Existe certo e errado na roupa de noivo?

Assim como não existe para o vestido de noiva também não existe roupa do noivo errada. Porém para ambos, o que precisa é ter coerência entre todas as combinações que envolvem o casamento.

Para a roupa do noivo muitas vezes se tem o auxílio da noiva para a escolha, mas se o noivo preferir realizar a procura sozinho também é possível, pois não é tão difícil de errar na opção. O importante é que o noivo se sinta a vontade e confortável naquilo que irá usar.
Comprar ou alugar o traje fica a critério do casal, mas o indicado é que se for comprar que seja um terno, porque é mais provável usar mais de uma vez, ao contrário do fraque ou meio fraque.

roupa do noivo

Quais os modelos da roupa do noivo?

Os modelos são os mais variáveis possíveis, e eles dependem do horário e local do casamento, e claro, da combinação com o vestido da noiva.

  • Fraque

O fraque é um traje totalmente formal, alguns diriam até o ápice da formalidade. Se escolhido ele deve ser usado em casamentos na igreja e que sigam um estilo totalmente tradicional.
O modelo não é indicado para os noivos com menos de 1,70, isso porque pelo fato do comprimento do paletó ser de cauda longa pode dar a impressão de achatar o noivo.

Como deve usá-lo? Calça em tecido risca-de-giz, paletó cinza grafite com cauda longa e deve ser usado abotoado. O colete do fraque é cinza e usa-se camisa branca, nunca com botões no colarinho e sempre fechamento no punho com abotoadura. Pode ser usado com gravata plastron ou com gravata normal prateada

  • Fraquete

É a mesma ideia e versão do estilo do fraque, a única diferença é que nesse modelo ele vem todo em tom preto. Dando um ar formal, mas ao mesmo algo mais moderno. E seguindo as mesmas indicações do fraque ele também deve ser usado em casamento na igreja.

Como deve usá-lo? Trata-se da versão escura do fraque: calça, paletó com cauda longa e colete, tudo em preto. A camisa deve ser branca, social ou rigor. Pode ser usada com gravata prata ou mesmo preta.

  • Meio-fraque

O modelo meio-fraque e o terno são um dos modelos mais procurados pelos noivos, isso deve ser pelo fato do meio-fraque só existir no Brasil. Segue um estilo menos formal do que o fraque. Se assim desejar usá-lo. Dependendo das cores escolhidas ele pode ser usado em igreja e salões mais formais.

Como deve usá-lo? Ele é igual ao fraque e segue as mesmas indicações, a única diferença é não ter a cauda.

  • Smoking

Muito indicado para casamentos glamorosos, se escolher esse modelo é importante que além do casamento seguir toda a linha chique e elegante, os convidados também estejam à altura.

Como deve usá-lo? Paletó preto com lapela acetinada e calça preta com faixa acetinada. A gravata tradicionalmente é a borboleta, mas ultimamente alguns homens mais modernos também têm usado com gravata normal modelo slim, preta.

  • Terno

É uma opção mais atual e a mais procurada. É interessante mandar fazer um sob medida, já que poderá usá-lo outras vezes. O terno é indicado para todas as ocasiões de casamentos, o cuidado deve-se ter na escolha da cor da vestimenta.

Como deve usá-lo? Sempre que vocês falarem terno, refere-se à calça, paletó e colete. Quando é apenas calça e paletó, o nome correto é costume. Tradicionalmente a maioria dos noivos optam por gravata prata, mas a gravata branca também é uma boa opção.

roupa do noivo

Converse bem com um estilista se tiver dúvidas sobre o que usar, mas exponha também suas vontades e procure entrar em um acordo sobre a melhor opção.

Share This

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *