Casamento: Tudo sobre o grande dia

Mesmo que ainda comprovado pelos dados do IBGE que o mês das noivas é Dezembro, o mercado e os assuntos de todos os veículos de comunicação giram em torno do casamento no mês de Maio, como se fosse uma tradição casar-se nesse mês. Para aquelas que já tiveram sua troca de votos o assunto vem à tona relembrando o quão bom foi o momento. Mas para quem ainda não casou ou já está organizando a realização do sonho, o assunto vem com brilhos nos olhos e ao mesmo tempo com um turbilhão de pensamentos que muitas vezes não consegue colocá-los em ordem. Blogueiras - feira da noiva

Graças aos avanços tecnológicos a internet veio para somar no fator informação, e é através desse meio que as noivas mergulham de cabeça para pegar dicas e referências. Devido a isso a Feira da Noiva entrevistou as blogueiras mais conceituadas na internet sobre casamento, com o intuito de entender e ajudar ainda mais as mulheres para o grande dia, porque falar de noivas sem se relacionar com elas é quase impossível. Casar é muito mais que apenas um dia “é lidar com sonhos, angustias, medos e felicidade o tempo todo” como pontua Patrícia Fortes do blog Noivas do Brasil, o qual está no ar há seis anos. Para isso é preciso além de se identificar com o assunto, gostar e se preocupar com todas as pessoas envolvidas, desde madrinhas até as noivas, e essa paixão é o que não falta nas blogueiras entrevistadas, que unanimemente relataram o amor sobre o assunto e a vontade em ajudar as futuras noivas como o grande objetivo de manter as plataformas ativas, “os emails e comentários que recebo são o que me motivam a continuar com o blog. As pessoas precisam de informação além de inspirações. Fico feliz quando uma leitora diz ‘era isso que eu estava procurando’”, diz Rubia Rocha do Blog do Casamento que divulga há seis anos dicas aos internautas.

Atualmente se procurar no Google “Blog de Casamento” serão encontrados mais de 14 milhões de resultados sobre o tema, ou seja, é um assunto que nunca sai de moda e que só vem crescendo. E com tanta responsabilidade que um blog criou sobre as noivas, é preciso se dedicar a ele o máximo possível, que foi o caso da blogueira Manoela Cesar do blog Colher de Chá Noivas que largou o emprego de redatora em grandes jornais, pois não aguentava mais falar de assuntos tristes e dedicou-se completamente a histórias de amor, gerando grandes resultados há dois anos.

Quais são os tipos de casamentos?

Todo ano os noivos procuram cada vez mais lugares significativos às suas histórias como, por exemplo, praias privadas – tendo apenas os noivos e cerimonialista – casamentos fora do país ou ainda casamentos em lugares inusitados como embaixo da água, em baladas entre muitas outras originalidades que contribuem para o leque de opção de lugares exóticos. Contudo apesar das modernidades inseridas no mundo, os casamentos realizados nas igrejas são ainda os mais procurados, para o Blog Colher de Chá Noiva essa tradição nunca morrerá “As igrejas sempre serão bastantes procuradas, porque está em nosso DNA português”, mas Rubia Rocha ressalta a grande procura de lugares abertos e cerimônias diurnas. Esse aumento pode estar inserido nos casamentos homoafetivos, já que no Brasil ainda não é legalizado o casamento gay em igrejas, sendo apenas possíveis os casamentos civis.

Para o público homossexual a tradição se altera ainda mais devida às restrições impostas por todos os lados. Muitos casais buscam por mini wedding – casamentos pequenos – e lugares abertos, sendo realizado na grande maioria por um juiz de paz.  E em alguns casos, até os modelos de convites sofrem mudanças, com o fato de muitos pais não apoiarem a união, os casais buscam por tirar o nome deles e colocarem outros dizeres. Mas independente das dificuldades, as alterações do mercado para se adequar aos novos modelos é notório “O mercado que antes era tradicional, hoje vem adequando-se aos novos padrões, que por sinal, possuem os mesmos anseios e desejos que todo casal tem ao pensar em casamento”, completa Patrícia Fortes. “Os casamentos homoafetivos são casamentos iguais aos outros: duas pessoas que se amam e desejam celebrar” defende a Manoela César.

Outro público que tem ganhado espaço no tapete vermelho é os da terceira idade que, segundo o IBGE cresceu 44% desde 2003 enquanto a população em geral ficou estacionada em 28%. Casando mais de 9 mil idosos acima dos 61 anos de idade em 2011, que foi a última data de pesquisa sobre o assunto.

Esse crescimento é devido a:

  • Aumento da expectativa de vida das pessoas;
  • Independência financeira dos aposentados;
  • Autoconfiança, devido à experiência de vida adquirida ao longo dos anos.1

Para eles os casamentos também seguem de forma mais discreta e optam por mini wedding e espaços alternativos como salões, restaurantes e ambientes domiciliares, independente do local é interessante e lindo de ver que os vovôs e vovós não estão deixando suas vidas em segundo plano, e como pontua bem o Blog Noiva do Brasil “o amor não tem sexo e nem idade”.

Para todos os tipos de casamentos uma das dicas do Rubia Rocha é “faça sempre a lista de convidados antes de começar a pensar no assunto. Se o orçamento permitir o céu é o limite, se não permitir, a busca por opções começa por aí”. A lista de convidados muda totalmente o visual do casamento, direcionando os noivos onde é melhor comportar um grande número de pessoas ou um pequeno grupo.

Convidados são a alma da festa

Mesmo que não seja você o felizardo a subir no altar, a maioria das pessoas adora uma festa de casamento, seja pelos quitutes, pela diversão ou por querer presenciar um momento importante da vida das pessoas, o fato é que um casamento é sempre bem-vindo na lista de coisas a fazer.

Costuma-se dizer que o casamento é feito para os outros, e em partes isso não é mentira, visto que serão eles que vão aproveitar e usufruir de cada detalhe escolhido a dedo pelos noivos. Apesar de serem bem quistos na cerimônia e na festa, a maior preocupação dos noivos é entorno de servir bem os convidados. 

Os itens mais observados:

  1. Comidas e bebidas
  2. Música
  3. Decoração

Claro que a noiva também é um dos itens muito comentado após o casamento, mas serão os três itens acima que farão com que os convidados saiam satisfeitos ou não de um casamento. Para o Blog Colher de Chá os convidados que saí falando mal da festa não mereciam ter recebido o convite. Isso por que os preparativos e os limites inseridos no casamento são itens que não são divulgados aos convidados e o que ali está inserido foi o máximo realizado pelos noivos. Por mais difícil que seja, é importante a noiva não se preocupar com o que cada um vai pensar, porque de fato é impossível agradar a todos.

shutterstock_247468942

Gafes a evitar:

  • Para as mulheres, evitar vestidos brancos ou claros;
  • Levar pessoas que não foram convidadas;
  • Não ir somente à festa;
  • Levar arranjos da festa.

Há o costume de levar as coisas da mesa para a casa, mas além dessa atitude não ser de bom tom, você não sabe o que foi acordado entre os noivos e os organizadores, talvez esse item possa ter um valor a mais no caso de sumir ou quebrá-los. Ou ainda para outras finalidades como no caso de muitos floristas realizarem trabalhos voluntários com as sobras dos arranjos, os quais muitas vezes estão ótimos para uso, e doam para Ongs, como, por exemplo, Ong Flor Gentil que presenteiam idosos em asilos ou ainda promovem a decoração de casamentos e festas de pessoas carentes com flores que seriam descartadas. Ou seja, leve para casa somente aquilo o que for oferecido, assim não corre risco de uma possível vergonha.

Noiva: a personagem principal

As preocupações das noivas são claramente opostas aos convidados, e ao invés de comidas e música os itens são substituídos pelo vestido de noiva e toda a parte de beleza inserida como, cabelo, maquiagem, unha entre outros. A mesa do bolo, que atualmente está tomando uma atenção maior que outros detalhes e a decoração tanto da cerimônia quanto da festa.
Com tantos detalhes necessários que compõe um casamento é natural algumas coisas não terem tanta importância quanto outras “não diria que alguns itens passam despercebidos e sim, que elas relocam as prioridades” defende Patrícia Fortes. Mas seja na recolocação dos itens ou não as noivas não dão muita atenção aos itens burocráticos como:

  • Se há estacionamento ou vallet no lugar;
  • Seguranças para a festa, no caso de alguma eventualidade;
  • Banheiros limpos e higienizados;
  • Documentos para o casamento civil;
  • Contratação do cerimonial;
  • Entre outros pequenos detalhes.

aluguel do vestido de noiva

Por mais que não se tenha a mesma preocupação desses itens aos demais, é preciso se atender aos detalhes que oferecem conforto e segurança aos convidados, segundo o Blog Colher de Chá Noivas. Para as noivas mais antenadas os itens básicos até os mais burocráticos não são passados batidos “mas cada caso é um caso, já vi casamentos que a noiva foi ver o vestido um dia antes, outra foi lembrar que ainda não tinha brincos na semana do casamento” recorda Rubia Rocha

O que se deve procurar com bastante atenção e cuidado é o profissional das fotografias e das filmagens, pois serão eles os responsáveis por todas suas lembranças. Um fotógrafo sem muitas qualidades pode fazer com que não tenha boas recordações desse grande dia, trazendo uma enorme decepção e a impossibilidade de voltar atrás.
Diante tantas mudanças, os modelos de fotos de casamento também ganharam novidades e em troca de fotos pousadas e padrões, os noivos buscam por algo mais moderno, descontraído e autêntico, brincando com os tipos de fotos e criando maiores opções de imagens para representar o dia.

Contudo não é só porque é o dia da noiva que tudo pode ser feito. Ao contrário da cultura do atraso das noivas, isso é pontuado como falta de respeito com os convidados “além de atrasar todo o cronograma do dia” complementa Rubia Rocha.

Evite também outros fatores como:

  • Enviar convites por email, os convites devem ser entregues pessoalmente, caso não der contrate um motoboy ou serviço de correio;
  • Só colocar itens caros na lista de casamento.

Toda preocupação que antecede o grande dia é perdoável, mas no dia do casamento todas as preocupações devem ser abolidas “A noiva deve ter profissionais capacitados para resolverem tudo por ela, confiar neles e se concentrar no ritual que está prestes a vivenciar” completa Manoela César.

Quanto custa a organização do casamento?

Para aquelas que não irão se casar as pressas, tendo poucos meses para organizar seu casamento – como muitas por aí – o ideal, segundo as blogueiras, é que seja organizado com um ano e meio de antecedências. Esse tempo além de não permitir que seja esquecido nenhum detalhe ajuda a diminuir o estresse e exaustão da noiva, sem falar em se organizar financeiramente melhor. “Eu defendo que a antecedência é sempre a melhor amiga dos noivos. Isso porque podemos garantir os melhores profissionais, melhores preços, tudo com muita calma e tempo” ressalta o Rubia Rocha do Blog do Casamento.

Não é preciso organizar um casamento para chegar à conclusão que “casar é caro”, mas isso não significa que todos devem seguir esse padrão. Se conseguir organizar seu casamento dentro de um orçamento considerável, Parabéns, essa deve ser a ideia inicial – casar sem ter dívidas e gerar problemas financeiros futuros – Obviamente o valor do casamento depende do estilo de cada um, mas os buffets variam de R$ 100 a R$ 250 por convidado. Um casamento considerável bom com 200 convidados giram em torno de 50 mil, “não há realmente como prever, pois cada festa é diferente da outra e os itens e qualidades deles podem variar muito” completa o blog Colher de Chá Noivas. Mas se a parte financeira é um problema, busque um planejamento antes de iniciar os preparativos.

2

Felizes para sempre

Apesar da descrença das pessoas sobre o amor e principalmente sobre o casamento, ele ainda existe com a finalidade da união eterna. Mas casar, como um todo, não é uma tarefa fácil, tanto na parte de autoconhecimento quanto na organização do mesmo, mas o acima de todas as dúvidas e dificuldades deve estar o amor do casal, o qual sendo verdadeiro supera-se as demais etapas.  “Aproveite a fase dos preparativos do casamento como uma grande oportunidade de se conhecerem como casal, de identificarem como é importante ceder, ouvir, negociar etc. a vida a dois irá exigir isso” alerta Manoela César

Por mais importante que a data seja para todos que presenciam, em especial aos familiares, a noiva e o noivo devem ser os grandes ícones do dia, e tudo ao redor a eles devem imprimir suas identidades, dês do vestido de noiva até o tipo de flor escolhida. Geralmente o casamento é pouco aproveitado pelos os noivos, então mude esse roteiro, curta, dance e aproveite cada minuto desse dia, ele é único – e não foi fácil tê-lo – “independente de o casamento ser para 10 ou 1000 pessoas o importante é ser feliz” completa Patrícia Fortes.

A Feira da Noiva tem o enorme prazer em fazer partes de grandes histórias de amor durante todos esses anos, fazendo com que nos motive cada vez mais em realizar sonhos.

participe-da-feira-da-noiva

 

Gostaram? Compartilhem com suas amigas!

Share This