipos de vestidos, tanto os longos quanto os curtos.

Além dessas opções, os bordados pesados também continuam em alta, especialmente combinados com rendas e tules transparentes, que deixam o vestido mais delicado ou sensual, dependendo do caso. Esse efeito deixa a roupa da noiva ainda mais bonita em festas noturnas, já que as luzes da igreja ou do salão de festas fazem com que o vestido se destaque na multidão.

Os tecidos fluidos, que dão movimento ao vestido e deixam a noiva com aquela característica de princesa de contos de fada, também estão muito em alta, e contam com o benefício de caírem bem tanto em festas ao ar livre quanto em ambientes fechados.

4.2. Cores

Apesar de grande parte das noivas ainda preferirem se casar de branco, cresce o número de mulheres que está optando por casar com as variações de cor, como o off-white ou o branco pérola e até mesmo vestidos coloridos ou estampados.

A tradição de se casar de branco surgiu há pouco tempo, no século XIX, quando rainhas do reino unido optaram pela cor em seus vestidos de casamento. Na década de 50, com o advento da televisão, que o vestido branco se popularizou de vez e virou quase que obrigatório em casamentos das mais diversas religiões.

Antes disso, era perfeitamente comum a mulher usar cores variadas nesse momento e até mesmo reutilizar o vestido em outras ocasiões. Tanto é que, em muitos países do oriente, ainda é possível encontrar festas de casamentos com noivas enfeitadas com cores fortes.

Porém, a moda tem o costume de ser cíclica, por isso, não demorou muito para que as tendências para noivas começassem a ficar mais coloridas. As mais contidas podem até não se jogar em um vestido estampado, afinal, a grande maioria ainda sonha com o momento mágico e especial de vestir o vestido branco, mas pequenos toques de cor são cada vez mais comuns.

Seja com um sapato colorido, uma anágua de cor forte que combina com a gravata do noivo ou até mesmo um laço colorido, esses detalhes já são uma forma de trazer um pouco mais de cor para o seu vestido de noiva se você tem o sonho de uma festa bem colorida e alegre, mas não abre mão do branco tradicional.

Porém, quem adora uma cor e não se vê usando o branco no momento mais feliz de sua vida não deve deixar esse costume interferir na sua felicidade. Os vestidos coloridos estão mais populares atualmente já não chocam convidados, especialmente se a noiva é cheia de estilo.

As cores em tons pasteis, como rosa claro e azul bebê, são as mais populares entre quem escolhe vestidos de noiva coloridos, mas deixe o seu desejo guiar você. Quem precisa alugar o vestido costuma ter mais dificuldade para encontrar a peça perfeita, por isso, pode ser necessária uma procura mais intensa — se prepare!

Outra opção que está se destacando entre as noivas modernas são os vestidos estampados, especialmente os floridos, que ficam espetaculares em comemorações na primavera. Nessas comemorações, para não apagar a noiva, é melhor escolher flores de tons claros ou até mesmo optar por uma decoração diferenciada. Assim, a estampa se destaca e a noiva brilha até mais do que se estivesse usando branco.

5. Conclusão

Encontrar o vestido para noiva ideal é um momento crucial da preparação para o casamento — afinal, é a roupa mais importante que você vestirá em toda a sua vida. Por isso, não deixe que nada a impeça de usar exatamente o que você sonhou: seja um vestido curto, colorido e totalmente fora dos padrões, quem decide o tipo de noiva que deseja ser é você. A festa de casamento é o seu dia: faça ele valer a pena.

Apesar de ser mais fácil de encontrar vestidos para noivas clássicas e tradicionais, todas têm dificuldades semelhantes nesses momentos, como encontrar a peça com um bom caimento, no estilo desejado, que combine com o casamento e caiba no bolso.

A melhor maneira de driblar esses problemas, é claro, é ter paciência. Em alguns momentos pode ser preciso ceder um pouco e ter a consciência de que nem sempre o modelo sonhado é aquele que vai completar e valorizar o seu corpo. E tudo bem. Isso não vai impedir você de ficar maravilhosa em seu casamento. Especialmente se você tiver feito a sua procura com antecedência e planejamento, tornando o processo de busca do vestido perfeito mais tranquilo e gostoso.

Se você deseja mais dicas de como encontrar seu vestido para noiva e organizar um casamento inesquecível, assine nossa newsletter e receba o nosso conteúdo com exclusividade!

Share This

2 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *