Os 7 primeiros passos para começar a organizar o seu casamento

Os 7 primeiros passos para começar a organizar o seu casamento

Subir ao altar e dizer “sim” é um momento muito esperado pelas noivas, mas organizar o casamento pode ser bem mais complicado do que parece. Porém, com um bom planejamento, o grande dia será ainda melhor do que você idealizou.

No post de hoje reunimos algumas dicas para facilitar a sua vida e para você conseguir dar o pontapé inicial na realização do casamento dos seus sonhos. Confira!

1. Estabeleça um orçamento que não atrapalhe a sua renda

Essa etapa é fundamental e vai ser a base para as demais. Para começar a organizar o casamento, é preciso que o casal tenham em mente o orçamento disponível para investir na cerimônia.

Esse é o primeiro passo para que vocês possam começar a planejar cada detalhe, por isso não fuja desse momento! Comecem pelo básico: quanto ganha cada um? Quais são as despesas fixas do casal? Existem gastos que podem ser cortados?

Vocês já possuem alguma quantia guardada? Se a resposta for sim, ótimo. Se não, separando as despesas fixas (água, luz, telefone, plano de saúde), quanto ambos estão dispostos a poupar por mês? É interessante que os dois se proponham a juntar uma parte do salário de cada, por uma quantidade X de meses. Se vocês planejam se casar em 2 anos, o período será de 24 meses.

Caso achem melhor, vocês podem abrir uma conta para guardar o investimento que estão fazendo. Estabelecer essa rotina financeira é indispensável, especialmente porque após a cerimônia vocês passarão a morar juntos. Afinal, começar a vida de casados com dívidas não é uma boa ideia! Uma outra dica importante é conversar com as suas famílias, pois elas também podem ajudar financeiramente com os custos do casamento.

Tendo esses valores iniciais, é hora de passar para o próximo passo.

2. Defina a data e a hora para organizar o casamento

Muitos noivos, ao anunciar o casamento, costumam não ter uma definição sobre a data e o horário da cerimônia. Mas para que você possa começar a preparar todas as providências para o grande dia, é importante que haja, ao menos, uma previsão.

A data e a hora têm um grande impacto na organização do casamento, especialmente quando diz respeito aos convidados e ao orçamento de serviços e produtos de fornecedores. Por isso, programe-se sempre com uma data e hora decididas em comum acordo pelos dois.

3. Reserve a igreja e defina o espaço

Com a data e a hora escolhidas, chega o momento de reservar a igreja. Além de tradicional, o casamento religioso ao som da marcha nupcial representa minutos de muita emoção para todas as noivas. Mas planejar a cerimônia não é tão simples como parece.

A princípio, vale a pena visitar igrejas e templos levando em consideração o tamanho e a capacidade de cada um, além da acústica, do acesso, do preço e das condições que o local estabelece ― por exemplo, algumas igrejas não permitem que um padre de fora faça o casamento, ou então que algum grupo musical toque durante a celebração. Se você já tem algum local de preferência, isso facilita bastante. Procure fazer a reserva com antecedência, pois em muitas igrejas a disputa é bem acirrada.

Depois de definido o local da celebração religiosa, busque um espaço que esteja de acordo com o que você está pensando para a festa de casamento. Leve em consideração todos detalhes, como o período do dia, se deseja a celebração ao ar livre ou em espaço fechado, tamanho e conforto.

Vale lembrar que tem se tornado cada vez mais comum a realização da cerimônia religiosa e da festa em um mesmo local. Isso depende do gosto dos noivos, mas significa uma economia significativa com aluguel e decoração.

4. Monte a lista de convidados

Antes de partir para a próxima dica, é indispensável que você e seu noivo definam o número de convidados. Pode parecer cedo pensar nesse número, mas você verá logo que é a decisão certa. A relação de custo e benefício de serviços como buffet, decoração, convites e lembranças vai variar de acordo com a quantidade de pessoas presentes no casamento.

casamento dos sonhos

5. Pesquise por fornecedores

Após definidos local, data e número de convidados, é hora de pesquisar custos e serviços de fornecedores. A cotação desses valores vai lhe permitir comparar o que cada profissional e empresa está oferecendo no mercado e, assim, poder definir quais os produtos e serviços que mais se enquadram no seu orçamento.

Durante essa etapa, lembre-se daquele bom e velho ditado “a pressa é inimiga da perfeição”. Não se afobe ou ceda a pressões, pois é preciso paciência e dedicação para avaliar as melhores propostas.

O ideal é que você elabore um check-list de produtos e serviços que você deseja em seu casamento por categoria e, a partir disso, busque orçamentos para cada um. Por exemplo, decoração da igreja e da recepção, foto e filmagem da cerimônia, buffet e as bebidas não inclusas nele, convites do casamento, lembrancinhas, dia da noiva, transporte para a igreja e para a festa, entre outros.

6. Defina quem serão os padrinhos

Há um número ideal de padrinhos para convidar? Não. Os padrinhos do casamento são os amigos e familiares próximos à vida do casal, e justamente por isso devem ser escolhidos a dedo, afinal, é importante que eles entendam o valor do seu convite e a importância desse dia tão especial em sua vida.

Lembre-se de que eles estarão presentes não apenas na cerimônia, mas também nos preparativos, ajudando com a despedida de solteiro, chá de lingerie, organizando listas de presentes e se informando sobre fornecedores.

7. Escolha o vestido de noiva ideal

Passada a procura de orçamento de igreja, espaço, fornecedores e produtos, é hora de pensar numa das tarefas mais importantes para noiva: o vestido. Ele será usado apenas por algumas horas, mas representa um momento de transição na sua vida e a celebração da união com o homem que você escolheu para dividi-la.

Por isso, busque experimentar diferentes modelos e ter a companhia da sua mãe, irmã ou amigas que forneçam diferentes opiniões sobre cada um. Lembre-se da combinação de lingerie e vestido de noiva e das provas regulares deste último, para evitar transtornos de última hora.

E aí, gostou das nossas dicas? A gente sabe que organizar o casamento é um processo cercado de dúvidas e ansiedade. Por isso, não se esqueça de deixar nos comentários quais são suas maiores dúvidas, curiosidades e os detalhes que você está pensando para a sua cerimônia!

casamento dos sonhos

Share This

2 comments

  1. Pingback: Como cuidar da sua saúde durante os preparativos do casamento?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *