Tudo sobre o bolo de casamento

Tudo sobre o bolo de casamento

Uma das maiores preocupações nos casamentos atuais é com a decoração da mesa do bolo. Bloggueiras entendidas sobre o assunto destacam a mesa de doces como o terceiro item mais preocupante entre as noivas, perdendo apenas para o vestido de noiva e para a decoração da festa. Para a empresa Cantinho dos Doces que atua há quatro anos acredita que essa preocupação é devido ao fato de que além de fazer parte da decoração é onde se encontra as maiores delícias da festa “por isso é importante investir em diversidade de sabores, cores e formatos” ressalta.

Apesar da preocupação ao redor do assunto as noivas se veem perdidas em como montar a mesa do bolo, para Margareth Scaglione especialista em bolos de casamento há cinco anos relata que é importante nesse momento as noivas confiarem nos profissionais da área, poder ouvi-los e estar aberto a receber sugestões. As dúvidas giram em torno do que elas podem ou não fazer no bolo e não conseguem se achar com tanta variedade de modelos disponível, mas Margareth Scaglione enfatiza “as noivas podem pedir quase tudo para colocar no bolo”. Entretanto para o Cantinho dos Doces antes de qualquer decisão é importante definir primeiramente o estilo do casamento “não é porque um bolo está na moda, que a noiva tem que escolhê-lo” explica. Se há uma regra no casamento ela é: todos os elementos inseridos no casamento devem estar em harmonia.

O bolo de casamento é falso ou verdadeiro?

O bolo de casamento é sempre uma incógnita para os convidados, os quais nunca sabem se é verdadeiro ou não. As especialistas relatam que pode ser os dois e isso depende dos noivos ou do buffet contratado, caso for um pacote fechado.

O bolo falso é apenas decorativo feito por isopor e decorado em biscuit ou pasta americana “quando os noivos optam por esse tipo, o bolo verdadeiro é um bolo mais simples que fica na copa para ser servido aos convidados” explica o Cantinho dos Doces. No entanto além das duas opções é possível combinar o bolo fake com o bolo verdadeiro “nesse caso, alguns andares podem ser de isopor e outros andares de bolo mesmo. Geralmente utilizado quando os noivos querem um bolo bem alto, mas terão poucos convidados. Ou ainda quando o buffet contratado já oferece o bolo de corte, mas os noivos não abrem mão de ter o momento ‘do corte do bolo’” esclarece.

Os tipos mais comuns dos bolos de casamento

Ao procurar os tipos de bolos a noiva ficará ainda mais perdida, pois a variedade é infinita, tanto nos sabores quanto nacasamento decoração, pois varia muito do estilo e do gosto dos noivos. Contudo sempre há aqueles que caem no gosto popular. Para Margareth Scaglione os bolos mais pedidos são de doce de leite com nozes, o qual ressalta que é muito tradicional, e creme de baunilha com frutas vermelhas “mas ultimamente tenho feito de dois sabores, para agradar gregos e troianos” brinca. Para o Cantinho dos Doces não defere muito, mas ressalta que há noivos que não abrem mão do chocolate.

Já na parte de decoração Margareth ressalta a grande procura nos modelos brancos com flores, laços e drapeados “mas se a noiva quiser também desenho algo exclusivo”. Além da decoração tradicional o Cantinho dos Doces ressalta uma procura grande por NakedCake ou bolo pelado “é um bolo que não tem cobertura. A massa e os recheios ficam aparentes, e o bolo é decorado com frutas frescas ou flores naturais, além de açúcar de confeiteiro para dar um toque final” explica.

Para aquelas que adoram grandes bolos, ambas especialistas destacam o bolo de três andares como o mais procurado, o qual serve 100 a 110 pessoas – 10 quilos – segundo Margareth.

Tempo e valores dos bolos de casamento

As especialistas sabem que por mais que digam que é importante se programar com 3 a 8 meses de antecedência, aparecerão muitas noivas em cima da hora, como até na mesma semana do casamento. Porém o risco fica por conta da agenda cheia, que muitas vezes fica difícil encaixar tendo que recusar alguns pedidos, mas para Margareth ela gosta das que estão aflitas e sem uma solução “adoro as que chegam desesperadas e eu consigo ajudá-las, é muito gratificante. Amo o que eu faço”

Os valores do bolo variam conforme decoração, tamanho, peso e tempo podendo ser o mínimo de R$ 360,00 até R$ 1.500,00. Devido a isso é importante um planejamento e muita pesquisa para que nada saía do controle.

casamento

Mesa dos doces

Para a mesa ficar bonita e ser sedutora aos olhos dos convidados é importante ter uma variedade de doces, os quais devem também agradar todos os paladares. “Invista em sabores, cores, texturas e formatos diferentes” ressalta o Cantinho dos Doces.
As especialistas ressaltam aqueles doces que não podem faltar como:

  • cheese cake;
  • Doces com frutas secas – como o tradicional olho de sogra.
  • Doces com frutas frescas – bombom de morango ou uva, por exemplo.
  • Doces com oleaginosas (castanha, nozes e avelã), especialmente o camafeu de nozes.

No entanto entre todas as especialidades o que não pode faltar, em uma boa festa brasileira, são os brigadeiros, mas para deixá-los mais refinados aposte nos brigadeiros gourmet. Difícil errar!

Dicas das especialistas

O Cantinho dos Doces ressalta a importância em relação à quantidade “geralmente calculamos de 5 a 8 doces por convidado”, mas lembra que é importante verificar com o decorador qual será o tamanho da mesa utilizada, garantindo uma quantidade de doces suficiente para montar uma mesa bonita.

Margareth Scaglione destaca que é importante fazer dentro de um prazo legal e que não aperte tanto o orçamento.

casamento

O ideal para um casamento é que todos os elementos tenham a ver com os gostos dos noivos, esteja em harmonia com todos os itens inseridos no casamento e que, se possível, planeje sua festa com antecedência, evitando estresse e problemas futuros.

Se preocupar com a mesa do bolo não é um luxo, mas sim uma forma de deixar a festa ainda mais doce e deliciosa.

Share This

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *