Descubra novas cores para vestido de noiva

Descubra novas cores para vestido de noiva

A cerimônia de casamento é um grande sonho para muitas mulheres. Quando estão perto de realizá-lo, todos os detalhes devem ser escolhidos com muito carinho, para que o dia seja especial. Principalmente as cores para vestido de noiva.

O traje precisa atender a todos os desejos da noiva e permitir que ela se sinta bonita, radiante e confortável. Tamanha importância faz com que apareçam muitas dúvidas na hora de definir qual a melhor opção. O dilema da cor do vestido é um dos primeiros que deve ser solucionado.

A grande maioria opta pelo tradicional branco, porém nem todas as noivas gostam dele. Existem muitas outras alternativas para arrasar no vestido de noiva. Neste post, vamos mostrar algumas delas.

A escolha do branco: a origem da tradição

A escolha do branco não é uma obrigação, e sim uma tradição do Ocidente, que a noiva escolhe ou não levar em consideração. O significado da cor, ao contrário do que muitos pensam, nem sempre foi pureza e virgindade.

Até o século XX, os vestidos de noiva eram como todos os outros trajes para ocasiões sociais e festivas. A cor branca era até mesmo rejeitada, por significar luto para os franceses.

A primeira personalidade famosa a usar um vestido branco em seu casamento foi a Rainha Vitória, do Reino Unido, em 1840. A cor, então, passou a significar luxo e riqueza, já que poucas noivas arriscavam, por ser impossível aproveitar a peça — pouco usual em outras ocasiões.

Após a década de 1950, com o advento da televisão, a sociedade passou a acompanhar o casamento de personalidades famosas e, então, a cor branca usada nessas cerimônias passou a ser muito vista e desejada, se popularizando e ganhando significado de pureza.

As opções de cores próximo ao branco

Para a noivinha que deseja dispensar o branco, mas também não quer fugir do tradicional, existem opções que se assemelham muito a ele, e cuja diferença passa até despercebida para olhares pouco treinados em relação a cores.

O off-white — escolha de Sandy e Juliana Paes para seus casamentos — se parece bastante com a cor branca. Além disso, os fotógrafos e estilistas adoram essa opção para as noivas, porque muda menos de acordo com a luz. O vestido branco, em certas fotografias, pode sair com um tom azulado.

As cores pérola e gelo, bem claras, também se aproximam bastante do vestido tradicional, porém dão um toque especial à noiva.

Mantendo a discrição em qualquer escolha

Algumas cores não são tradicionais em casamentos, mas também não causam muito impacto e são discretas. Uma das tendências atuais é o nude, cor considerada elegante.

Além do vestido inteiro nude, para quem gosta de renda há a opção de utilizar o fundo dessa cor e renda branca por cima. Assim, o tradicional fica presente, mas repaginado. Outras possibilidades dentro dessa linha são o vestido prata, sem muito brilho, e o tom champanhe.

Tons pastéis traduzem requinte e romantismo

Os tons pastéis foram as escolhas das atrizes Jessica Biel e Reese Witherspoon — a eterna “legalmente loira” —, e da estrela de Big Bang Theory, Kaley Cuoco.

Seja amarelo, rosa ou azul, os tons claros são uma excelente opção e dão um ar romântico para a produção. Além disso, são cores muito indicadas para casamentos diurnos, pois caem bem para esse período do dia.

Cores fortes para cerimônias não tradicionais

As cores vibrantes são indicadas para noivas com personalidade forte ou que desejam passar alguma mensagem com a escolha. São mais adequadas às cerimônias noturnas.

O vermelho, por exemplo, representa o amor e a paixão, e é a cor do coração. Usá-lo pode demonstrar o quanto a noiva está apaixonada. Além disso, é uma cor sensual e vibrante e, por esses motivos, muitas noivas optam por ela — a exemplo da cantora Pitty.

Já o azul significa estabilidade, profundidade e harmonia, valores muito importantes para a felicidade no casamento. A noiva que escolher essa cor com certeza vai atrair coisas boas para sua união.

Quem não lembra de Elizabeth Taylor se casando de verde e depois de amarelo? A primeira cor é relacionada à esperança e conecta a noiva com a natureza. Já a segunda significa prosperidade, felicidade e luz.

Se, no passado, o branco foi escolhido por representar o luxo, hoje essa característica é atribuída ao roxo. A cor simboliza a nobreza, a sabedoria e o poder, além de também ser associada à magia. Dita Von Teese fez essa escolha na união com Marilyn Manson e seu vestido é considerado histórico.

Preto é uma cor envolvida em muita polêmica. Simboliza o luto, mas em contrapartida é elegante, associada à distinção e utilizada em vestimentas que servem para representar diversas tribos. Querido pelas roqueiras e pelas góticas, o preto foi a escolha de Avril Lavigne para seu casamento cheio de personalidade.

Outras opções de cores para vestido de noiva

Para a noiva que está indecisa entre manter o branco e colocar cor no visual, uma solução é utilizar uma faixa ou laço colorido no vestido branco. Há também a possibilidade de utilizar a cor no sapato, no acessório escolhido para o cabelo ou nas joias.

Dicas para facilitar a decisão

Entre tantas opções, a principal regra que a noiva deve seguir é ser fiel a si mesma. Não adianta querer parecer alguém que não é na hora do casamento. A cor precisa contemplar a personalidade e as preferências da noiva.

Os critérios levados em consideração para decidir podem ser:

  • O horário da cerimônia;
  • O local escolhido
  • O estilo definido para a ocasião.

Além disso, a noiva também deve analisar suas características físicas, observando quais tons realçam seu tom de pele, sua cor dos olhos etc.

Para manter o destaque e a exclusividade no visual da noiva, os convidados podem ser avisados da cor diferente escolhida, para que não a vistam também. A não ser que a intenção seja surpreender a todos.

Outros elementos ajudam a compor o visual da noiva, caso ela tenha medo que o vestido colorido se pareça com um modelo qualquer. O uso do véu, modelos princesa, babados, e claro, o buquê.

Viu só? As opções e inspirações de cores para vestido de noiva são muitas. Agora, basta que a noiva siga seu coração. Gostou das informações? Compartilhe o post em suas redes sociais, para ajudar outras noivinhas a escolherem também.

Share This

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *